in

Cabelos Quebrados: Quais as Causas?

Entenda as causas da quebra capilar e queda capilar

Como Escolher o Shampoo Certo 1 - Cabelos Quebrados: Quais as Causas?
Cabelos Quebrados: Quais as Causas?

Entenda as causas da quebra capilar e queda capilar

Os nossos cabelos sofrem com a quebra capilar e com a queda capilar, que são causadas pelos mais diferentes motivos, como, por exemplo, a alimentação inadequada, a baixa imunidade, as agressões externas do meio ambiente, as doenças, o calor térmico e os procedimentos químicos.

Existem diferenças entre a quebra capilar e a queda capilar. Você sabe quais são estas diferenças, ou seja, quais são as causas de cada um destes problemas capilares? Em nome da sua saúde, é importante você saber, pois o fato de você estar perdendo fios de cabelo, ou vir a perder, não significa que seja normal.

Cabelos quebrados: qual a causa?

A quebra capilar acontece devido à abertura das escamas das fibras capilares quando são realizados procedimentos químicos, como, por exemplo, a descoloração, a escova progressiva e a tintura permanente. Os produtos, para terem durabilidade, agem no córtex, uma camada mais profunda do que a cutícula. Desta forma, os seus cabelos perdem água, massa e nutrientes, u seja, aquilo que chamamos de porosidade. Por conta da porosidade, os fios ficam fracos, rompendo-se facilmente ao serem desembaraçados. Os cabelos porosos se caracterizam por ficarem embaraçados e também possuem dificuldade em serem alisados ou tratados. Tudo isso facilita a ação da quebra capilar.

Neste ponto, o rompimento dos fios ocorre do comprimento para as pontas e não a partir das raízes, como é o caso da queda capilar. Mas, também existem outros motivos para a quebra capilar acontecer. É que os fios também ficam enfraquecidos quando há alimentação inadequada (excesso de gordura e poucas proteínas), uso excessivo de calor térmico (chapinha, secador e babyliss) ou agressões externas do meio ambiente (sol, vento, poeira, poluição, cloro, sal e sebo). São os alimentos que oferecem os nutrientes importantes para a recuperação dos fios quimicamente tratados, pois os aminoácidos essenciais dos produtos capilares não são fortes quanto eles.

Para tratar a quebra capilar, é necessário tratar os cabelos com produtos de alta qualidade, alternando hidratação, nutrição e reconstrução, conforme o ciclo de cronograma capilar, além de cortar os cabelos de tempos em tempos para retirar as pontas espigadas e submetê-los aos cuidados de um profissional confiável.

Quais as causas da quebra capilar?

Já a queda capilar não é algo que acontece devido ao que fazemos com os nossos cabelos. Trata-se de algo que se origina no organismo, ou seja, ao invés de se romperem a partir do comprimento, os fios se desprendem do couro cabeludo, levando consigo o chamado bulbo capilar, que são as raízes destes fios. Quando há muita queda, isso pode levar à calvície. Não apenas os homens estão sujeitos ao problema, mas também as mulheres. Por causa disso, é preciso saber a causa da queda capilar, que pode ser, por exemplo, alimentação, anemia, anticoncepcional, baixa imunidade, desnutrição, doença, estresse, genética, hormônio e remédio.

Como dito antes, os aminoácidos essenciais dos produtos capilares são extraídos dos alimentos, mas os cosméticos não podem oferecer para você os mesmos níveis de nutrientes destes alimentos. Por causa disso, para ter cabelos fortes e saudáveis, é preciso ter refeições diárias adequadas. Então, um hábito alimentar ruim pode contribuir para a queda capilar. O problema se agrava com o estresse da rotina do dia-a-dia, o que pode ser solucionado com exercícios físicos, atividades aeróbicas e afazeres relaxantes, como ouvir música, por exemplo. Quem não gosta de academia pode caminhar ao ar livre. Nada melhor do que andar escutando música, se esquecendo do mundo. Os seus cabelos e o seu humor agradecem.

Para o tratamento da queda capilar em si, produtos cujas linhas são voltadas para o problema são a solução. Mas, também há pílulas concentradas com as vitaminas que faltam no seu organismo. Os casos mais graves podem optar por remédios ou até mesmo implantes.

8/8 - (8 votes)

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

98.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo 3 105x105 - Diferença Entre Desodorante e Antitranspirante

Diferença Entre Desodorante e Antitranspirante

Como Escolher o Shampoo Certo 2 105x105 - Menopausa: Os Medos Nesse Processo

Menopausa: Os Medos Nesse Processo