Não importando se você possui cabelos cacheados, crespos, lisos ou ondulados, um fato é que as mulheres gostam de estar mudando penteado sempre através do babyliss, da chapinha e do secador, para se sentirem mais bonitas. Por outro lado, enquanto algumas mulheres possuem as madeixas bem escorridas, outras se incomodam com a falta de maleabilidade, com o frizz e com o volume. Por conta disto tudo, a chapinha permite moldar os fios da forma como cada uma quer. No entanto, as altas temperaturas do aparelho podem danificar as madeixas.
Saiba então como fazer chapinha diariamente sem agredir os seus cabelos:
Por se tratar de um aparelho eletrônico que emite vapor em altas temperaturas, a chapinha pode “queimar” as suas fibras capilares, fazendo com que os seus cabelos fiquem fracos e comecem a quebrar ao meio. Estes fios rompidos passam a ficar arrepiados, principal sintoma do frizz, enquanto o restante das madeixas ganha indisciplina e volume.
Então, para evitar estes problemas capilares em questão, é necessário tratar o problema desde início, ou seja, evitar que as fibras capilares seja queimadas e sofram com a queda capilar. Para isso, antes da chapinha, é necessário fazer uso de um produto chamado protetor térmico.
# Proteção térmica
Não dá pra pensar em usar a chapinha sem usar um protetor térmico, porque esse produto evita que o calor térmico, que é alto, prejudique os fios. O protetor térmico é um produto que cria uma camada invisível de proteção sob os seus cabelos, impedindo que as altas temperaturas da chapinha agridam as suas fibras capilares.
Mas, este produto por si só não é suficiente para resolver outros problemas, como o dano, a opacidade, a porosidade e o ressecamento, que estão ligados aos fatores ambientais e aplicações de tratamentos químicos, podendo piorar a questão da quebra capilar e das agressões da chapinha. Quando os cabelos estão secos e porosos, por exemplo, fica mais difícil alisar os fios e a tendência é forçar a barra com a chapinha.
Alguns vão além da proteção e oferecem ação defrisante, ajudam a secar mais rápido e alisam temporariamente os fios. Portanto, tratem de comprar um protetor térmico e usá-lo nos fios, em todo o comprimento, antes de fazer a chapinha! Basta procurar um produto indicado pro seu tipo de cabelo e aproveitar!
Se antes do processo você usou protetor térmico, depois você deverá usar um óleo de argan, que é responsável por suavizar os seus cabelos como um todo, disfarçando a aparência ressecada dos fios. Só não faça o contrário, usar óleo de argan antes e protetor térmico depois, pois aí você vai literalmente fritar as suas madeixas.
Uma dica valiosa é não pentear e alisar os cabelos secos e sujos. Sempre que você precisar arrumá-los, vai precisar lavá-los. Uma solução para isso é usar o shampoo a seco, que não altera o penteado nem molha os fios em casos de urgência.
- Shampoo a Seco Caseiro Vídeo Passo a Passo
- Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios
# Separe as mechas
Muita gente, com preguiça, separa o cabelo em poucas e grossas mechas e passam a prancha repetidas vezes achando que é o melhor método. Não é, lógico, e vai estragar ainda mais o cabelo, porque a prancha vai ficar em contato com os fios por muito mais tempo.
O ideal no momento de passar a chapinha é que você separe todas as mechas em tamanhos pequenos, porque se você separar em mechas muito grandes, precisará passar mais vezes, e isso pode acabar com o real efeito da chapinha, e essa escolha ainda pode danificar o cabelo. Por isso, por mais que seja demorado, o ideal é separar em pequenas mechas que sejam do tamanho de um dedo.
# Cabelo molhado jamais
Cabelo molhado e chapinha é perigo na certa.
Você gosta de alimentos fritos na gordura? Então, por que vai fazer isso com seus cabelos?
Quando você aplica a chapinha com os fios molhados ou úmidos, é como se você os estivesse fritando. Você ouvirá o mesmo barulho de quando frita algo e vai ver fumaça saindo de sua cabeça. Isso irá ressecar e queimar as madeixas. Por isso, nada de chapinha e cabelos molhados.
Outra dica importante para não agredir os seus cabelos com a chapinha é evitar utilizar o aparelho imediatamente após secar os fios com um secador. Geralmente, os seus cabelos seguem úmidos após a modelagem. Então, acontecem duas coisas. Ao alisar as madeixas úmidas com chapinha, algum tempo depois elas vão secar de fato e os seus cabelos vão ondular.
O simples fato de tentar alisar os seus cabelos úmidos com chapinha pode intensificar o grau de queimadura das fibras capilares, tal como colocar óleo quente em uma panela, por exemplo. Na hora de lavar os fios, tenha tempo e paciência.
# Hidratação é essencial
Se os seus cabelos não estão facilitando o alisamento, certamente você precisará tratá-los com ciclos de hidratação, nutrição e reconstrução. Você pode perceber que quando você utiliza produtos de qualidade, os seus cabelos parecem outros imediatamente após a lavagem, o que se reflete na hora de alisar com a chapinha e na hora de secar com o secador.
O protetor térmico deve caminhar junto com bons shampoos, condicionadores, máscaras, cremes e óleos. Tudo isso resulta em menos agressão às fibras capilares por parte da chapinha, pois você irá deslizá-la menos vezes e obter um liso bem melhor que o habitual.
# Movimentos rápidos
Quando for usar a chapinha saiba que o movimento é rápido, não pode deixar a bendita “parada”, queimando o cabelo, achando que, com isso, o cabelo vai ficar mais liso. Não, não fica mais liso, fica mais estragado, ressecado e queimado. E pior, corre o risco de, por causa da alta temperatura, “derreter” o cabelo.
# Cuidado com o exagero
# Evite passar a mão nos fios
É lindo mesmo ter as madeixas alisadas. As mulheres que fazem a aplicação da chapinha se sentem belas e poderosas, e todas adoram passar as mãos no cabelo para fazer charme. Mas isso pode estragar o efeito do liso. Evite esse vício frenético de passar as mãos no cabelo toda hora. Assim o cabelo ficará liso mais tempo. Além disso, esse ato pode deixar o cabelo oleoso e sujo, o que deixará ainda mais feio.
Cachos com chapinha – método menos agressivo 🔥
# Cachos com chapinha
Qual produto usar antes da CHAPINHA ✅
Mais sobre chapinha: