Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

Hidratação, Nutrição ou Reconstrução

O guia completo de tudo o que você precisar saber para cuidar dos cabelos em casa.

Hidratação, Nutrição ou Reconstrução: você sabe a diferença? Cuidar dos cabelos pode dar certo sem investimentos altos, até porque a coisa é bem mais ampla do que preço, porque existem produtos caros que não funcionam bem nos nossos cabelos, e existem produtos baratinhos que arrasam, e o contrário também é verdade.

Claro que com mais grana é mais fácil cuidar, porque o leque de possibilidades se abre, mas como nem todo mundo pode dispor de muito din din pra cuidar dos fios, e como muita gente também não tem tempo disponível pra salão, o jeito é aprender a escolher o produto e tratamento certo, de acordo com o que o seu cabelo precisa, por isso sim faz diferença!

Cronograma capilar

Porque tem produto que não dá certo no meu cabelo?

A resposta é bem simples, sem dúvida você deve ter escolhido o produto errado para seu tipo de cabelo. É bem comum eu receber e-mails de leitoras falando que compraram um produto super top, caro… de uma marca renomada.. e que não deu certo para seu tipo de cabelo ou não gerou o resultado esperado.

É preciso entender que uma marca profissional investe muito em composições de alta tecnologia, com fórmulas inovadores que conseguem atingir o resultado de acordo com cada problema capilar. E muitas vezes, a composição contém alta concentração da "vitamina", aminoácidos, entre outros componentes que seu cabelo precisa, bem como a tecnologia necessária para oferecer um resultado mais rápido, por isso o produto profissional é mais caro que os produtos encontrados em mercados/farmácias por exemplo, que em suas composições contém baixa concentração destas "vitaminas"...

Agora, se você tem um cabelo que não é quimicamente tratado por exemplo, não vai precisar investir muito, já que não tem muitos problemas pra resolver, e muitas vezes os produtos mais baratinhos, esses encontrados em farmácias atende as necessidades de seu cabelo. Se um cabelo em bom estado receber um componente que não precisa, é claro, este cabelo vai ter o efeito contrário, ficando com resíduos que deixarão seus fios opacos e pesados.

Já um cabelo com química, luzes, descoloração e etc... necessita de cuidados específicos, com fórmulas que contenham aminoácidos para reposição dos lipídios, queratinas e etc..

Cabelos quimicamente tratados se não cuidados da forma correta, podem quebrar e sofrer corte químico. Se você não sabe o que é corte químico, saiba mais AQUI.

Um exemplo de um produto para reposição de lipídios é o Deep da Joico, confira a resenha AQUI.  Aí que entra a sabedoria na hora de escolher o produto certo para o "estado" e tipo do seu cabelo.. E conforme falei acima, não é só a escolha do produto certo, e sim a divisão de cuidados entre hidratação, reconstrução e nutrição.. mais conhecido como cronograma capilar citado muitas vezes por aqui. Acesse AQUI o cronograma capilar para mais mais informações.

Mais dicas sobre hidratação, nutrição ou reconstrução:

Hidratação, Nutrição e Reconstrução produtos

1. Joico Deep-Penetrating. 2. BC Repair Rescue. 3. Loreal máscara pós química. 4. Senscience CPR Cuticle Porosity 5. Lola Tarja Preta com Queratina Vegetal 6. Alfaparf Rigen Máscara Real Cream 7. 8. BC Hair Activator 9. Joico K Pak Revitaluxe Bio-Advanced Restorative

Máscara para hidratação, nutrição, reposição e reconstrução

A escolha da máscara correta é fator crucial para o sucesso da hidratação feita em casa. O principal fator aqui é escolher uma máscara que seja adequada ao seu tipo de cabelo. Assim, se o seu cabelo é colorido, dê preferência a máscaras para cabelos coloridos, se é quimicamente tratado escolha máscaras para cabelos quimicamente tratados e assim por diante.

Mas não é só isso, porque você precisa observar qual o real estado do seu cabelo naquele momento. Ele está ressecado, quebradiço, fragilizado, com muito frizz, elástico ou poroso? Talvez seja o momento de escolher uma máscara rica em aminoácidos, em queratina, em proteínas.

Nutrir, nutrir e nutrir

Pode ser que ele esteja precisando de nutrição, ou, quem sabe, de uma máscara fortalecedora. Isso pode parecer complicado, mas se você dividir os tratamentos e composições entre hidratação, nutrição, reposição e reconstrução, tudo fica mais fácil.  Aprenda qual a composição usar e tratamento certo para seu tipo de cabelo.

RECONSTRUÇÃO – Cabelo com corte químico, elásticos, emborrachamento, altamente danificados: É preciso ALTA concentração de aminoácidos/queratina, um tratamento mais concentrado para agir profundamente contra os danos presentes na cutícula e no córtex. Tratamentos com alta concentração de aminoácidos, devem ser feitos em 4 quinzenais e depois a cada 30 dias.

Alguns exemplos de substâncias reconstrutoras incluem:

Benefícios da reconstrução capilar:  A reconstrução recupera dos danos, fortalece a fibra e melhora a penteabilidade e maleabilidade dos fios. Reduz a estática e confere reparação de dentro para fora aos fios.

Sugestões de máscaras de reconstrução capilar:

  1. Joico Deep-Penetrating eleito o melhor do mundo (SHOP).
  2. Velvet Reconstrutor Desemborrachador para loiros  (SHOP).
  3. Kit SOS reconstrução extrema Avlon (SHOP).
  4. Reconstruct Ampola Concentrate Loreal – Fios com corte químico e elásticos (SHOP).
  5. Restore Ampola Concentrate – Fios altamente danificados (SHOP).
  6. Senscience CPR Cuticle Porosity Reconstructor (SHOP).
  7. Lola Tarja Preta com Queratina Vegetal 250ml.
  8. Joico K Pak Revitaluxe Bio-Advanced Restorative (SHOP) 480ml (SHOP).
  9. Bc Bonacure Hair Activator para cabelos com corte químico, queda ou quebra (SHOP).

REPARAÇÃO – Cabelos danificados ou quimicamente tratados: Se você tem cabelo danificado, ou com química, como luzes, mechas, descolorações e etc.. Seu cabelo precisa de cuidados essenciais para os fios mas na na medida certa. É preciso fazer a reposição de lípidos onde só a cutícula está afetada, ou seja, tratamentos para corrigir as falhas das cutículas, com composições que só agem até a primeira camada de falhas da cutícula, deixando os fios com a reposição de nutrientes na medida certa, resultando em fios reparados, com córtex preenchido e fortalecido para (receber as químicas que você desejar). Você pode usar estas máscaras 1 vezes na semana, ou se você seguir o cronograma capilar, siga a etapa (reparação).

Alguns exemplos de substâncias para reposição incluem:

Benefícios da reposição capilar: Os nutrientes da reposição recuperam a beleza do cabelo, reestrutura as regiões agredidas e confere flexibilidade aos fios, além de fechar as cutículas. Os cabelos ficam restaurados, mais resistentes e com brilho e maciez.

Sugestões de máscaras e ampolas para reparação capilar:

  1. Loreal Expert Absolut Repair Pós-Quimica Máscara 200g (SHOP) 500g (SHOP) Amp 10ml (SHOP).
  2. Alfaparf Rigen Máscara Real Cream (SHOP).
  3. Bc Bonacure Repair Rescue Máscara 200ml (SHOP) 750ml (SHOP) Amp 10ml (SHOP).
  4. Loreal Pro Fiber Autogenerate Máscara (SHOP)
  5. Woow One Minute Reconstrução (SHOP).
  6. Cadiveu Hair Remedy Máscara Reparadora 200g (SHOP) 500g (SHOP).
  7. Loreal Expert Absolut Repair Cortex Lipidium 200g (SHOP) 500g (SHOP).
  8. Joico K Pak Intense Hydrator Treatment 250g (SHOP) e 500g (SHOP).

1. Joico Moisture Recovery 2. Loreal Mythic Oil 3. Wella Enrich Máscara 4. Bc Bonacure Moisture Kick Máscara 5. Sebastian Hydre Máscara de Tratamento 6. Forever Liss Máscara 7. Senscience Máscara Inner Restore 8. Kerastase Nutritive Máscara Magistral 9. Alfaparf Rigen Máscara Condicionadora Tamarind 10. Deva Curl Heave in Hair Máscara

 

HIDRATAÇÃO X NUTRIÇÃO

Antes de indicar os produtos e cuidados para hidratação ou nutrição, gostaria de falar brevemente qual a diferença entre os dois tratamentos. Com tantos tratamentos de cabelo que existem no mercado para hidratar ou nutrir, muitas leitoras têm dificuldade em discernir qual é o ideal para o seu tipo de cabelo, e com isso, acabam prejudicando os excessos de vitaminas e outros componentes nestes produtos, e tendo o efeito contrário.

Hidratação e Nutrição são tratamentos com objetivos diferentes e muitas vezes utilizados sem conhecimento pela maioria das nossas leitoras (e olha, se você é nossa leitora, não tem desculpa se estiver usando o produto errado), pois já falamos tantas e tantas vezes sobre isso por aqui -;).

Compreenda aqui a diferença e descubra qual é a melhor opção para o seu tipo de cabelo:

HIDRATAÇÃO CAPILAR – O objetivo principal da (hidratação é reter a água), proporcionando a umidade natural do cabelo, retornando movimento e flexibilidade para ele. Em outras palavras “é dar água ao cabelo”. Esta importante função de reter a água é conseguida através do uso de humectantes e substâncias higroscópicas que absorvem a água disponível nos arredores. Humectantes são substâncias que se mantêm na água, enquanto as substâncias higroscópicas absorvem a água.

Tipo de cabelo: Cabelo sem hidratação: Efeito “frisado” e duro. Cabelos ressecados, secos, sem maleabilidade e opacos.

Benefícios da hidratação capilar: Adeus pontas ressecadas e cabelo com aspecto “duro” e frisado. Cabelos hidratados, com maciez e maleabilidade.

Alguns exemplos de substâncias hidratantes incluem:

Sugestões de máscaras hidratantes:

  1. Joico Moisture Recovery Treatment Balm 250ml (SHOP) 500ml (SHOP).
  2. Deva Curl Heave in Hair Máscara de Hidratação (SHOP).
  3. Wella Enrich Máscara para Cabelos Normais (SHOP)
  4. Senscience Máscara Inner Restore Intensif Deep (SHOP).
  5. Kerastase Nutritive Máscara Magistral 200g (SHOP) 500g (SHOP).
  6. Bc Bonacure Moisture Kick Máscara  200ml (SHOP) 750ml (SHOP).
  7. Sebastian Hydre Máscara de Tratamento 150ml (SHOP) 500ml (SHOP).
  8. Wella Brilliance Máscara 500ml (SHOP).
  9. Alfaparf Rigen Máscara Condicionadora Tamarind 500ml (SHOP).

NUTRIÇÃO CAPILAR – A nutrição é necessária, para restaurar a oleosidade natural dos fios, muito importante porque todos os fios são expostos diariamente ao sol, ao vento e, em alguns casos, ao mar em com isso ressecam e perdem a maleabilidade natural. Têm também os cabelos cacheados por exemplo – que por natureza são ressecados, pois devido ao seu formato (encaracolado) a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas.

Que tipo de cabelo pode ser feita a nutrição? A nutrição capilar deve ser feita em todo tipo de cabelo, mesmo o cabelo virgem de crianças precisa de nutrientes para manter o brilho e maciez.

Benefícios da nutrição capilar: Reparação da fibra (sela as cutículas), nutrição, maciez, maleabilidade e brilho.

Alguns exemplos de substâncias nutritivas incluem:

Sugestões de máscaras nutritivas:

  1. Alfaparf Semi Di Lino Diamante Illuminating Mask 150ml (SHOP) 500ml (SHOP).
  2. Avlon Uberliss Máscara Rituoil (SHOP).
  3. Alfaparf Precious Nature Máscara (SHOP).
  4. Avlon Ferm Máscara Nutritiva (SHOP).
  5. Alfaparf Rigen Máscara Nourishing Cream (SHOP).
  6. Wella SP Luxe Oil Máscara 150ml (SHOP) 400ml (SHOP).
  7. Mediterrani Age Repair (SHOP).
  8. CHI Nourish Intense Máscara de Nutrição 177ml (SHOP) 473ml (SHOP).
  9. Loreal Mythic Oil Cheveux Épais (SHOP).

Dicas adicionais cabelos secos ou ressecados:

O CABELO SECO NÃO DEVE SER LAVADO MAIS DE 3 VEZES POR SEMANA. A lavagem contribui excessivamente para remover o sebo que alimenta e protege a fibra. Quando o cabelo é desidratado, é preciso hidratar com uma máscara de tratamento profundo pelo menos uma vez por semana.  Lave os fios com água morna ou fria, evite ao máximo água quente (pois resseca muito os fios). A água fria ajudará a fechar a cutícula do cabelo selando a nutrição, com isso o resultado da sua hidratação será mais eficaz.

Além disso, certifique-se de verificar as etiquetas em seu shampoo, fique longe do álcool e sulfatos.. à curto prazo eles “mascaram” a cutícula dos fios, como se fosse uma maquiagem… pois selam a cutícula e na hora os fios ficam com aspecto de fios selados, sem frizz e com brilho.. mas isso é um problema, pois ao selar os fios, isso acaba impedindo de “entrar” na fibra os nutrientes da hidratação, e à longo prazo os fios acabam ficando mais ressecados…

Lavar Os Fios Corretamente Faz Toda a Diferença!

Antes de aplicar a máscara ou a ampola é preciso lavar os fios com shampoo, e lavar da maneira adequada, porque a máscara só vai ser realmente efetiva se conseguir penetrar nos fios, e isso ela só vai poder fazer se os fios estiverem limpos. O melhor é usar um shampoo de limpeza profunda ou então, pra quem hidrata com frequência, usar um shampoo para cabelos oleosos, que costuma limpar mais os fios, já que foi formulado pra cabelos com uma maior concentração de sebo.

Temperatura da água

Outro fator importante é enxaguar os fios com água fria, ou então em temperatura ambiente, no máximo morninha, porque a água quente resseca os fios, enquanto que a água fria fecha as escamas dos fios, deixando-os mais brilhantes. Usar, uma vez ao mês, um pouco de vinagre de maçã diluído na água também ajuda a selar as cutículas, já que o vinagre regula o pH dos fios, e doar mais brilho. Falamos muito sobre o vinagre de maçã por aqui, veja mais nos posts as dicas que indicamos: Vinagre de Maçã No Cabelo – Vídeos, Como Usar, Benefícios  

Após lavar os cabelos remova todo o excesso de água antes de aplicar a máscara ou ampola. Se aplicarmos a máscara no cabelo ensopado de água ela vai diluir, o que reduz a sua eficácia, e pode, ainda, oxidar os nutrientes presentes na formulação do produto. Pra remover o excesso de água não torça os fios, use uma toalha.

Como aplicar a máscara ou ampola corretamente?

Após remover o excesso de umidade, aplique a máscara de mecha em mecha, de baixo para cima, de cima para baixo. Aproveite que a máscara está nos fios e desembarace o cabelo, pois assim ficam reduzidas as chances de quebrar os fios. É importante que a máscara não seja aplicada na raiz dos fios, pois isso deixa a raiz oleosa.

Cuidado com o tempo de ação: Cada produto possui um tempo exato de ação, e é preciso respeitar isso. Assim, verifique o rótulo e siga exatamente o que está indicado lá, porque apesar de existir uma regra geral, que é o tempo aproximado de 20 minutos, cada produto foi feito pra agir de uma forma, num dado espaço de tempo. Dessa forma, se a máscara for de ação mais rápida, por exemplo cinco minutos, não ultrapasse esse tempo porque a eficácia não aumenta, ao contrário, pode ficar até comprometida.

Passou a máscara de mecha em mecha?

Para potencializar o efeito (abafe/esquente) o cabelo. Isso pode ser feito com uma toalha quente ou com papel alumínio, e é importante porque potencializa a absorção dos ativos, facilitando a penetração da máscara. Se você tiver touca térmica em casa, melhor ainda, mas vale lembrar que é preciso respeitar o tempo máximo de ação indicado em cada máscara, já que o aquecimento descontrolado pode causar danos aos fios, prejudicando-os seriamente. Quem tem o hábito de deixar um pouco da máscara nos fios achando que vai “tratar” mas, deixe esse hábito de lado! Resíduo de máscara deixa os fios opacos e pesados, o que prejudica bastante os cabelos a longo prazo. Feito isso, é chegada a hora do enxágue, com água fria ou morninha, nunca quente.

Como finalizar a hidratação, reconstrução ou nutrição

Se a máscara tiver um pH baixo não é preciso finalizar com condicionador, mas se o pH da máscara for alto é melhor finalizar com um condicionador, que tem a função de selar as escamas dos fios e um leave-in para proteger, selar e dar brilho aos fios.

Muita gente questiona se é ou não preciso secar os fios com secador após a aplicação da máscara, e, a depender da máscara, eu prefiro sim, porque assim os ativos são selados nos fios. Ao escovar os fios, eu uso um leave-in com proteção térmica, que além de proteger os fios do calor do secador e chapinha, manterá os nutrientes nos fios por mais tempo (devido a selagem). E por fim, depois de secar os cabelos, eu passo um sérum de brilho para domar os frizz rebeldes que sempre insistem em ficar em “pé”.

Algumas sugestões de sérum anti-frizz

  • Deva Curl Mirror Curls Sérum (SHOP).
  • Loreal Expert Lumino Contrast Sérum (SHOP).
  • Cadiveu Hair Remedy SOS Sérum (SHOP).
  • Cortex Lipidium Reconstructing Sérum (SHOP).
  • Senscience Shine Sérum (SHOP).

Meninas, este post deu bastante trabalho pra fazer, mas valeu a pena, porque acho que consegui esclarecer algumas dúvidas que recebo de vocês. Gostaria muito de saber sua opinião sobre Hidratação, Reconstrução e Nutrição. Não deixe de me contar qual produto tem usado nos cabelos e quais cuidados que tem tido com os fios. Grande beijo no coração.

Bye
Texto Kika
Vídeo Kemilly Bertine
Edição de imagens PatricinhaEsperta

Resumo
Nome do artigo
Hidratação, Nutrição ou Reconstrução
Descrição
Hidratação, Nutrição ou Reconstrução? Saiba qual a melhor opção, quais os melhores produtos e como fazer o cronograma de hidratação nutrição e reconstrução.
Autor
Editor
Patricinha Esperta
Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?
5 (99.27%) 109 Votos

Sobre Kika @blogdakikaa

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico à vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br
Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote 😉
Compartilhe com suas amigas.
Beijos no coração.

Minha Página
Saiba Mais

Kika Beauty - kika@patricinhaesperta.com.br / contato@patricinhaesperta.com.br

Instagram: @blogdakikaa

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

A Melhor Queratina Líquida - Resenhas
Spray de Brilho para Cabelo Como age e como usar
Tags: , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Uma resposta para “Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?”

  1. Obrigado por compartilhar! este é um grande recurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.