Aprenda a fazer hidratação para cabelos em casa
Assuntos nesse artigo
Se você olhar com atenção para seu Cronograma Capilar verá que a hidratação predomina nessa tabela que orienta os cuidados com os cabelos. Mas, se cada hidratação significasse uma ida ao salão de beleza, talvez você já estivesse falida ou com os cabelos horríveis por não ter tempo.
O lado bom é que hoje as coisas são de outra maneira. A internet possibilita que, a todo o momento, sejam compartilhadas dicas e sugestões para que você possa trazer a qualidade e as técnicas do salão para o aconchego da sua casa. Dessa forma, você consegue encaixar os cuidados com seu cabelo dentro da sua rotina sem deixar de cuidar dos seus fios com tudo o que eles têm direito.
DICA: Você pode substituir o condicionador pelo Yamasterol. Ele é um produto ótimo e super querido porque tem múltiplas funcionalidades, podendo ser usado até mesmo como leave-in ou máscara hidratante. No caso da hidratação capilar, indica-se que ele seja inserido nos seus cuidados com seus cabelos como condicionador mesmo.
E o melhor: na composição tem mais de 90% de potencial hidratante. Isso porque é abundante em duas substâncias hidratantes, que são:
1. Aloe Barbadensis Extract, que é o extrato de Aloe Vera, mais conhecida como Babosa, tem maior concentração de nutrientes capazes de fechar as cutículas capilares, hidratando, evitando a queda e definindo o cabelo.
2. Panthenol, que auxilia na retenção da umidade nos fios, hidratando assim os cabelos e proporcionando mais brilho às madeixas. Saiba mais: Bepantol ajuda mesmo a hidratar os cabelos? | D-Pantenol Serve Pra Quê?
Então, saiba que ele tem uma versão para todos os tipos de cabelos e também tem outra feita exclusivamente para cabelos quimicamente tratados.
Cabelo ressecados é sinônimo de muita falta de água nos fios. Geralmente essa falta excessiva de água se deve à alteração do pH do cabelo resultante de tratamentos químicos nos ou danos diários. Quando esses danos ocorrem em nível alto e não há reposição de água, o cabelo acaba perdendo seu revestimento natural e fica ressecado.
A alternativa para trazer os cabelos ressecados de volta à sua beleza natural é a hidratação. Somente ela é capaz de fornecer água em quantidade suficiente. Por isso, se você alinhar esse fator hidratante às tecnologias de máscaras que detectam as áreas de maior ressecamento dos fios o resultado será muito melhor. Isso porque essas tecnologias permitiram para que a máscara hidratante haja sobre essas áreas mais ressecadas com maior intensidade.
Então, o primeiro passo é partir de uma boa preparação dos cabelos para receber a hidratação. Escolha seu shampoo, lave bem os cabelos, remova-o em sua totalidade e passe o Yamasterol, massageando os fios e deixando agir por 3 minutos antes de retirar.
O benefício que você tem em substituir o condicionador pelo Yamasterol (nos casos dos cabelos ressecados) é que esse processo é como uma pré-hidratação ou uma hidratação mais básica no chuveiro. Como o cabelo ressecado precisa de muita água, essa técnica acaba acentuando a hidratação nos fios.
Quanto à forma de aplicação da máscara hidratante nos fios, a dica é: separe em mechas de tamanho bem reduzido, para que cada parte do cabelo possa receber bem a hidratação.
Repita esse processo completo uma vez por semana.
Claro, há máscaras mais potentes, mas para quem pretende cuidar dos cabelos com mais frequência, as máscaras indicadas são bastante eficientes. Até mesmo porque de nada adianta você optar por máscaras com mais potencialidade e não aderir a uma rotina de cuidados. O segredo aqui é: frequência. Persista nos seus cuidados semanais para que o resultado final fique cada vez mais satisfatório.
E, durante a semana, quando você não tiver tanto tempo para esses cuidados que demandam mais tempo, use o Yamasterol no chuveiro, deixando agir nos fios por 3 minutos. Será o suficiente para, durante a semana, seus fios retenham a água que precisam durante o dia.
Os Cabelos Cacheados são os que mais dão trabalho. Mesmo quando se cuida com toda delicadeza e atenção, uma garoa ou uma noite dormida sem o lenço de seda podem resultar em frizz e até mesmo perda da definição.
Para resolver esses impasses que podem pegar qualquer uma de surpresa, é necessário ter sempre um cabelo bem hidratado. Isso porque a água, no cabelo cacheado, tem muita dificuldade de chegar até às pontas, por conta das muitas ondulações de cada fio. E esse é o motivo pelo qual as máscaras hidratantes devem entrar em ação.
A dica para uma boa hidratação feita em casa é buscar por máscaras específicas para esse tipo de cabelo.
1. Mascara de Hidratação Profunda Heaven in Hair, Deva Curl
2. Mácara de Tratamento All Soft Heavy Cream, Redken.
3. Healing Moisture Moi Moi Hair Masque, L´anza.
4. Máscara de Hidratação Intensa Moroccanoil Hydrating Mask (tampa marrom).
5. Máscara Ultra-Hidratante Matrix Biolage Hydrathérapie.
Pela primeira vez o colágeno, já conhecido por suas propriedades hidratantes e modeladoras sobre a pele, foi incorporado a uma linha de produtos para o cabelo. A sua fórmula de Elsève Hydra-Max à base de colágeno penetra no cacho para atrair e reter a hidratação como um imã por 24 horas. Ideal para cabelos cacheados a crespos que ficam ressecados e perdem sua forma ao longo do dia.
Colágeno: a tecnologia definitiva para modelar os seus cachos.
Inspirados nos efeitos do colágeno sobre a pele para modelar e reter a hidratação.
Novex
Creme de Tratamento Ultraprofundo Novex Meus Cachos
Memorizador de Cachos.
Hidrata e define os cachos.
Controla o volume e reduz o frizz.
Ação em 3 minutos.
Algumas marcas definiram a cor verde para sua linha de Hidratação e também para produtos específicos para cabelos cacheados. Por isso, busque por máscaras hidratantes com Colágeno, pois ele irá reter a hidratação nos fios e, ao mesmo tempo, irá modelar os cachos. O resultado de uma hidratação com essa substância é a definição do cabelo, além do brilho característico.
Após lavar bem o cabelo com seu shampoo e aplicar o Yamasterol amarelinho, separe o cabelo por partes (no mínimo 8). Pegue a máscara com o auxílio da espátula e vá massageado da raiz até às pontas.
Dê mais atenção ás pontas, porque é parte mais necessitada do cabelo cacheado. Assim que aplicar a máscara, prenda as partes dos cabelos com grampos.
Ponha a toalha umedecida com água quente e deixe agir por, no mínimo, 50 minutos. Remova com água corrente. No dia a dia, também vale a dica da Hidratação no chuveiro com o Yamasterol.
O Cabelo Oleoso tem essa característica porque produz muitas glândulas sebáceas, que são as responsáveis por nutrir a raiz. A oleosidade na raiz é uma proteção capilar natural; no entanto, o excesso é prejudicial.
A oleosidade exagerada nos fios pode ser resultado do uso do shampoo além do necessário. Por isso, se você tem o hábito de lavar sempre os cabelos, evite usar o shampoo para que ele não remova a oleosidade natural dos fios em excesso. Pois, caso isso ocorra, suas glândulas sebáceas passarão a produzir mais oleosidade para compensar essa perda. Não há necessidade de abrir mão do uso do shampoo, apenas modere.
E, em relação à hidratação, é um erro pensar que cabelos oleosos não necessitam desse processo. Dar água aos fios é essencial, pois oleosidade não é sinônimo de hidratação. Todo o cabelo corre o risco de ficar oleoso caso essa proteção natural seja removida.
Opte por máscaras com argila na composição. Isso porque esse mineral age renovando o couro cabeludo e eliminando as células mortas em uma espécie de peeling. Isso tudo ao mesmo tempo em que garante a hidratação dos fios. Leia também: Produtos para cabelos oleosos
O resultado proporcionará aos seus fios toda a água que eles tanto necessitam, além de evitar caspas.
Os Cabelos Finos necessitam de cuidados específicos, pois tendem a ser muito frágeis. Se tratados incorretamente, podem ressecar e até mesmo quebrar. Há pessoas que têm esse tipo de fio por questões genéticas e a característica do diâmetro reduzido é herdada. Mas há aquelas que têm cabelos finos porque as cutículas do cabelo foram destruídas ao longo de processos químicos ou por danos do meio externo. Nesse último caso, uma simples puxadinha resulta na quebra ou até mesmo na formação de pontas duplas, porque o fio pode partir ao meio.
A hidratação é vital para o cabelo fino, pois para ele começar a ganhar força e ser nutrido posteriormente, precisará de reserva de água.
Quando os cabelos começam a apresentar aspecto quebradiço, o primeiro pensamento que passa na mente de muitas mulheres é o de cortar. Na verdade, essa não precisa ser a única solução.
Os cabelos quando estão quebradiços podem ser tratados com hidratações que reconstruam o fio, de dentro para fora. A esse tipo mais radical de hidratação chamamos de “Reconstrução”.
Isso porque a máscara de hidratação reconstrutora não apenas devolve a água dos fios, como também reestrutura a fibra capilar e sela a cutícula. O resultado é de um brilho saudável que demonstra a vitória dos cabelos sobre o aspecto quebradiço.
No entanto, a hidratação reconstrutora não pode ser frequente e deve ser feita, no máximo, 1 vez por mês. O motivo é a queratina, pois na reconstrução dos fios, a máscara hidratante reconstrutora irá injetar queratina no interior da fibra capilar. Se houver excesso de queratina, o fio pode se tornar enrijecido e perder a maciez e definição.
Por mais que façamos diferentes tratamentos químicos e saibamos dos riscos, fazemos tudo isso em prol de um cabelo mais bonito, vistoso e elegante. No entanto, embora haja danos, pode-se ficar atenta para que mesmo com química, o cabelo possa ficar saudável e hidratado.
Hidratar cabelos com progressiva é unir o útil ao agradável: seu cabelo estará do jeito que você sempre quis (com a progressiva) e hidratado como ele precisa estar (com a hidratação). Investindo nos produtos adequados para cabelos com progressiva, você poderá manter a saúde dos seus cabelos e prolongar o efeito liso por muito mais tempo.
É importante ressaltar que após a hidratação seus cabelos ainda precisarão de cuidados para que, além de saudáveis, estejam vistosos e bonitos. Por isso, invista em uma boa finalização e não tenha pressa nessa etapa, pois é nessa hora que você definirá como seu cabelo ficará ao final de todo o processo de hidratação.
Nesse caso, dispense o uso do gel para evitar enrijecimento do fio e posterior quebra. O aconselhável é que você use um leav-in (que é um creme sem enxágue) para manter o efeito da hidratação no seu dia-a-dia, além de proteger os fios contra os raios ultravioletas e a poluição do meio externo, que sugam água dos seus cabelos.
Basta seguir o mesmo procedimento da aplicação da máscara: separe os cabelos em mechas e vá aplicando o leav-in, priorizando sempre as pontas. Em caso de cabelos cacheados, ou se quiser um certo volume, vá soltando pouco a pouco os fios. Se você perceber excesso de produto, passe a toalha úmida com cuidados nos fios. O cuidado e muito importante para evitar o frizz.
Ao final, passe um reparador de pontas, que pode ser de silicone. Você sentirá seus cabelos mais hidratados, além de poder externar os cuidados que ele recebeu. Seguindo esse passo a passo para a finalização você será capaz de fazer com que sua hidratação dure por mais tempo.
Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…
Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…
Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…
Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…
Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…
Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…