Hidratação para cabelos: como fazer em casa

Faça hidratação capilar em casa. Aprenda a fazer a hidratação certa para cada tipo de cabelo.

hidratar os cabelos em casa

Aprenda a fazer hidratação para cabelos em casa

Aprenda a fazer hidratação para cabelos em casa

Se você olhar com atenção para seu Cronograma Capilar verá que a hidratação predomina nessa tabela que orienta os cuidados com os cabelos. Mas, se cada hidratação significasse uma ida ao salão de beleza, talvez você já estivesse falida ou com os cabelos horríveis por não ter tempo.

O lado bom é que hoje as coisas são de outra maneira. A internet possibilita que, a todo o momento, sejam compartilhadas dicas e sugestões para que você possa trazer a qualidade e as técnicas do salão para o aconchego da sua casa. Dessa forma, você consegue encaixar os cuidados com seu cabelo dentro da sua rotina sem deixar de cuidar dos seus fios com tudo o que eles têm direito.

Para fazer uma hidratação com qualidade de salão em sua casa, basta ter o passo a passo e os produtos certos para o seu tipo de cabelo. No entanto, independente do seu tipo de cabelo ou do estado dos sues fios, você não deve abrir mão dos seguintes itens:

Esses são os itens mais básicos para uma hidratação de sucesso.

arrow
Yamasterol cabelos secos

Yamasterol

Yamasterol

DICA: Você pode substituir o condicionador pelo Yamasterol. Ele é um produto ótimo e super querido porque tem múltiplas funcionalidades, podendo ser usado até mesmo como leave-in ou máscara hidratante. No caso da hidratação capilar, indica-se que ele seja inserido nos seus cuidados com seus cabelos como condicionador mesmo.

E o melhor: na composição tem mais de 90% de potencial hidratante. Isso porque é abundante em duas substâncias hidratantes, que são:

Aloe Barbadensis Extract

1. Aloe Barbadensis Extract, que é o extrato de Aloe Vera, mais conhecida como Babosa, tem maior concentração de  nutrientes capazes de fechar as cutículas capilares, hidratando, evitando a queda e definindo o cabelo.

Pantenol

2. Panthenol, que auxilia na retenção da umidade nos fios, hidratando assim os cabelos e proporcionando mais brilho às madeixas.  Saiba mais: Bepantol ajuda mesmo a hidratar os cabelos? | D-Pantenol Serve Pra Quê?

Quer mais motivos para se trazer o Yamasterol para sua hidratação?

Então, saiba que ele tem uma versão para todos os tipos de cabelos e também tem outra feita exclusivamente para cabelos quimicamente tratados.

  • Vale priorizar também o uso de alguns auxiliares importantes para que o resultado final seja mais profissional e, ao mesmo tempo, preserve seus produtos para uso posterior:
  • Toalha de rosto (seca) ou Touca térmica;
  • Prendedores ou grampos de cabelo;
  • Espátula (para evitar contato direto da sua mão com a máscara de hidratação).

HIDRATAÇÃO PARA CABELOS RESSECADOS

arrow

Cabelo ressecados é sinônimo de muita falta de água nos fios. Geralmente essa falta excessiva de água se deve à alteração do pH do cabelo resultante de tratamentos químicos nos ou danos diários. Quando esses danos ocorrem em nível alto e não há reposição de água, o cabelo acaba perdendo seu revestimento natural e fica ressecado.

A alternativa para trazer os cabelos ressecados de volta à sua beleza natural é a hidratação. Somente ela é capaz de fornecer água em quantidade suficiente. Por isso, se você alinhar esse fator hidratante às tecnologias de máscaras que detectam as áreas de maior ressecamento dos fios o resultado será muito melhor. Isso porque essas tecnologias permitiram para que a máscara hidratante haja sobre essas áreas mais ressecadas com maior intensidade.

Então, o primeiro passo é partir de uma boa preparação dos cabelos para receber a hidratação. Escolha seu shampoo, lave bem os cabelos, remova-o em sua totalidade e passe o Yamasterol, massageando os fios e deixando agir por 3 minutos antes de retirar.

O benefício que você tem em substituir o condicionador pelo Yamasterol (nos casos dos cabelos ressecados) é que esse processo é como uma pré-hidratação ou uma hidratação mais básica no chuveiro. Como o cabelo ressecado precisa de muita água, essa técnica acaba acentuando a hidratação nos fios.

Feito isso, é hora de usar sua máscara específica para hidratação. Para os cabelos RESSECADOS, confira as MÁSCARAS mais indicadas:

produtos para cabelos secos

máscaras para cabelos ressecados ou secos

Máscaras de hidratação para cabelos ressecados

COMO APLICAR A HIDRATAÇÃO NOS CABELOS RESSECADOS?

Quanto à forma de aplicação da máscara hidratante nos fios, a dica é: separe em mechas de tamanho bem reduzido, para que cada parte do cabelo possa receber bem a hidratação.

Repita esse processo completo uma vez por semana.

Claro, há máscaras mais potentes, mas para quem pretende cuidar dos cabelos com mais frequência, as máscaras indicadas são bastante eficientes. Até mesmo porque de nada adianta você optar por máscaras com mais potencialidade e não aderir a uma rotina de cuidados. O segredo aqui é: frequência. Persista nos seus cuidados semanais para que o resultado final fique cada vez mais satisfatório.

E, durante a semana, quando você não tiver tanto tempo para esses cuidados que demandam mais tempo, use o Yamasterol no chuveiro, deixando agir nos fios por 3 minutos. Será o suficiente para, durante a semana, seus fios retenham a água que precisam durante o dia.

Veja também:

HIDRATAÇÃO PARA CABELOS CACHEADOS

arrow

Os Cabelos Cacheados são os que mais dão trabalho. Mesmo quando se cuida com toda delicadeza e atenção, uma garoa ou uma noite dormida sem o lenço de seda podem resultar em frizz e até mesmo perda da definição.

Para resolver esses impasses que podem pegar qualquer uma de surpresa, é necessário ter sempre um cabelo bem hidratado. Isso porque a água, no cabelo cacheado, tem muita dificuldade de chegar até às pontas, por conta das muitas ondulações de cada fio. E esse é o motivo pelo qual as máscaras hidratantes devem entrar em ação.

A dica para uma boa hidratação feita em casa é buscar por máscaras específicas para esse tipo de cabelo.

máscaras para cabelos cacheados

Máscaras para cabelos cacheados, ondulados ou afros.

Máscara de hidratação para cabelos cacheados

1. Mascara de Hidratação Profunda Heaven in Hair, Deva Curl

2. Mácara de Tratamento All Soft Heavy Cream, Redken.

3. Healing Moisture Moi Moi Hair Masque, L´anza.

4. Máscara de Hidratação Intensa Moroccanoil Hydrating Mask (tampa marrom).

5. Máscara Ultra-Hidratante Matrix Biolage Hydrathérapie.

Elseve Hidra-Max Colágeno

Elseve Hidra-Max Colágeno

Elseve Hidra-Max Colágeno

Pela primeira vez o colágeno, já conhecido por suas propriedades hidratantes e modeladoras sobre a pele, foi incorporado a uma linha de produtos para o cabelo. A sua fórmula de Elsève Hydra-Max à base de colágeno penetra no cacho para atrair e reter a hidratação como um imã por 24 horas.  Ideal para cabelos cacheados a crespos que ficam ressecados e perdem sua forma ao longo do dia.
Colágeno: a tecnologia definitiva para modelar os seus cachos.
Inspirados nos efeitos do colágeno sobre a pele para modelar e reter a hidratação.

Novex Meus Cachos

Novex Meus Cachos

Novex

Creme de Tratamento Ultraprofundo Novex Meus Cachos

Memorizador de Cachos.

Hidrata e define os cachos.

Controla o volume e reduz o frizz.

Ação em 3 minutos.

 


Algumas marcas definiram a cor verde para sua linha de Hidratação e também para produtos específicos para cabelos cacheados. Por isso, busque por máscaras hidratantes com Colágeno, pois ele irá reter a hidratação nos fios e, ao mesmo tempo, irá modelar os cachos. O resultado de uma hidratação com essa substância é a definição do cabelo, além do brilho característico.

Por nenhum motivo você pode abrir mão de hidratar seus cachos, pois além do brilho a hidratação frequente também resultará em maciez e evitará o frizz.

COMO APLICAR A HIDRATAÇÃO NOS CABELOS CACHEADOS?

Após lavar bem o cabelo com seu shampoo e aplicar o Yamasterol amarelinho, separe o cabelo por partes (no mínimo 8). Pegue a máscara com o auxílio da espátula e vá massageado da raiz até às pontas.

Dê mais atenção ás pontas, porque é parte mais necessitada do cabelo cacheado. Assim que aplicar a máscara, prenda as partes dos cabelos com grampos.

Ponha a toalha umedecida com água quente e deixe agir por, no mínimo, 50 minutos. Remova com água corrente. No dia a dia, também vale a dica da Hidratação no chuveiro com o Yamasterol.

HIDRATAÇÃO PARA CABELOS OLEOSOS

arrow

O Cabelo Oleoso tem essa característica porque produz muitas glândulas sebáceas, que são as responsáveis por nutrir a raiz. A oleosidade na raiz é uma proteção capilar natural; no entanto, o excesso é prejudicial.

A oleosidade exagerada nos fios pode ser resultado do uso do shampoo além do necessário. Por isso, se você tem o hábito de lavar sempre os cabelos, evite usar o shampoo para que ele não remova a oleosidade natural dos fios em excesso. Pois, caso isso ocorra, suas glândulas sebáceas passarão a produzir mais oleosidade para compensar essa perda. Não há necessidade de abrir mão do uso do shampoo, apenas modere.

E, em relação à hidratação, é um erro pensar que cabelos oleosos não necessitam desse processo. Dar água aos fios é essencial, pois oleosidade não é sinônimo de hidratação. Todo o cabelo corre o risco de ficar oleoso caso essa proteção natural seja removida.

COMO APLICAR A HIDRATAÇÃO NOS CABELOS OLEOSOS?

  • O primeiro passo para ter sucesso na hidratação capilar é usar shampoos específicos para cabelo oleoso.
  • Feito isso, o próximo passo é a aplicação da máscara hidratante. O cuidado que se deve ter é evitar a raiz, priorizando a partir da altura que vai do meio dos fios até às pontas.

Opte por máscaras com argila na composição. Isso porque esse mineral age renovando o couro cabeludo e eliminando as células mortas em uma espécie de peeling. Isso tudo ao mesmo tempo em que garante a hidratação dos fios. Leia também: Produtos para cabelos oleosos

O resultado proporcionará aos seus fios toda a água que eles tanto necessitam, além de evitar caspas.

HIDRATAÇÃO PARA CABELOS FINOS

arrow

Os Cabelos Finos necessitam de cuidados específicos, pois tendem a ser muito frágeis. Se tratados incorretamente, podem ressecar e até mesmo quebrar. Há pessoas que têm esse tipo de fio por questões genéticas e a característica do diâmetro reduzido é herdada. Mas há aquelas que têm cabelos finos porque as cutículas do cabelo foram destruídas ao longo de processos químicos ou por danos do meio externo. Nesse último caso, uma simples puxadinha resulta na quebra ou até mesmo na formação de pontas duplas, porque o fio pode partir ao meio.

A hidratação é vital para o cabelo fino, pois para ele começar a ganhar força e ser nutrido posteriormente, precisará de reserva de água.

hidratar cabelos finos

Máscaras para cabelos finos.

Máscaras de hidratação para cabelos finos

  • 1.  Moroccanoil Hydration Weightless Hydrating Mask
  • 2. Inoar Mask Home Care Cabelos Finos
  • 3. Chi Nourish Intense Silk Hair Masque For Fine To Normal Hair -  Você encontra para comprar aqui!
  • 4. Kerastase Nutritive Máscara Masquintense Cheveux Fins Irisome - Você encontra para comprar aqui!
  • 5. Natura Liso e Solto
  • 6. Wella Professionals Care Enrich Máscara Hidratante 150ml

COMO APLICAR A HIDRATAÇÃO NOS CABELOS FINOS?

  • Após o uso do shampoo, aplique Máscara Hidratante que (seja específica para hidratação de cabelos finos) nas madeixas ainda umedecidas.
  • Massagear os fios com leves movimentos circulares é muito importante, para evitar danos durante a hidratação. Por isso, usar a ponta dos dedos é uma alternativa. Coloque a touca térmica e deixe durante 30 minutos. No enxágue, certifique-se de que o produto todo foi removido do cabelo.
  • Para finalizar e dar mais volume aos cabelos finos, desembarace mecha por mecha, pois o pequeno atrito causado dará mais encorpamento ao frio. Nesse caso não há problema, pois o frio já estará bem hidratado.

HIDRATAÇÃO PARA CABELOS DANIFICADOS

arrow

Quando os cabelos começam a apresentar aspecto quebradiço, o primeiro pensamento que passa na mente de muitas mulheres é o de cortar. Na verdade, essa não precisa ser a única solução.

Os cabelos quando estão quebradiços podem ser tratados com  hidratações que reconstruam o fio, de dentro para fora. A esse tipo mais radical de hidratação chamamos de “Reconstrução”.

Isso porque a máscara de hidratação reconstrutora não apenas devolve a água dos fios, como também reestrutura a fibra capilar e sela a cutícula. O resultado é de um brilho saudável que demonstra a vitória dos cabelos sobre o aspecto quebradiço.

No entanto, a hidratação reconstrutora não pode ser frequente e deve ser feita, no máximo, 1 vez por mês. O motivo é a queratina, pois na reconstrução dos fios, a máscara hidratante reconstrutora irá injetar queratina no interior da fibra capilar. Se houver excesso de queratina, o fio pode se tornar enrijecido e perder a maciez e definição.

 

mascaras para cabelos danificados, quebradicos ou fracos

Máscaras para cabelos danificados ou fracos.

Máscaras de hidratação para cabelos danificados

  • 1. Loreal Expert Pro-Keratin Máscara Restauradora de Queratina 200g. Você encontra este produto para comprar aqui.
  • 2. Exo Hair Nanotron Mask Professional Hair Restructuring Cream. Você encontra este produto para comprar aqui.
  • 3. Joico Deep Penetrating. Você encontra este produto para comprar aqui.
  • 4. Acquaflora Nutrição Celular Máscara - Tratamento 250g.
  • 5. Dove reconstrução capilar.
  • 6. Avlon KeraCare Intensive Restorative Máscara de Restauração Intensiva. Você encontra este produto para comprar aqui.

COMO APLICAR A HIDRATAÇÃO NOS CABELOS DANIFICADOS?

  • Quando estiver lavando os cabelos com shampoo, todo o cuidado é essencial. Na hora de condicionar com o Yamasterol, aproveite para desembaraçar os fios com os dedos com todo o cuidado, para evitar mais quebra dos fios.
  • Escolha a máscara que seja reconstrutora e específica para cabelos quebradiços. Geralmente essas máscaras tratarão também de fios opacos, e o resultado também proporcionará mais brilho, como uma hidratação comum.
  • Ao aplicar a mecha, massageie com calma, da raiz até às pontas (principalmente da metade do cabelo até o fim). Como o fio está muito quebradiço, o ideal é massagear por cerca de 10 minutos.
  • Deixe-o envolto na toalha umedecida, para evitar qualquer atrito que o fragilize mais (por isso, nesse caso, não é aconselhável o uso da touca).
  • Retire toda a máscara com cuidado e finalize com leave-in.

HIDRATAÇÃO PARA CABELOS COM PROGRESSIVA

Por mais que façamos diferentes tratamentos químicos e saibamos dos riscos, fazemos tudo isso em prol de um cabelo mais bonito, vistoso e elegante. No entanto, embora haja danos, pode-se ficar atenta para que mesmo com química, o cabelo possa ficar saudável e hidratado.

Hidratar cabelos com progressiva é unir o útil ao agradável: seu cabelo estará do jeito que você sempre quis (com a progressiva) e hidratado como ele precisa estar (com a hidratação). Investindo nos produtos adequados para cabelos com progressiva, você poderá manter a saúde dos seus cabelos e prolongar o efeito liso por muito mais tempo.

Produtos capilares para cabelos com escova progressiva ou alisamento

Produtos para cabelos com progressiva.

Produtos para cabelos com alisamentos

COMO APLICAR A HIDRATAÇÃO NOS CABELOS COM PROGRESSIVA

  • Aqui a opção por Máscaras Hidratantes Reconstrutoras também é uma boa opção, pois como no caso do Cabelo Quebradiço, a Hidratação precisa reconstruir o fio por causa dos danos causados pelos procedimentos químicos na extensão dos fios e, inclusive, no interior deles.
  • Dentre as máscaras hidratantes reconstrutoras, opte por aquelas com Queratina na composição, pois essa substância tem papel vital na manutenção da hidratação dos cabelos com progressiva.
  • Nesse caso, usar uma linha específica para cabelos quimicamente tratados é uma opção segura e agradável, pois você não precisará se preocupar em combinar as substâncias para não agredir seus fios. Além disso, usando a linha completa você garante que os efeitos da progressiva nos cabelos possam ser prolongados.
  • Por isso, é essencial ter cuidado ao manusear os cabelos durante a aplicação da máscara. Siga as orientações de separar o as madeixas em mechas bem finas com auxílio de grampos. Também é importante e indispensável o uso da espátula para manusear a máscara, afim de evitar qualquer alteração na composição da máscara. Após aplicar a máscara nas mechas, você pode tanto usar a toalha umedecida com água quente ou a touca térmica para abafar o cabelo. De ambas as maneiras será permitido que as proteínas ajam nos seus cabelos. Deixe abafado por cerca de 40 minutos e só então retire com água abundante.
hidratação capilar em casa

O cuidado após a hidratação capilar

PÓS HIDRATAÇÃO

É importante ressaltar que após a hidratação seus cabelos ainda precisarão de cuidados para que, além de saudáveis, estejam vistosos e bonitos. Por isso, invista em uma boa finalização e não tenha pressa nessa etapa, pois é nessa hora que você definirá como seu cabelo ficará ao final de todo o processo de hidratação.

Nesse caso, dispense o uso do gel para evitar enrijecimento do fio e posterior quebra. O aconselhável é que você use um leav-in (que é um creme sem enxágue) para manter o efeito da hidratação no seu dia-a-dia, além de proteger os fios contra os raios ultravioletas e a poluição do meio externo, que sugam água dos seus cabelos.

Basta seguir o mesmo procedimento da aplicação da máscara: separe os cabelos em mechas e vá aplicando o leav-in, priorizando sempre as pontas. Em caso de cabelos cacheados, ou se quiser um certo volume, vá soltando pouco a pouco os fios. Se você perceber excesso de produto, passe a toalha úmida com cuidados nos fios. O cuidado e muito importante para evitar o frizz.

Ao final, passe um reparador de pontas, que pode ser de silicone. Você sentirá seus cabelos mais hidratados, além de poder externar os cuidados que ele recebeu. Seguindo esse passo a passo para a finalização você será capaz de fazer com que sua hidratação dure por mais tempo.

Hidratação para cabelos: como fazer em casa
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Como combater a oleosidade dos cabelos
Tipos de cabelos cacheados: o guia completo
Tags: , , , , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.