O que é arginina para cabelos?

arginina

A estrutura protéica fibrosa da queratina utilizada nos cabelos é constituída por 21 moléculas de aminoácidos essenciais, que são o ácido aspártico, o ácido glutâmico, a alanina, a arginina, a aspargina, o aspargito, a cisteína, a fernilalanina, a glicina, a histinina, a isoleucina, a gleutamina, a leucina, a lisina, a metionina, a prolina, a serina, a tirosina, a treonina, a triptolina e a valina. Das moléculas de aminoácidos essenciais citadas, a arginina corresponde a 9% da composição, atuando como um dos principais ativos da estrutura protéica fibrosa da queratina utilizada nos cabelos. Mas, quais são os benefícios do seu uso?

Como a queratina pura é recomendada apenas para cabelos detonados, danificados, porosos, elásticos ou secos, ainda por cima de forma esporádica, sob o risco de ressecar os fios ao invés de hidratá-los, os produtos para cabelos disponíveis no mercado da beleza agregam em suas fórmulas uma baixa concentração de alguma das moléculas de aminoácidos essenciais, como, por exemplo, a arginina, que estimula o crescimento de novos fios de cabelo, sendo ideal para quem sofre de quebra capilar ou queda capilar. Estes problemas dos cabelos são ocasionados basicamente por agressões externas, alimentação inadequada, estresse, genética, hormônios, processos químicos ou processos mecânicos.

O cloro, o sal, o sol, a chapinha, o babyliss, o secador, a água, a poeira, os tonalizantes, as tinturas permanentes, os descolorantes e as escovas progressivas são as principais agressões externas, procedimentos químicos e procedimentos mecânicos sofridos pelos cabelos. Somente estes problemas já são capazes de fazer com que os fios sofram quebra capilar ou queda capilar. Os problemas podem piorar conforme a alimentação inadequada, o estresse diário, a genética e os desequilíbrios hormonais. Tudo isso, em conjunto, faz os cabelos perderem os seus níveis naturais de queratina, tornando-se cabelos opacos, ou seja, sem brilho, força, movimento e vida.

Quando um produto com arginina é aplicado nos fios, a substância cria uma película invisível de proteção sob as fibras capilares, que absorvem as moléculas do aminoácido e fortalecem os cabelos, prevenindo, desta forma, os problemas, como a quebra capilar e a queda capilar. Quando estes cabelos estão muito detonados, deve-se fazer um ciclo de hidratação, nutrição e reconstrução, pois chega-se a um estágio em que as fibras capilares não absorvem os aminoácidos essenciais da queratina, impedindo assim a revitalização dos fios. As moléculas de arginina agem das raízes até as pontas dos cabelos, estimulando novos fios a crescerem fortemente.

Os aminoácidos que compõem a queratina, como, por exemplo, a arginina, são tidos como essenciais pelo simples fato de não serem produzidas sozinhas, sem as demais moléculas, pelo corpo humano. Esse é o motivo pelo qual, ao fazer descolorações, escovas progressivas e tinturas, os cabelos não se recompõem sozinhos. Neste ponto, entram em cena os produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores para o tratamento de choque dos fios. As principais fontes de arginina são provenientes dos alimentos, dos quais se destacam: arroz integral, avelã, castanha, farinha de trigo integral, pipoca e uva-passa. Quem quer fortalecer os fios, deve ingerir estes alimentos.

Para saber se os seus cabelos estão quebrando, a partir do comprimento dos mesmos, basta penteá-los secos com cuidado e verificar se os fios estão aparecendo na escova ou no chão. Se deseja saber se os seus cabelos estão caindo, a partir das raízes, basta lavá-los de forma habitual. Quando a estrutura dos fios está alterada por falta de água ou queratina, os cabelos se tornam frágeis, principalmente durante as lavagens, causando a impressão de que você está ficando careca. Mas, na verdade, apenas alguns fios sofreram queda das raízes até as pontas e estão se desprendendo dos demais fios.

O que é arginina para cabelos?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Realinhamento capilar alisa os cabelos?
Os cabelos precisam de queratina mesmo?
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.