in

Como Turbinar A Hidratação? Melhores Nutrientes Para o Seu Cabelo

Como Escolher o Shampoo Certo - Como Turbinar A Hidratação? Melhores Nutrientes Para o Seu Cabelo
Como Turbinar A Hidratação

Como potencializar a hidratação?

Já aconteceu de você comprar uma máscara de hidratação ou nutrição e, ao aplicar nos fios, o resultado não foi o esperado? Ao invés de colocar a máscara no canto, uma opção é adicionar à sua máscara ingredientes nutritivos e hidratantes que farão toda a diferença no resultado.

Existem inúmeros ativos e produtos excelentes que podem turbinar uma máscara, vou listar aqui os mais conhecidos e já citados muitas vezes aqui no site e falar sobre cada uma delas. Bora lá.

Alguns exemplos de substâncias hidratantes incluem:

Alguns exemplos de substâncias nutritivas incluem:

  • Azeite de oliva
  • Óleo de jojoba
  • Óleo de coco
  • Óleo de semente de uva
  • Óleo de abacate
  • Óleo de argan
  • Óleo de tutano

# Óleo de coco

Eu sou fã do óleo de coco há muito tempo. É um óleo altamente nutritivo com centenas de benefícios aos fios e, há inúmeras formas de usá-lo adicionando em sua máscara capilar ou sozinho. Já ensinamos como usá-lo no post >> Como Usar Óleo de Coco No Cabelo: Melhores Formas de Usar, Vídeos

Óleo de coco + misturas

Dê preferência por usar ele misturado com algum outro produto que você já usa normalmente. Você pode usá-lo com o condicionador, ou shampoo, ou uma máscara de hidratação.

Mas é preciso que você faça teste dessas misturas, para que o resultado fique como o esperado.

  🔥HIDRATAÇÃO CAPILAR🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação Capilar
    3. 🔝Cabelo Danificado
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Para fazer sua nutrição capilar em casa do jeito certo pra usar óleo de coco saiba que muito óleo pode dar efeito rebote, e deixar seu cabelo feio e pesado, seja para lavar, tratar ou condicionar. Você pode usa-lo com qualquer um dos produtos, numa dosagem pequena e condizente com o tamanho do seu cabelo.

Converse com o seu dermatologista, que também poderá lhe indicar aonde mais pode usufruir dos benefícios do óleo de coco aliado aos cosméticos.

Hidratação de Café para Cabelos
Hidratação para encorpar os fios
Hidratação Capilar Caseira Para Cabelos Secos

5 formas de usar óleo de coco no cabelo


# Bepantol

Adicionar bepantol à máscara de hidratação, nutre e recupera, principalmente os cabelos que estão sem brilho, danificados pelo efeito de químicas. A combinação dos ingredientes deixa o seu cabelo super macio, hidratado e com balanço natural. Confiram as principais receitas.

> Cauterização Caseira com Bepantol.

Hidratação para cabelo muito ressecado

Embora pouca gente saiba, o chocolate não é somente uma delícia, ele também pode ser usado para hidratar os nossos fios. Esse doce incrível funciona muito bem e garante um brilho incrível. Misture o chocolate em pó solúvel ou cacau em pó com água ou leite.

Dá para turbinar esse composto colocando maisena, açúcar ou mel. Fora isso, é obrigatório usar uma máscara. E lembre que o óleo vegetal pode deixar qualquer hidratação caseira mais potente.

Para finalizar, anote aí essa receita que mistura vários desses ingredientes:

  • – 2 colheres (sopa) de óleo vegetal (azeite de oliva extravirgem, óleo de coco ou de linhaça)
  • – 1 colher (sopa) de máscara capilar ou creme de tratamento
  • – 2 colheres (sopa) de creme de leite ou iogurte natural
  • – 1 colher (sopa) cheia de açúcar (demerara, mascavo ou de coco) ou mel
  • – 1 tampinha de Bepantol líquido (opcional)

 


# Açúcar

O açúcar é um umectante (hidratante) natural, isso porque seus derivados vêm da cana e ajudam na hidratação dos cabelos. A hidratação de açúcar mascavo contém ácido glicólico, que ajuda com que as células da pele se renovem de forma mais rápida e eficiente. A hidratação de açúcar mascavo funciona como um dos mais poderosos esfoliantes, já que suas partículas são ótimas para retirar as células mortas da nossa pele (por isso que após toda esfoliação ficamos com os fios com mais vida). As ótimas propriedades umectantes ajudam a tornar a o couro cabeludo mais suave e macio.

Os ingredientes usados na hidratação com açúcar mascavo são os seguintes:

  • 1- Duas colheres de creme de hidratação capilar;
  • 2- Uma colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 3- Uma colher de sopa de glicerina líquida;
  • 4- Algumas pessoas acrescentam bepantol líquido que também é um grande aliado das mulheres em vários quesitos de beleza, porém o custo desse produto é um pouco alto para algumas pessoas, sendo assim vai de você querer investir um pouco mais na qualidade dos seus cabelos, o resultado com certeza será melhor ainda, mas não é regra, é uma opção sua inserir ele na sua receita ou não, independente dele o resultado com os outros ingredientes já é excelente.

>> Saiba mais em: Hidratação De Açúcar Mascavo ✅ Como fazer, Benefícios


 

# Glicerina

A glicerina, se bem aplicada, é ótima para os fios, pois os deixa mais macios e brilhosos,  mas tem que prestar bem atenção no modo de usar para não obter o resultado inverso.

A glicerina deve ser utilizada em conjunto com máscaras hidratantes, jamais com máscaras reconstrutoras, já que a sua função é absorver a umidade presente no ar e depositá-la nos fios.

Por causa disso, a glicerina só funciona se o cabelo for ativado termicamente, seja com uma touca térmica, com o famoso papel alumínio ou com um vaporizador. Se não “esquentar” os fios, eles ficarão frisados!

A medida ideal é 5 ml, usada com máscara hidratante, no entanto, se tiver outros nutrientes na mistura é recomendado que a quantidade seja menor.

Não pode e nem deve ser feita toda semana, apenas de 1 a 2 vezes aos mês. E a boa notícia é que glicerina é bem baratinha e vende em farmácias ou lojas online. Aprenda abaixo uma mega hidratação com glicerina.

Hidratação caseira Touca de Gesso

Também conhecida como Touca de Gesso, essa hidratação capilar é bastante elogiada. O sucesso vem desde a década de 1940 e garante excelentes resultados tanto para quem tem cabelo liso quanto para as cacheadas.

Quem adere à hidratação com maisena, logo a coloca entre as hidratações caseiras preferidas.

Para incluí-la no seu Cronograma Capilar, basta agendar sua máscara de maisena para o dia da Hidratação.

Para essa receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • – 1 xícara de água filtrada para cabelos lisos ou 1 1⁄2 xícara para cabelo cacheado – 2 colheres de sopa de maisena (amido de milho)
  • – 1 colher de sobremesa de açúcar
  • – 1 colher de sobremesa de glicerina líquida
  • – 1 colher de sopa do seu creme de hidratação (cabelos lisos) e 2 colheres de sopa (para as cacheadas).

Modo de Preparo:

  1. Coloque a água filtrada em uma panela e dissolva a maizena, mexendo bem.
  2. Deixe em fogo brando e continue mexendo até engrossar e adquirir consistência de mingau, só então desligue o fogo.
  3. Aguarde de 5 a 7 minutos, para garantir que a mistura esfrie.
  4. Após esse período, acrescente o açúcar (será esse ingrediente o responsável por deixar os fios mais finos). Mexa bem e vá incluindo o bepantol (ou glicerina) e mexendo.

Por fim, acrescente o seu creme de hidratação e misture até ficar homogêneo. Nessa etapa, seu cabelo já deve estar lavado (seguindo as dicas deixadas no tópico Pré-requisitos para uma hidratação caseira).

Para aplicar a hidratação capilar de maizena nos cabelos, o ideal é separá-lo em mexas bem finas (mesmo se o cabelo for liso) e ir espalhando da metade dos fios em direção às pontas. Só depois, aplique da parte superior dos fios até o meio.

Se o seu cabelo for cacheado, priorize as pontas, pois é a parte do cabelo que mais precisa ser hidratada. Aproveite esse momento em que aplica a hidratação para massagear os fios.

Lembra-se da dica da temperatura, que é ideal para uma boa hidratação?

Aqui é a hora de aplicá-la. Pegue uma toalha e umedeça com água bem quente e, em seguida, envolva essa mesma toalha nos cabelos com a hidratação de maizena. Esse processo facilita a absorção do tratamento pelos fios e potencializa a hidratação.

Deixe agir de 40 minutos a 1 hora e meia, de acordo com a necessidade do seu cabelo. Enxague apenas com água corrente, sem usar shampoo. Quando sentir que retirou toda a hidratação, passe o condicionador para selar os fios.

O resultado será um cabelo definido, com um brilho natural e redução do volume.

Veja mais em >> Hidratações Caseiras Para Cabelos: As Melhores ⬅


# Óleo vegetal

Sabe uma dica muita eficaz que vai garantir uma super hidratação nos seus cabelos? Acrescentando óleo vegetal em sua máscara de hidratação, isso mesmo, qualquer óleo vegetal vai potencializar sua hidratação, deixar seus cabelos nutridos e macios como nunca!

E pra você que tem medo ou preconceito com as famosas receitinhas capilares caseiras, deixa disso mulher!

Já percebeu que muitas das máscaras capilares são a base de óleos? Imagina então usar essa fonte de nutrientes 100% em seus cabelos?

Os óleos conseguem penetrar nos fios profundamente e assim tratá-los de dentro para fora. Eles são [umectantes naturais] que não só reidratam os fios como também mantém a “água” selada dentro da fibra garantindo mais tempo de hidratação. Eu falo mais no post: ÓLEO VEGETAL PARA POTENCIALIZAR MÁSCARAS

O óleo pode ser de azeite, coco, argan, rícino, jojoba, abacate, entre outros, desde que 100% vegetais, sendo assim você garantirá os múltiplos benefícios desses riquíssimos aliados capilares.

Como usar na máscara?

Na hora que for hidratar a juba, a proporção que recomendo pra não “encharcar” de óleo é a seguinte:

*Para cabelos normais: para cada 3 colheres de sopa de máscara, uma colher de chá! Você vai aumentando a proporção conforme a sua necessidade. E se o cabelo for oleoso (que é o meu caso), comece aplicar a partir de três dedos a abaixo da raiz.

*Para cada quimicamente tratados: para cada 2 colheres de sopa de máscara, uma colher de chá! Você vai aumentando a proporção conforme a sua necessidade.

*Para cabelos cacheados: para cada 1 colher de sopa, uma colher de chá. Você vai aumentando a proporção conforme a sua necessidade.

Posso misturar na máscara de hidratação e guardar?

Não recomendo, o certo é fazer a mistura na hora! Porque o óleo oxida e o resultado acaba não sendo o mesmo. Uma vez fiz isso parecia que a minha máscara tinha vencido, ficou com um cheiro forte como se tivesse estragado.

>> Melhores Óleos Vegetais Para Cabelos: Como Usar, Benefícios


# Mel

O mel é um ingrediente que você pode acrescescentar em sua máscara porque tem propriedades emolientes e umectantes; o que o torna um ótimo hidratante para para ajudar a manter seu cabelo bem condicionado e saudável. Os emolientes suavizam os folículos capilares, adicionando brilho aos cabelos opacos. Os umectantes se ligam às moléculas de água, adicionando umidade aos fios secos. Ele também contém muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

✅ Máscara de mel para cabelos secos

  • 4 colheres de sopa de máscara hidratante;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 2 gemas de ovo.

💟 Como fazer:

  1. Misture bem os ingredientes em um recipiente até formar uma consistência cremosa;
  2. Lave os cabelos com shampoo e enxague;
  3. Aplique a mistura nos fios mecha a mecha;
  4. Para potencializar o resultado, use uma touca térmica;
  5. Deixe agir por 20 minutos e enxague.

✅ Máscara de mel para o cabelo áspero e sem brilho

  • 4 colheres de sopa de máscara hidratante;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de chá de rum.

💟 Como fazer:

  1. Misture bem os ingredientes em um recipiente;
  2. Lave os cabelos com shampoo e enxague;
  3. Aplique a mistura nos fios mecha a mecha;
  4. Para potencializar o resultado, use uma touca térmica;
  5. Deixe agir por 30 minutos e enxague.

Veja também:

Condicionador Caseiro com Mel


# Óleo de abacate

O óleo de abacate é muito rico em aminoácidos, que são essenciais para os fios, além de vitaminas, inclusive a vitamina A, importante para o crescimento, e a vitamina C e E, que ajudam na proteção dos fios. Além disso, é rico em minerais diversos e em ácidos graxos, o que garante alto poder hidratante, nutritivo e emoliente.

Saiba mais: Nutrição capilar de Abacate como fazer


# Óleo de Jojoba

É um óleo que possui ação emoliente, restauradora, umectante e estimulante, que nutre e restaura profundamente os fios.

Além disso, doa brilho aos fios, combate a caspa e reduz o excesso de oleosidade do couro cabeludo, vez que regula as secreções glandulares.

✅ Máscara de jojoba para nutrição + brilho

  • 4 colheres de sopa de máscara hidratante;
  • 4 colheres de sopa de óleo de jojoba.

💟 Como fazer:

  1. Misture bem os ingredientes em um recipiente;
  2. Lave os cabelos com shampoo e enxague;
  3. Aplique a mistura nos fios mecha a mecha;
  4. Para potencializar o resultado, use uma touca térmica;
  5. Deixe agir por 30 minutos e enxague.

# Óleo de Rícino

Um outro óleo maravilhoso para você adicionar em sua máscara. Ela vai ajudar a combater diversos males dos cabelos, dentre eles aqueles probleminhas do couro cabeludo como caspa, feridas, alergias.

Por ser antifúngico e antibacteriano, ao passar o óleo vegetal de rícino, há uma limpeza do couro e uma ação para remover todas as bactérias que estão causando quaisquer tipos de males que possam resultar em malefícios para os seus cabelos. Confira o post completo: Óleo Vegetal de Rícino: Como Usar, Benefícios


# Óleo de Oliva

Eis mais uma boa opção para adicionar à máscara. O azeite de oliva contém grandes quantidades de ácidos graxos, além de esqualeno e fosfatídeos, o que garante mais emoliência, evita que os fios embaracem, aumenta o brilho, deixa o cabelo mais macio e evita o ressecamento.

Umectação com Azeite – Como fazer?

 


# Óleo de Argan

O óleo de argan é uma matéria prima rara, o que justifica o seu custo. É que é necessário plantar 100 kg de argania para que haja a extração de um litro do produto. Na hora de adquirir, verifique se a procedência é do Marrocos, pois há marcas que colocam mais queratina do que óleo de argan dentro da embalagem. As principais marcas confiáveis são Oro Fluído e Moroccanoil, mas se você procura algo mais em conta, também existem boas opções nacionais, como a Inoar. São marcas confiáveis que realmente irão nutrir seus fios. Existem opções mais em conta no Mercado Livre, AliExpress, entre outros.

✅ Máscara de argan para menos aspereza, maleabilidade e brilho

  • Para potencializar a máscara, basta adicionar 8 gotas de óleo de Argan para cada 4 colheres de sopa de máscara.

💟 Como fazer:

  1. Misture bem os ingredientes em um recipiente;
  2. Lave os cabelos com shampoo e enxague;
  3. Aplique a mistura nos fios mecha a mecha;
  4. Para potencializar o resultado, use uma touca térmica;
  5. Deixe agir por 30 minutos e enxague.

Além disso, tendo todas as especificações em vista, a forma tradicional de usar o argan é como finalizador. Para usar o óleo de argan corretamente, você deve massagear algumas gotas na palma das mãos, aplicando o produto ativado com o calor das mãos no comprimento e nas pontas dos seus cabelos.

Evite sempre as raízes, pois o argan trata-se de um óleo e as raízes não precisam ficar ainda mais oleosas.

O produto em questão é ideal para repor aminoácidos essenciais nos fios com as escamas abertas. Uma dica é utilizá-lo antes de aplicar um produto de selagem das cutículas para reter os nutrientes.

Como resultado: menos aspereza, indisciplina, opacidade, quebra e volume.


# Óleo de Andiroba

Agora vou falar de um óleo da Amazônia, o óleo de andiroba! Ele é rico em ácido palmítico, ácido oleico, ácido linoleico, ácido mirístico, taninos e vários outros ativos preciosos para os fios. Estes nutrientes faz desse um óleo altamente hidratante, nutritivo e emoliente, que pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, sendo mais indicado, contudo, para cabelos crespos, cacheados, afro, danificados e super ressecados, que são mais secos.

Os benefícios imediatos do óleo de andiroba são:

  • Mais brilho
  • Mais Maciez
  • Sedosidade
  • Nutrição
  • Hidratação
  • Controle do Frizz
  • Recuperação das pontas espigadas

💟 Como usar:

Na umectação; para quem não sabe ainda, a umectação é um processo super fácil de fazer que garante a nutrição dos fios. A umectação “simples” é feita aplicando uma pequena quantidade do óleo de mecha em mecha, sem encostar na raiz, deixando agir por uma hora e lavando como de costume em seguida. Esse procedimento pode ser feito uma vez na semana.

Quem tem cabelos oleosos pode fazer o procedimento apenas nas pontas. E, quem sofre com pontas espigadas pode fazer a umectação “simples” nas pontas todos os dias antes de lavar os fios.

Para potencializar a máscara hidratação:

  • Para potencializar a máscara, basta adicionar 1 colher de sopa de óleo de andiroba para cada 3 colheres de sopa de máscara.

💟 Como fazer:

  1. Misture bem os ingredientes em um recipiente;
  2. Lave os cabelos com shampoo e enxague;
  3. Aplique a mistura nos fios mecha a mecha;
  4. Para potencializar o resultado, use uma touca térmica;
  5. Deixe agir por 20 minutos e enxague.

As meninas de cabelos muito cacheados, muito crespos e muito volumosos podem misturar três gotinhas desse óleo na hora de aplicar o leave-in para ajudar a manter os fios “domados” e mais brilhosos.

Onde Comprar?

Várias lojas virtuais ou lojas de produtos naturais vendem, mas verifiquem se é óleo vegetal 100% puro! Ele é barato e 100 ml, que rende muito.


 

Mais dicas sobre hidratação, nutrição ou reconstrução:


Essa é minha dica de hoje 💟. Espero que tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
 Curtam, comentem e compartilhem o nosso canal.

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

O que você achou? Vote

72.4k Pontos
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0
Como Escolher o Shampoo Certo 2 4 - Lavar O Cabelo Com Sabonete Estraga O Cabelo?

Lavar O Cabelo Com Sabonete Estraga O Cabelo?

Como Escolher o Shampoo Certo 3 1 - Como É Feito O Alongamento De Cílios?

Como É Feito O Alongamento De Cílios?