Cronograma Capilar Caseiro – Vídeos e Passo a Passo

Cronograma capilar caseiro

Fios saudáveis e bonitos são o maior sonho de todas as mulheres e não sem razão uma parte considerável da renda é investida em bons produtos para cabelos. Tudo para deixar as madeixas com brilho, nutridas e cheias de vida. Por isso que o cronograma capilar caseiro é a melhor opção pra você.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil. Com uma profusão de tratamentos e técnicas que se valem de produtos químicos, além do nosso tempo instável, que retira toda a umidade dos fios, o resultado podem ser cabelos fragilizados, quebradiços, ressecados, que precisam de um verdadeiro choque para a recuperação. Uma das boas soluções é o cronograma capilar caseiro, um tratamento que tem se popularizado entre famosas e celebridades, por ser um planejamento ao mesmo tempo simples e com a ótima promessa da volta de fios maravilhosos. Ele hidrata, nutre e  reconstrói os fios. Saiba mais: Recupere seus Cabelos com o Cronograma Capilar – O que é?

Cabelos lindos e saudáveis têm de passar pelo cronograma capilar caseiro

Cronograma Capilar como fazer
Cronograma Capilar Caseiro: Vídeos + Guia Completo

O cronograma capilar, de fato, é um tratamento eficaz que tem como principais objetivos a hidratação, a nutrição e a reconstrução dos fios. Mas todo cabelo tem sua própria identidade, então, o melhor a fazer é procurar um especialista para saber exatamente como lidar com os seus. Vamos explicar porque talvez você tenha que enfatizar mais uma fase do que outra, explicando como funciona cada passo do cronograma capilar caseiro.

  • O primeiro tratamento é o da hidratação. A princípio, todos os fios requerem hidratações por causa das agressões do tempo, para aqueles que não utilizam química, e por causa dos tratamentos agressivos para pessoas que passam por constantes colorações, alisamentos, relaxamentos e escovas progressivas. Hidratar significa repor a água nos cabelos e também os emolientes e deixar os fios mais maleáveis, resistentes e brilhantes.
  • A nutrição funciona de maneira diferente. Ela é uma reposição lipídica que nada mais é do que devolver aos fios a saúde após tratamentos como colorações e químicas. Uma boa nutrição resulta na reparação dos danos das cutículas dos cabelos e fios mais estruturados.
  • Já a reconstrução é um processo poderoso porque, como o próprio nome indica, ele ajuda na restauração dos fios com produtos que têm proteínas, aminoácidos e minerais. É a reposição da massa perdida. O resultado é imediato com fios recuperados em sua textura e também mais fortes.

Cronograma capilar caseiro passo a passo

  • O primeiro cronograma capilar pode ser feito em quatro semanas. Sim, daqui para a frente podem ser vários, basta você analisar seus cabelos e se sentir necessidade, iniciar novamente um novo ciclo. Dê uma pausa de pelo menos 15 dias para iniciar novamente o cronograma. Nesse período, evite tratamentos radicais dos seus cabelos como as químicas, colorações ou o uso constante de chapinhas e secadores. Lembre-se que você está querendo tratar os fios e não destrui-los mais ainda.
  • É preciso saber, primeiramente, que três passos serão feitos em todas as quatro semanas, com uma alternância de tempo de dois em dois dias, considerado o período ideal. É preciso ficar atento ao que seu cabelo necessita. Se estiver fraco, a indicação é hidratação, nutrição e reconstrução. Se faltar maleabilidade às madeixas, aumente a nutrição e, se estiverem secos, o melhor é fazer mais hidratações. Nada impede, porém, que você inicie cada semana com a hidratação, depois a nutrição e finalize com a reconstrução.

Vamos, aqui, dar o exemplo para os cabelos extremamente fragilizados, com um ciclo completo na primeira semana com os três tratamentos.

  • Na hidratação, lave os cabelos com um shampoo e condicione. Depois, é só aplicar a máscara hidratante. Os resultados são cabelos que retêm mais água e mais fáceis de pentear.

Como montar Cronograma Capilar

Cronograma Capilar passo a passo Stop 1 Stop 2 Stop 3
Primeira semana 1º Hidratação Hidratação Nutrição
Segunda semana 2º Hidratação Hidratação Nutrição
Terceira semana 3º Hidratação Hidratação Reconstrução capilar
Quarta semana 4º Hidratação Hidratação Nutrição

A eficiência do cronograma depende de seguir todos os passos

A nutrição O segundo passo, a nutrição, é feito com produtos próprios para esse fim, que tem proteínas hidrolisadas, óleos como o de coco, uva, manteigas. Todos esses componentes resultam em máscaras mais densas, que agem profundamente fazendo a reposição lipídica que falamos anteriormente.
Reconstrução Na reconstrução, é preciso prestar atenção de como estão seus fios – quebradiços, ressecados, porosos e comprar máscaras específicas para esse fim. Mas, é preciso ressaltar que a queratina e o colágeno são elementos importantes em todas as reconstruções.
Tempo Quanto ao tempo de cada passo, siga as instruções dos fabricantes dos produtos. A quantidade vai depender das necessidades dos seus fios, do tamanho e também do volume. O ideal é que, ao fazer o tratamento na primeira semana, você poderá medir essa quantidade e ir ajustando esses detalhes na sequência dos passos.

O ciclo

Segunda semana 2º Na segunda semana, faça novamente a hidratação, mas como já houve a reconstrução no ciclo anterior, faça mais duas nutrições.
Terceira semana 3º Na terceira semana, com os cabelos bem mais fortalecidos, faça duas hidratações de dois em dois dias e complemente com uma nutrição.
Quarta semana 4º Na última semana, já com os cabelos mais maleáveis, fortes e brilhantes, o melhor é fazer três hidratações para manter os tratamentos iniciados no princípio do cronograma.

arrow

Cronograma capilar produtos

A indústria de produtos mundial e também a brasileira tem ótimos produtos para hidratação, nutrição e reconstrução para todos os bolsos. E o melhor é que com ótimos resultados. Aqui, damos algumas dicas dos melhores produtos para cada etapa do tratamento.

Hidratação Cronograma capilar  caseiro

arrow
Natura Plant Máscara de tratamento quinoa
Natura Plant Máscara de tratamento quinoa
  • Natura Plant Máscara de tratamento hidratação – com sérum concentrado de quinoa, esse produto recupera os fios e ajuda a selar a cutícula.

Joico Moisture Recovery
Joico Moisture Recovery - shampoo, condicionador e máscara.

Matrix Biolage Aqua Immersion
Matrix Biolage Aqua Immersion
  • Matrix Biolage Aqua Immersion – como o próprio nome indica, esse é um dos produtos que garantem alta hidratação aos cabelos.

Máscara Bio Extratus Verão
Máscara Bio Extratus Verão
  • Máscara Bio Extratus Verão – indicada para cabelos fragilizados por sol e praia, essa linha agentes quelantes ideais para a hidratação, que são melhor absorvidos pelos fios.

arrow

Cronograma Capilar caseiro Nutrição

Nutriente Hair Laces and Hair
Nutriente Hair Laces and Hair
  • Nutriente Hair, da linha Laces and Hair que tem multivitaminas para a nutrição dos fios.

Rigen, da Alfaparf, é um creme nutritivo
Rigen, da Alfaparf
  • Rigen, da Alfaparf, é um creme nutritivo que tem como principal composição as proteínas do leite ideais para devolver a saúde aos seus cabelos.

Você encontra a linha completa da Rigen Alfaparf aqui! 


Máscara Macadamia Natural Oil
Máscara Macadamia Natural Oil

 

  • Máscara Macadamia Natural Oil, que é formulada com óleos de argan e macadâmia ajuda a nutrir e revitalizar os fios fragilizados.

  • Repair Treatment, da Keune, é outra máscara que tem óleos de silicone e de argan orgânico que nutrem e devolvem o brilho às madeixas.

arrow

Reconstrução Capilar

Linha Midollo di Bamboo, da Alfaparf
Linha Midollo di Bamboo, da Alfaparf
  • Linha Midollo di Bamboo, da Alfaparf, é composta por oito produtos que têm como principal formulação o extrato de bambu e também o mineral silício para reestruturar os cabelos.

Você encontra a linha completa da Linha Midollo di Bamboo, da Alfaparf aqui! 


Máscara de reconstrução instantânea da Absolut Repair, da L’Oreal
Máscara Absolut Repair L’Oreal,
  • Máscara de reconstrução instantânea da Absolut Repair, da L’Oreal, é um verdadeiro coquetel de reconstrução dos fios com ácido lático, phyto-keratin, ceramidas e lipídios.

Reconstrução completa, da marca Dove, possui a tecnologia Vital Keratin
Reconstrução completa, da marca Dove, possui a tecnologia Vital Keratin
  • Reconstrução completa, da marca Dove, possui a tecnologia Vital Keratin que tem como principal objetivo reconstruir profundamente os fios.

arrow

Cronograma capilar para cabelos com química

A princípio, os cabelos com química ficam mais ressecados pelos inúmeros processos como colorações, escovas progressivas, alisamentos, relaxamentos e outras técnicas. Esse tipo de cabelo, geralmente, sofre dos três principais problemas que são falta de hidratação, perda de muitos nutrientes não só pelo processo em si, mas também pelo uso constante de secadores e chapinhas. O resultado é um cabelo sem vida, que precisa ser reconstruído fio a fio.

Cronograma capilar para os cabelos com química, o passo a passo

Para os cabelos com química, o passo a passo, inclui na primeira semana hidratação, nutrição e reconstrução. Na segunda semana, nutrição, hidratação e nutrição. Na terceira, hidratação, nutrição e reconstrução. Na última, hidrataçãohidratação e nutrição. Sempre respeitando um tempo de dois dias para cada uma das etapas.
1º semana hidratação nutrição reconstrução
2º semana nutrição hidratação nutrição
3º semana hidratação nutrição reconstrução.
4º semana hidratação hidratação nutrição
arrow

Cronograma Capilar Hidratação

Sabe qual é o principal indício de que um cabelo está desidratado? É o arrepiado e dificuldade dos fios em reterem a água. Eles secam rapidamente e ficam com a aparência palha. O resultado pode ser queda e quebra das madeixas. Por isso, a hidratação é tão necessária no cronograma capilar porque, através de produtos hidratantes os cabelos vão recuperar a reposição hídrica, tão necessária para a sua beleza.

  • A princípio, em algum momento da vida, os seus cabelos vão precisar de hidratação, mesmo se não passaram por qualquer tratamento químico. Tudo porque as variações do clima – é sempre bom lembrar que nosso cabelo é o escudo do couro cabeludo contra os nocivos raios solares –, a acidez da água de lavagem, com cloro, e as agressões como fumaça e outros componentes que estão no ar, podem levar os cabelos a perderem água.

O estresse da vida moderna e também a utilização de medicamentos de forma constante podem provocar desidratação nos cabelos. Por isso, esse é um dos processos primordiais do cronograma capilar.

  • Muitas pessoas se perguntam se existe um modo correto de hidratação. Sim, existe. Em primeiro lugar, shampoos e condicionadores devem ter essa especificidade, de hidratar, para complementar a máscara de tratamento. E, ao passar o produto nos cabelos, é preciso utilizar uma técnica que se chama enluvamento. Nela, os fios são separados por mechas e o creme é repassado diversas vezes em cada mecha, passando as mãos repetidas vezes de cima para baixo. Essa ação ajuda os cabelos a reterem todas as substancias da máscara.

E nunca se esqueça de algumas dicas para que a hidratação fique perfeita. A água do chuveiro nunca deve ser quente, porque tudo o que pode ocorrer é uma irritação no couro cabeludo e o surgimento das temidas caspas. E por mais que seja tentador deixar um pouquinho do produto nos cabelos após o tratamento, esse pode ser um erro que vai resultar em cabelos pesados e também oleosos.

arrow

Cronograma capilar caseiro nutrição

Não por acaso o sinônimo de nutrição significa alimentar, sustentar, revigorar. É exatamente isso que essa parte do cronograma capilar vai fazer aos seus fios, alimentar os cabelos do que eles mais precisam quando estão muito porosos, ressecados e sem vida. Ao acabar de fazer a hidratação, se não houver uma nutrição que reponha todos os lipídios perdidos pelos cabelos – que são os óleos, as ceramidas, em poucos dias, os cabelos ficarão com o mesmo aspecto que estavam antes do primeiro tratamento.

A nutrição pode ser feita de duas maneiras. A primeira é com óleos como o de girassol, o de coco, e manteigas como a de karité, de cupuaçu, de manga e tantas outras. A segunda é com cremes específicos que contenham todas essas substâncias.

  • O processo é bem fácil e se parece com o da hidratação. Se for passar óleos e manteigas, separe os cabelos por mechas e passe em cada uma delas.  Pode-se ficar de 30 minutos a uma hora e depois enxaguar com condicionador até retirar todo os resíduos do óleo dos cabelos.

No caso das máscaras, faça o mesmo processo realizado durante a hidratação e enluve os fios pacientemente. O tempo de ação do produto vai depender do que é indicado pelo fabricante. Depois é só fazer o enxague de todo a máscara.

Dica:

Para tornar sua máscara ainda mais nutritiva, misture um pouco de óleo vegetal à quantidade costumeira da máscara.

Recomendo óleo de Coco e/ou Azeite de Oliva Extra Virgem.

 

arrow

Cronograma Capilar caseiro