Matização capilar

Sobre Bruna Giese

Apaixonada pela escrita, formada em Letras e redatora nas mais diversas áreas existentes, com um foco ainda maior quando o assunto é moda e cuidados femininos.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Falar com a blogueira: blogueira@patricinhaesperta.com.br / contato@patricinhaesperta.com.br

Sugestão de pauta: redacao@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Comercial: marciovazquez@mulhernetwork.com.br

comercial@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Assuntos gerais: nvx@mulhernetwork.com.br

Matização capilar

Com tantas tendências sedutoras, é quase impossível resistir em alterar a cor dos cabelos. Então, você sai do salão radiante e com o cabelo do jeitinho que sonhou. Os dias passam e a realidade dos cabelos vai mudando. O loiro platinado divo já está mais para espiga de milho, e sem matização capilar já esta mais para amarelado, e o ruivo, em seu então melhor tom cenoura: alaranjado.

Obviamente, ninguém quer desfilar por aí com esses looks, mas o que fazer? Repetir o processo no salão? É aí que entra a matização capilar. Ela vem pra resolver esses problemas de uma forma rápida e fácil.

O que é matização capilar?

Um exemplo clássico da matização capilar é a realizada no fim das luzes no salão. Ela é feita para conseguir se chegar ao loiro desejado quando o descolorido não apresenta a nuance esperada. O processo consiste em neutralizar, acrescentar ou intensificar alguma cor para se chegar a um determinado tom almejado.

A técnica pode ser uma aliada em quatro situações: para realçar a cor do cabelo, para manter a intensidade da mesma, eliminar uma cor indesejada de um cabelo claro ou ainda, retirar manchas quando se tem a intenção de fazer uma nova coloração, para que ela seja recebida uniformemente pelo cabelo.

Portanto, a matização capilar pode ser considerada uma maneira de renovar o visual de forma rápida. Além disso, ela preserva a coloração, interrompe a oxidação dos fios que é a causa do desbotamento e ressecamento, além de garantir luminosidade. Um super truque, não é mesmo? Mas para que o resultado seja bom é preciso acertar na cor aplicada e no processo de aplicação. Vem com a gente, que te contamos como fazer.

Quais os melhores produtos pra usar na matização capilar?

O segredo para o sucesso da matização capilar é a escolha de um bom produto e na cor certa para atingir a nuance correta. Você pode usar tonalizantes, tinturas permanentes ou produtos especializados chamados matizadores.

Tenha em mente que a matização capilar não consiste na reaplicação do tonalizante em todo o cabelo, tendo um tempo de aplicação bem reduzido, no máximo 20 minutos. Os mesmos consistem em tinturas temporárias que permanecem no fio por aproximadamente oito lavagens.

O uso de tinturas permanentes se assemelha a dos tonalizantes quando temos o propósito de matizar, entretanto, devemos associá-la a água oxigenada. Uma opção bem mais agressiva ao cabelo do que a anterior, já que para agir abre muito as cutículas do cabelo e promove um maior ressecamento.

Já o matizador é responsável por remover o famoso tom alaranjado dos loiros. Ele cumpre esse papel em dois diferentes momentos: ao fim do processo de descoloração do cabelo, para abrir tons neutros no clareamento de tons escuros, e para corrigir o processo de oxidação, responsável pelo aspecto laranja adquirido pelos loiros no dia a dia. A vantagem dessa técnica é a praticidade, feito normalmente com shampoos compostos por pigmentos roxos ou azulados, e pode ser feito em casa.

Como é feita a matização capilar em casa?

Qualquer que seja o produto que escolheu, o procedimento deve ser realizado no comprimento e nas pontas, por igual.

Aplique o produto escolhido de acordo com as instruções do fabricante nos fios. A substância será absorvida em poucos minutos, e realçará a cor se o cabelo estiver sido pintado recentemente, ou vai eliminar o tom indesejado que você está querendo retirar. Após o tempo indicado pelo fabricante, retire o produto, também da forma sugerida.

Use produtos com pigmentos azuis para todas as cores de cabelo, com intenção de intensificar o brilho. Já os pigmentos violetas são restritos as loiras, pois sua principal função é restaurar a cor original, vetando o efeito da oxidação e removendo o alaranjado, amarelado e esverdeado dos cabelos.

Caso a técnica utilizada peça o uso de oxidante, para cabelos loiros utiliza-se o de 10 volumes, e para ruivos, vinte volumes.

Qual o tempo de pausa para matização capilar?

O certo é que o processo seja repetido a cada vinte dias ou mais, mas vai depender do seu cabelo. Tanto se ele já está precisando ou se ele vai aguentar mais produto. Faça o teste antes.

Quais os cuidados da matização capilar?

O principal deles é escolher o produto correto para que a cor desejada seja atingida, e não realce ainda mais tons no mínimo, estranhos. Já imaginou terminar a matização capilar com cabelo esverdeado? Isso pode acontecer, e acredite, acontece. Se você aplicar um matizador azul em um cabelo amarelado, o resultado será fios verdes na certa. Lembra-se da professora do primário: azul com amarelo resulta em? Verde.

Então, caso não seja expert da colorimetria e colar da estrela que ensina um pouco da técnica não esteja surtindo efeito, procure um profissional.

Não utilize técnicas caseiras. O controle sobre o tom será precário e sabe Deus de que cor esse cabelo pode ficar. Esquece a violeta genciana e deixa as beterrabas da sua mãe quietas na geladeira. Não é boa ideia.

Todo processo químico, desgasta os fios, portanto é preciso tratar tanto preventivamente quanto posteriormente ao processo. Invista nisso, não adianta a cor estar certa e o cabelo sem vida.

Matização capilar com tratamento

Matização Capilar

Matização Capilar

Se você quer matizar os cabelos em casa e ao mesmo tempo tratá-los no dia a dia de forma prática e sem erros, temos uma boa notícia para você. Existe no mercado produtos que atendem a exatamente essa demanda. Indicamos alguns produtos imbatíveis para não errar no tom.

A linha Schwarzkopf Bc Bonacure Color Freeze Silver, cuida dos cabelos enquanto matiza. O kit contém shampoo, condicionador e máscara de tratamento e cuida até mesmo de cabelos grisalhos. Limpa profundamente desde o couro cabeludo até as pontas dos fios, dando brilho intenso e tratamento adequado às madeixas.

Indicamos também o kit Color Endure Violet da Joico. O shampoo e condicionador podem ser usados até duas vezes por semana. Deposita gradualmente no cabelo uma quantidade equilibrada de pigmento violeta. Ao mesmo tempo trata, restaura e condiciona.

O terceiro produto que indicamos é o Loreal Expert Color Corrector Blondes Creme matizador. O creme antiamarelamento, também pode ser facilmente aplicado em casa. O resultado é a revitalização das madeixas, com aspecto de recém-saído do salão. A fórmula conta com ativos poderosos que simultaneamente condicionam os fios.

É do que precisamos, não?

Quais os cuidados com a matização capilar no verão?

O calor, o cloro e o sal são vilões de todos os tipos de cabelo. Entretanto os loiros exigem cuidados especiais, pois podem até mesmo ficar esverdeados no fim de um verão bem aproveitado. Portanto, proteger os fios é providencial. Tenha em mãos um leave in com protetor solar. Ao entrar no mar ou piscina, sempre molhe o cabelo antes e enxágue-o em água doce logo após, não espere chegar em casa. Utilize shampoos livres de sulfato. E não deixe de aproveitar nada que o verão tem a oferecer, linda e loira!

Sobre Bruna Giese

Apaixonada pela escrita, formada em Letras e redatora nas mais diversas áreas existentes, com um foco ainda maior quando o assunto é moda e cuidados femininos.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Falar com a blogueira: blogueira@patricinhaesperta.com.br / contato@patricinhaesperta.com.br

Sugestão de pauta: redacao@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Comercial: marciovazquez@mulhernetwork.com.br

comercial@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Assuntos gerais: nvx@mulhernetwork.com.br

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO