Qual é a finalidade do mix corretor?

mix corretor
Qual é a finalidade do mix corretor?

Na hora de clarear ou escurecer os cabelos, surgem reflexos indesejados, sendo os mais comuns o amarelado, o alaranjado e o avermelhado. Ocorre que as madeixas castanhas ficam desta cor devido à presença de três cores primárias em sua estrutura: o amarelo, o azul e o vermelho. Ao clarear os fios, são revelados reflexos amarelados e alaranjados. Na hora de escurecer os fios, são revelados reflexos avermelhados. Para neutralizar as nuances indesejadas, não é necessário descolorir os cabelos ou tingi-los novamente. Basta utilizar corretamente um tipo de tonalizante que é o mix corretor.

Qual é a finalidade do mix corretor?

A finalidade do mix corretor é matizar reflexos indesejados após a descoloração e a tintura, salvando ainda os cabelos ao longo do tempo, já que a cor oxida por causa de procedimentos químicos, agressões externas e calor térmico, resultando na nuance amarelada, alaranjada ou avermelhada. Contudo, é preciso entender bem as regras de colorimetria antes de aplicar o produto nas madeixas, evitando, desta forma, tingir os fios ao invés de matizá-los, erro que é muito comum entre as mulheres. O mix corretor é utilizado em conjunto com a tintura permanente, mas quem faz descoloração, deve utilizá-lo separadamente com água oxigenada.

O mix corretor sozinho não faz efeito algum, mas, no caso da descoloração, só faça a matização logo após o clareamento se sentir que as madeixas vão suportar a aplicação do produto misturado com água oxigenada. Do contrário, você pode utilizar um shampoo tonalizante temporário, que não possui amônia entre os seus ingredientes. Para o produto não agredir as fibras capilares, é necessário respeitar as dicas, a proporção e o tempo de ação, evitando ainda que os seus cabelos fiquem com uma tonalidade diferente do que é almejado. É que, se ficar muito tempo agindo, seus cabelos podem ficar coloridos.

O fato do colorido é porque o mix corretor não especifica o que é indicado para cabelos loiros e o que é indicado para cabelos castanhos. O produto é comercializado em cores, como, por exemplo, o verde, o azul, o violeta, o cinza, o, o laranja, o vermelho, o amarelo e o rosa. Para neutralizar um reflexo indesejado, você deve identificar qual é a cor deste reflexo e aplicar o mix corretor na cor contrária, de acordo com a tabela de colorimetria. Neste caso, por exemplo, os cabelos loiros platinados ficam amarelados e pedem mix corretor violeta para ficarem acinzentados.

Já se os cabelos são loiros dourados, que ficam alaranjados, os mesmos pedem mix corretor azul para ficarem beges. Nunca se deve usar tonalizante da mesma cor que as madeixas caso a sua intenção seja neutralizar um reflexo. É que, neste caso, o mix corretor acaba avivando o tom, sendo ideal para outros casos. Quem possui os cabelos ruivos, por exemplo, gosta de avivar o tom e não de matizá-lo. Para isso, utiliza-se o mix corretor laranja ou vermelho. Mas, se a intenção é diminuir a intensidade do ruivo, basta usar o mix corretor verde, que deixará os cabelos marrons.

A proporção da mistura do tonalizante mix corretor com a tintura permanente é a mínima possível. Geralmente, apenas duas colheres pequenas do produto é suficiente para oferecer o resultado desejado. Apesar da embalagem indicar até trinta minutos de tempo de pausa, o olhômetro é o melhor indicador. No caso dos cabelos platinados, em menos de cinco minutos os cabelos atingem a matização desejada. Na insistência de usar o produto por mais tempo, as madeixas podem acabar chumbando, ou seja, ficando verdes ao invés de acinzentadas. Entre as mulheres, o efeito chumbado também é chamado ironicamente pela famosa cor de rato.

Qual é a finalidade do mix corretor?
4.8 (96%) 10 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. Qro tirar o amarelado do meu cabelo. Consigo tonalizar com uma tinta loira e um 7000 da alfaparf? Sem alterar o fundo do meu cabelo… Obrigada! ?

  2. Viviane Martins de Oliveira disse:

    Olá, meu cabelo está acobreado e avermelhado, então tenho que usar o mix corretor azul e verde. Mas não sei onde achar esses mix para comprar! Alguem pode me informar…

  3. celia regina de almeida soares disse:

    Oi boa noite .eu gostaria de ter meu cabelo marrom ..mas já descolori deixei o fundo de clareamento laranja ..depois passei a tintura louro médio acinzentado com corretor azul e as mechas ficaram algumas quase que cinzas outras meio vermelhas ..não consigo obter um marrom bonito e tbm aqui não encontro o mix corretor verde para neutralizar o vermelho ..pois quero meu cabelo marrom chocolate ..obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.