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Alimentos para a perda de peso

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Alimentos para a perda de peso

O que comer para perder peso

Parece até um paradoxo falado assim, mas comer pode te ajudar a perder peso. Como? É simples. O seu corpo precisa de substâncias, nutrientes e vitaminas para se manter saudável, com energia, e, para isso, você pode optar por dois caminhos óbvios: fazer uma alimentação saudável, com produtos que ajudam na perda de peso e na queima de gordura, e que devem ser os mais naturais possíveis, ou optar justamente pelo contrário, com comida pouco saudável, cheia de gordura, sódio, farinhas brancas que vão tornar o seu regime um verdadeiro tormento.

Vamos dividir os alimentos pelos que são naturalmente menos calóricos. Quer um exemplo: verduras, legumes, frutas têm valor calórico baixíssimo, e isso significa que comer à vontade pode significar quilos a menos. O porém é que precisamos de proteínas e carboidratos para sobrevivermos, porque só assim teremos disposição para o nosso dia. As proteínas são essenciais porque ajudam o corpo a estruturar todas as suas células. Elas são macronutrientes que não só reparam como também constroem nossos tecidos, produzem os principais hormônios do nosso organismo, além de ajudar na aceleração do metabolismo.

Já o carboidrato é a nossa fonte de energia. Sim, aquela disposição para fazer diferentes tarefas, exercícios físicos e dar conta da rotina se devem, e muito, ao carboidrato. Muita gente exagera e resolve, de uma só vez, cortar todo o carboidrato da dieta. Fuja dessa opção.

Há, ainda, os alimentos termogênicos, que aceleram o nosso metabolismo porque aumentam a nossa temperatura corporal. Além de ajudar a emagrecer, eles podem favorecer diversos benefícios ao nosso corpo.

Veja alguns dos alimentos que ajudam na perda de peso

Frutas:

Abuse do consumo de frutas. Temos uma diversidade enorme de frutas em nosso país que são ótimas para perder peso, quando associadas a uma dieta saudável. Há as frutas cítricas como a laranja, o limão, a lima, o morango, o kiwi, o abacaxi, a tangerina, a toranja, que têm poucas calorias. O principal benefício é a alta concentração de vitamina C, ótima para a formação de colágeno.

Há também as frutas hidratantes, como o melão, a melancia, o morango, o caju, a tangerina, são ótimas fontes para a sua hidratação diária, além de serem fontes de vitaminas e minerais como magnésio, zinco, potássio e fósforo, entre inúmeros outros.

Também aproveite os benefícios das frutas antioxidantes, que combatem os terríveis radicais livres. São elas uvas, frutas vermelhas, frutas cítricas, que não só ajudam a manter a beleza e a saúde do seu corpo, como também melhoram a circulação.

Não se esqueça da banana, que além de acelerar o nosso metabolismo, é fonte de energia e com altos teores de potássio, além de inúmeras vitaminas e minerais.

Legumes

Os legumes são essenciais na dieta porque são fontes de fibras e vitaminas e nutrientes essenciais. Não deixe fora do prato beterraba, cenoura, nabo, rabanete, repolho, couve-flor, cebola e abobrinha.

Vegetais

Há uma profusão de bons vegetais para fazermos não só saladas como também consumir de forma refogada. Escolha folhas como chicória, agrião, alface, rúcula, espinafre, couve.

Alimentos termogênicos

Esses alimentos são ótimos porque permitem uma queima maior de calorias, já que aumentam a temperatura corporal. Dentre as suas várias escolhas, há pimenta, canela, óleos de coco e de cártamo, gengibre, chá verde, mostarda, alimentos com cafeína e até mesmo guaraná. Mas, cuidado com esses últimos. Em excesso, podem provocar insônia e problemas para quem tem doenças cardíacas.

Grãos

Quando se fala em grãos, não podemos deixar de fora o mais popular, o feijão, que é ótimo. O melhor é que temos uma imensa diversidade de tipos. O preto, por exemplo, possui alta taxa de proteínas, enquanto o vermelho tem fibras e também o chamado amido resistente, que não afeta em nada a glicemia. Já o tipo branco, tem amido resistente, carboidrato e estimula o metabolismo para a perda de peso.

Outro grão essencial é a quinoa, que ajuda na sensação de saciedade, além de ser rica em proteína.

Cereais

Esse tipo de alimento é ótimo porque tem altas taxas de fibras, que não só ajudam no funcionamento do nosso sistema digestivo, como também contribui para a sensação de saciedade. Entre os melhores estão a aveia, que tem amido resistente e carboidrato e ajuda a queimar caloria.

Outro cereal que ajuda a enxugar a gordura e resulta na perda de peso é a chia, que é múltipla, além de ter fibras, é também antioxidante, tem cálcio, proteínas e ácidos graxos. A linhaça é uma oleaginosa ótima para a perda de peso, que tem vários benefícios para a saúde cerebral e cardiovascular, além de ser rica em lignana.

Para quem adora cereais no café da manhã, que tal acrescentar granola,  que tem um mix com vários alimentos ótimos para o emagrecimento. O único cuidado é quanto às versões com açúcar.

E o arroz integral é outro cereal que ajuda na perda de peso. Além de ter aminoácidos e carboidratos, é ótimo para a digestão e também facilita o funcionamento do sistema digestivo, além de estimular a aceleração do metabolismo.

Algumas dicas para escolher os melhores alimentos para perda de peso

Como você viu acima, há uma profusão de alimentos que ajudam a perder os quilos indesejáveis. Aqui, ajudaremos você a escolher quais são os melhores para o seu caso.

Hábitos

Saiba que se você tem hábitos alimentares ruins, é preciso ocorrer uma mudança. Tudo porque você só vai emagrecer se as calorias que você consumir forem menores do que o seu gasto calórico. Se você tem hábito de comer frituras, pizzas, sanduíches, escolha um dia da semana para esse consumo. Vá retirando aos poucos e assim, sem grandes sofrimentos, evitando o que pode atrapalhar na sua perda de peso.

Fibras

Se além de perder peso, você também tem problemas no sistema digestivo, dê preferência a  uma dieta com alimentos com muita fibra. O que ocorre é que essas moléculas formam um gel no estômago e aumentam a sensação de saciedade, impedindo que você coma desenfreadamente. E o melhor é que também ajuda no melhor funcionamento do intestino, evitando inchaços e desconfortos.

Vilões

Há alguns vilões na nossa alimentação que passam por ingênuos, mas podem fazer verdadeiros estragos em nossa dieta. Sabe aqueles lanchinhos à tarde, o biscoitinho, refrigerantes, doces, balas, petiscos como batatas fritas, são altamente calóricos. Então, antes de comer, veja qual é o valor calórico de cada alimento e substitua por opções saudáveis.

Fome

De maneira alguma salte refeições ou passe fome. Se você insistir nesses hábitos, haverá um momento em que o corpo vai se sentir extremamente cansado e você terá compulsão em comer coisas não saudáveis. Nossa dica é fracionar, ao máximo, suas refeições para que você não sinta fome e também haja um aumento do metabolismo do seu corpo.

Plano de refeições

É importante, como falamos acima, fracionar bastante a sua alimentação diária. Isso significa comer pelo menos sete vezes. Aqui, vamos falar de algumas possibilidades para fazer dessas refeições momentos prazerosos e cheios de sabor. Lembre-se sempre que o melhor a fazer é consultar um especialista em nutrição para que ele faça uma dieta específica para o seu caso. Esse médico poderá, inclusive, pedir exames complementares para analisar quais são as carências do seu organismo, proporcionar não só uma perda de peso saudável, como também equilibrando o seu corpo.

Mais uma vez reforçamos, não pule nenhuma das refeições. E meça quantas calorias tem cada um deles para que você coma menos calorias do que gasta. Logicamente, você deve dar preferência aos alimentos que mais gosta, mas cuidado para não cansar o paladar. Diversidade, no momento de uma dieta saudável, é a palavra chave para o sucesso.

Café da manhã: dê preferência a iogurtes, granola, sanduíche com pão integral e peite de peru, frutas variadas (melão, mamão, melancia, banana), sementes, café com leite desnatado, chá, sucos naturais.

Lanche da manhã: banana assada com canela, salada de frutas, barrinha de cereal, um pote pequeno de gelatina.

Almoço: arroz integral, verduras, legumes, peixes ou filés de frango ou carne grelhados, tofu mexido com legumes, omelete com espinafre, queijo magro, cogumelos, salada de macarrão com legumes, lentilha refogada, feijão refogado.

Lanche da tarde: iogurte light com frutas, mix de castanha, nozes e passas, um copo de suco de fruta, torrada integral com cream cheese light, um pedaço de queijo minas fresco.

Jantar: faça caldos e sopas diferenciados; arroz integral, salada de folhas verdes, legumes grelhados, sanduíche com peito de peru, omelete de berinjela, suflê de alho poro, panqueca de atum ou frango, hambúrguer de frango ou com legumes.

Ceia: chás de camomila, de capim cidreira ou de valeriana são ótimos calmantes e ajudam a relaxar no momento do sono; biscoitos tipo água e sal, milk shake com frutas vermelhas e leite desnatado, copo de leite morno.

Muito cuidado na última refeição do dia. Nada de consumir alimentos que contenham cafeína. O perigo é que você pode não dormir à noite e ficar sem disposição no dia seguinte para enfrentar a sua dieta com alimentos para perda de peso. Boa sorte e muitos quilos a menos!

Beijos e até a próxima,

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AUTORA:  Kalina Amaro – É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida a produção de conteúdos sobre cabelos e beleza. Contato: kalina@patricinhaesperta.com.br

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Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

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