Qual é a função do neutralizador?

neutralizador
Qual é a função do neutralizador?

Função do neutralizador

Entre os mais variados produtos capilares, existe o chamado neutralizador, que originalmente é utilizado após a escova progressiva. A função do produto em questão é anular o efeito dos procedimentos químicos, de modo que uma determinada reação deixe de prosseguir mesmo após o término daquilo que você está fazendo. Em outras palavras, após a escova progressiva, mesmo lavando muito bem os fios, os resíduos do creme alisante podem continuar reagindo nos fios. No entanto, muitas mulheres usam o neutralizador separadamente da escova progressiva, geralmente para tratar os cabelos descoloridos, que ficam danificados, porosos e ressecados. Como usar o neutralizador assim?

Quando fazemos um procedimento químico, as moléculas de proteção são rompidas para que os produtos possam agir no córtex, uma camada mais profunda que a cutícula. Por causa disso, as escamas dos cabelos ficam abertas, dificultando a retenção de aminoácidos essenciais e umidade natural. Formulado com peróxido de hidrogênio, o neutralizador refaz as moléculas que foram modificadas, de modo que as cutículas fiquem seladas. Desta forma, o papel do neutralizador é catalisar a reação química, ou seja, anular os estragos causados pela descoloração ou pelo alisamento. Mas, não pode ser usado quando você bem entender, sob risco de efeito contrário.

Assim como acontece com os produtos que levam queratina, o neutralizador pode causar sobrecarga, enfraquecendo e quebrando os fios ao invés de fortalecê-los. Então, o neutralizador só é indicado para quem descolore e alisa os cabelos. Para usar o produto em questão, deve-se ter realizado um tratamento hidratante e um tratamento nutritivo nas lavagens anteriores. O neutralizador entra com tratamento reconstrutor, sendo que a reconstrução só funciona após a hidratação e a nutrição.

Confira o passo a passo do que você tem que fazer para usar o neutralizador corretamente durante uma lavagem dos seus cabelos detonados por consecutivos processos químicos:

  • Ao longo da semana em que você pretende utilizar o neutralizador, faça uma hidratação e uma nutrição, em dias diferenciados, deixando o produto para uma terceira lavagem. Mas, não se trata de aplicá-lo diretamente nos fios, sem seguir outras recomendações. Primeiramente você deverá lavar os seus cabelos com um shampoo hidratante antiresíduos. A forma correta de usá-lo é aplicando-o no couro cabeludo, massageando a área até a espuma tomar conta do comprimento e das pontas. Muitas mulheres esfregam os fios, fazendo-os se romperem. Após o enxágue, aplique uma máscara nutritiva, massageando mecha por mecha e deixando agir durante cinco minutos.
  • Quem possui os cabelos platinados, mais fragilizados do que qualquer outro, pode trocar a máscara nutritiva pela máscara reconstrutora, mas de uma boa marca, que não pesa as madeixas depois. Na sequência, é a vez do neutralizador, que você encontra nas lojas como um dos passos da escova progressiva. Por não se tratar do creme alisante propriamente dito, o neutralizador não possui a química da escova progressiva. Deixe o produto em questão agir durante vinte minutos. O cabelo obrigatoriamente deve respirar, sem presilhas ou toucas, ou seja, completamente solto. Caso o contrário, os cabelos ficarão marcados como no próprio alisamento.
  • Depois dos vinte minutos, você deve enxaguar os seus cabelos com água fria ou morna, nunca quente, condicionando-os com um leave-in nutritivo sem enxágue, cujo papel é apenas o de auxiliar no desembaraçamento e na maleabilidade. É que você não poderá usar calor térmico depois de usar o neutralizador, por se tratar de uma agressão como qualquer outra. Então nada de babyliss, chapinha ou secador após aplicar o neutralizador nas suas madeixas. Faça a lavagem reconstrutora em um dia que você não possui compromisso algum, podendo lavar as madeixas novamente com produtos hidratantes no dia seguinte para usar calor térmico.
Qual é a função do neutralizador?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Maria Cristina de Assis disse:

    Adorei as explicações

  2. Posso usa neutralizante no lugar do ante resido..pra fazer uma progressiva

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.