Neutralização Do Laranja
Então, a gente vai falar sobre a neutralização do laranja, certo?
Para a gente entender como procede a neutralização do laranja, a gente precisa entender quais são as cores. Quando você coloca, por exemplo, quando precisa de 30 gramas de fórmula de marrom, qual é a formula em números, quantidade e cores?
Dez gramas de vermelho, de azul e de amarelo.
Vocês repararam que as cores só as cores três cores puras não tem fórmulas? Que são o amarelo, o vermelho e o azul. Todas as outras cores tem fórmula, isto é, acontecem juntando cores.
A gente precisa unir as três cores puras em iguais proporções. Mas a gente precisa entender que a gente precisa juntar essas coisas em quantidades, certo? Por exemplo, um amarelo-alaranjados é uma cor terciária que faz parte do grupo de cores terciárias.
Nesse caso, ele tem duas fórmulas:
- 75% de amarelo e 25% de ou de 50% amarelo e 50% laranja. cinquenta por cento amarelo.
Ou seja, uma combinação com a cor secundária que não seja sua complementar cria uma cor terciária. Por que não pode ser complementar?
Por que a cor complementar do amarelo não é violeta. Se eu colocar amarelo e violeta vai acontecer a naturalização. Então, o que que eu quero passar para vocês com essas explicações é que cada cor carrega uma fórmula, certo?
Com exceção das três cores puras. Agora a cor violeta, uma cor secundária, já tem uma formulação, que é de 50% vermelho e 50% azul.
Colorimetria e a matemática estão coladíssimos.
A estrela da L’oréal é uma das únicas pelo menos das que eu conheço que nos apresenta a fórmula do cinza.
Se você olhar lá no topo da estrela de oswald, ela se divide assim: no meio, coloca o termo prata e a formação dessa cor é pelo violeta, azul e verde, certo? Aí eu falei para vocês em outro vídeo que o cinza ele tem três fórmulas: essa fórmula inicial que é de violeta, azul e verde. A segunda fórmula é de marrom mais azul, em iguais proporções.
Por isso que o cinza é considerado uma cor marrom. Quem fez colorimetria mais avançadas sabe disso… que o cinza é da família dos marrons. E tem a terceira fórmula é de duas partes de azul mais laranja.
Agora vou mostrar para vocês como a primeira fórmula se transforma na segunda fórmula. Na estrela onde há proporção de violeta, eu vou colocar vermelho e azul, na mesma proporção. Na estrela onde há proporção de verde, eu vou colocar uma composição de amarelo e azul. Na estrela de azul, matematicamente para acompanhar essa metodologia, eu vou dividir ao meio uma proporção de azul.
Então pessoal, como é que eu chego nesse marrom mais azul?
Faz de conta que eu tenho 20 gramas na ponta da estrela, logo eu tenho 10 gramas em cada cor deu para entender isso?
Eu já tenho 30 gramas de marrom e agora sobrou 30 gramas de azul, logo, o cinza também poderia ser feito com metade de marrom e metade azul, na mesma proporção.
E agora vamos para a terceira fórmula. A proporção é de 20 gramas de laranja para 40 gramas de azul. Mostrei para vocês aqui na fórmula do cinza como que eu posso transformar o cinza de formas diferentes.
Agora vamos para a neutralização do laranja.
Qual é a cor complementar do amarelo? Violeta.
E do vermelho? Verde.
E do azul? Laranja.
Se a cor complementar do azul é o laranja, porque a colorimetria utiliza o cinza para a neutralização do laranja?
Quando você aprende a fazer a decomposição, você aprende que não dá para somar diretamente as cores complementares. É por isso que a matemática da colorimetria é fundamental para entender essas questões. Existe uma explicação para isso, então vamos para a explicação. Quando você tem um fundo de clareamento laranja, para você neutralizar ele com equivalência, você tem que escolher uma base para jogar esse fundo na altura de sete a fim de neutralizar os pigmentos.
A cor secundária deve ter o dobro da sua proporção para encobrir o tanto de pigmento que têm na proporção da cor primária.
Bom é isso, espero que tenham gostado. Se quiser aprender mais sobre colorimetria, técnicas do nível básico ao avançado e muito mais, me siga nas redes sociais.
Beijos,
Caso queira saber mais, entre em contato comigo:
WhatsApp +55 (24) 9924 27667
Grupo: https://chat.whatsapp.com/CoYB0QFg50l3kDhhyisuIk
Facebook: www.facebook.com/kastellerhair
YT: https://www.youtube.com/channel/UCpX6I3Ba1Ov38kZUSWoHquA
Atenção, esse material serve apenas como referência, é voltado apenas para profissionais da área. A execução deve ser realizada apenas por profissionais.
Mais posts de Suzana Kasteller.