Como Neutralizar o Vermelho?
Gente hoje lá no grupo na parte da manhã uma pessoa me perguntou como ela poderia fazer para neutralizar uma nuance vermelha que ela tinha no cabelo. Então vou passar um pouquinho, um rápido conhecimento sobre junção das cores para neutralização.
Eu já falei isso em várias aulas e eu vou continuar batendo nessa tecla, acho que até quando eu morrer eu vou falar isso (eu amo colorimetria).
O profissional cabeleireiro que trabalha com coloração precisa entender que a neutralização acontece na soma das cores azul, amarelo e vermelho.
Então a neutralização acontece na união dessas três cores. A neutralização não é isenta de pigmento. Ela tem pigmento e reflete uma cor que é a cor marrom, que é representada pela nomenclatura universal pelo número 7. Eu estou falando de nuances, ok?
Então se o seu cabelo abriu numa altura de 6 e você neutralizar ele numa altura de 6, você vai ter um 6.7 nessa neutralização, ok?
Lembrando que este 7 na altura de 6, é bem acentuado porque nesta altura de 6 há muitos pigmentos e quando você neutraliza eles, logo esse marrom é bem evidente. O que não acontece na altura de 9.
Quando você neutraliza o cabelo na altura de 9, você tem um resultado marrom cendre 9.7.
Nessa altura de 9, o resultado da neutralização, a escala desse marrom já está bem clara. Em 6.7, o marrom, a neutralização ainda está escura, ou seja, esse marrom vai vibrar bastante, vai aparecer um marrom mesmo.
Agora na altura de 9, este marrom já vai estar na casa do bege, ou seja, um marrom muito claro. Por isso nesta altura já é possível fazer um platinado bonito, por exemplo. Na altura de 10 nem se fala, mais ainda.
Por isso que na altura de 8, quando você faz uma neutralização, você tem como resultado um 8.7 que é o marrom cendre.
A neutralização que ocorre na altura de 8 ela é ainda um pouco escura, certo?
Um pouco mais escura que na altura de 9, por isso que você não consegue um platinado bonito na altura de 8.7.
Nesse marrom existe muita concentração de pigmento, na altura de 8 tem muito mais pigmento a ser neutralizado que na altura de 9 e aqui na altura de 8 nós ainda temos um pouco de vermelho, ou seja, de pigmentos granulosos. Ainda temos um pouco disso.
Então logo esse marrom vai ser um pouco mais acentuado que na altura de 9, certo?
Mas porque eu estou passando isso?
Pra entendermos melhor a neutralização do vermelho, tá?
Então vocês já viram que a neutralização sempre verte para o marrom.
(Gente desculpa, tá? Eu não estou acompanhando os comentários…)
Bom, continuando..
Aquele cabelo que a pessoa postou no grupo estava mais ou menos numa altura de tom, de base, de 6. Logo, esse vermelho tem bastante pigmento, certo?
Então se ela já tem a cor vermelha, e ela precisa fazer uma neutralização desse vermelho, quais são as duas outras cores que faltam para acontecer a neutralização: o amarelo e o azul. Se ela já tem uma cor, ela deve ver quais as duas outras cores estão faltando, para que ela possa fazer acontecer essa neutralização.
Lembrando que a neutralização sempre vai verter para o marrom, sempre. E na altura de uma base 6, a luminosidade, a potencia em pigmentos do marrom vai ser bem acentuada porque na altura de 6 tem muito pigmento vermelho, tem muita concentração de pigmento.
A neutralização vai ser o 6.7. Então ela vai ter um marrom com bastante evidência.
Se eu sei que pra neutralizar esse vermelho eu preciso de uma amarelo e azul, somando essas duas cores que cor que me dá?
Amarelo + azul = verde.
Para neutralizar o vermelho eu preciso das cores amarelo e azul, essas duas cores juntas me dão o verde.
Estou na altura de 6, então tenho que respeitar essa altura de 6. Se eu pegar o 7, num cabelo na altura de 6, o páreo não vai ser igual, vou ter menos potencia de pigmento para neutralizar um tanto a mais de pigmentos. Jamais posso pegar um 7 para neutralizar um 6, tá gente?
Porque eu estou perdendo na equivalência de pigmentos.
Eu preciso de algo equivalente, para neutralizar esse tanto de pigmentos que essa altura de base 6 me dá, ok?
Se estou numa altura de 6, eu sei que vou ter que usar uma base na altura de 6 para ter equivalência de pigmentos na neutralização. E eu sei que eu preciso de um verde, mas ai entra outro problema.
Dificilmente temos colorações mates com nomenclatura ou nuances verdes. É difícil de conseguir os corretores verdes. Porém você pode fabricar esse verde, pois amarelo e azul você encontra facilmente, certo?
Como você encontra o amarelo?
Nas nuances douradas, a nuance dourada é a cor amarela. E o azul você encontra na nuance 1 que é representada pelo cinza.
Posso pegar um 6.31 ou 6.13 pra neutralizar o vermelho? Posso, mas não é o ideal.
Vou explicar porque.
Num tubo de coloração (vou pegar o 6.31 de exemplo) pra vocês entenderam, mas vale para o 6.13, também.
Num tubo de coloração com esta nomenclatura, com estas cores, eu tenho concentrações diferentes aqui, ok?
A nuance de 30 abrange 70% de coloração, que neste caso é o dourado. Já a nuance de 1, é uma nuance mais fraca. Dentro do tubo ela ocupa 30% de pigmentos, logo eu não tenho um verde, teria que ser meio a meio e não 70 e 30. Vou ter sobra de amarelo. Vou ter um tantão de azul, um pouquinho de amarelo e um tantão de vermelho.
Não vai haver uma neutralização perfeita. Apesar de eu ter as 3 cores nesta junção. Existe uma maneira bem melhor de fabricar esse verde, a partir de suas bases e nuances.
Vamos ver como.
Você pega meio a meio, supomos que para determinada densidade do cabelo você precise usar um tubo de coloração, para passar em todo o comprimento do cabelo e neutralizar todo o cabelo, vamos considerar que você vá utilizar 60g, você vai pegar 30g de 6.3 e 30g de 6.1 = 60g de 6.9
Na nomenclatura universal, o 9 representa o verde. Proporções iguais. De amarelo e azul para neutralizar o seu cabelo vermelho e na quantidade ideal de pigmentos porque você está respeitando a altura de base do cabelo, ou seja, a concentração de pigmentos que tem essa altura de base vão acobertar o vermelho do cabelo da pessoa que precisa passar por esta neutralização, ok?
E para neutralizar o laranja?
Pra neutralizar o laranja, você vai ter que ver a cor através da sua origem, ela é uma cor primaria ou segundaria?
A origem vem da junção do amarelo e do vermelho, juntando essas duas cores em partes iguais, você cria laranja.
Qual cor falta para neutralizar?
O azul.
Então está faltando o azul para a neutralização; Quando você mistura laranja com azul, você vai criar uma cor terciária que é o marrom. Você não vai conseguir a cor natural do cabelo, você vai criar cor marrom. A não ser que a cor natural do cabelo seja marrom.
Como sair do cinza?
Depende da altura que você está. O cinza você consegue neutralizar com o laranja, você vai ter que dosar muito bem isso, você vai ter que saber qual altura de tom você está porque você pode fechar ele na neutralização, dependendo do caso compensa fazer uma limpeza primeiro.
Porque essas neutralizações, vão acumulando pigmentos no fio, mesmo que ocorra uma neutralização ela não foi feita pela extração de pigmentos e sim pela colocação de mais pigmento, que neutraliza os que já estavam ali.
Dependendo do tom que você queira chegar, ao retirar esse acinzentado compensa você fazer uma limpeza.
Gente ajudem outras pessoas a terem acesso a esse conhecimento, compartilhem esse vídeo, é por isso que eu faço aqui agora na minha pagina pra vocês compartilharem essa informação.
Dá o seu joinha, compartilha e comenta.
Beijos,
Caso queira saber mais, entre em contato comigo:
WhatsApp +55 (24) 9924 27667
Grupo: https://chat.whatsapp.com/CoYB0QFg50l3kDhhyisuIk
Facebook: www.facebook.com/kastellerhair
YT: https://www.youtube.com/channel/UCpX6I3Ba1Ov38kZUSWoHquA