RECONSTRUÇÃO ácida
Apesar dos cabelos serem agredidos diariamente com calor térmico, procedimentos químicos e fatores ambientais, é a descoloração que causa mais estragos para as fibras capilares, pois a mistura da água oxigenada e do pó descolorante abre as cutículas para remover o pigmento que está no córtex, uma camada mais profunda dos fios.
Como os fios não selam sozinhos, levando embora aminoácidos essenciais e umidade natural, é necessário recorrer à reconstrução ácida para que a selagem das cutículas aconteça.
A reconstrução ácida trata-se de um procedimento, que utiliza produtos capilares comuns, responsável por acidificar, ou seja, balancear o PH dos fios.
Além de balancear o PH dos fios, que se alteram conforme os procedimentos químicos, a reconstrução ácida permite selar as cutículas das fibras capilares, retendo assim a água e os nutrientes, de modo que não haja ressecamento, embaraçamento, aspereza, frizz e volume nas madeixas, características da porosidade, que ocorre com as agressões do descolorante.
Mas, antes de fazer a reconstrução ácida, os cabelos pedem tratamentos hidratantes e tratamentos nutritivos, ou seja, as fibras capilares necessitam a reposição daquilo que foi perdido antes da selagem das cutículas e não depois do procedimento. Caso o contrário, não vai adiantar nada, não é?
Muito se fala que as mulheres que não possuem motivos para fazer tratamento reconstrutor não devem de fato realizá-lo.
É que os ingredientes contidos nos produtos do gênero praticamente ressuscitam os fios danificados, porosos e ressecados por causa de procedimentos químicos, como a descoloração.
Mas, se as suas madeixas estão saudáveis, ou apenas porosas e ressecadas, não é o caso se você investir em tratamentos que são mais fortes e mais caros.
É que, ao ser aplicada em madeixas saudáveis, a reconstrução ácida provoca o efeito contrário devido à sobrecarga, enfraquecendo e quebrando os fios, ao invés de simplesmente fortalecê-los.
Tendo tudo isso em vista, a reconstrução ácida só deve ser feita a cada três semanas, tempo que dura o alisamento temporário devido à fina camada de proteção invisível que encobre os fios.
Para realizar o tratamento em casa, você precisa basicamente de um shampoo reconstrutor, de um vinagre de maçã, de uma máscara reconstrutora, de uma máscara hidratante e de um condicionador nutritivo.
- Lembre-se de seguir um ciclo de cronograma capilar, sempre bom lembrar, aonde a reconstrução vem depois da hidratação e da nutrição, os três em dias alternativos. Desta forma, a reconstrução ácida possui um resultado mais eficiente.
- O passo a passo acontece da seguinte forma: você deve aplicar o shampoo reconstrutor nas raízes dos seus cabelos, massageando a região até que a espuma se espalhe por todos os fios. É errado aplicar o produto no comprimento e nas pontas, pois as cutículas vão abrir e deixar os fios ásperos, fazendo que você force, resultando na quebra.
- Após o enxágue, em água sempre morna ou gelada, será a vez de aplicar a mistura de meio copo de vinagre de maçã com quatro copos de água, mecha por mecha, das raízes até as pontas, deixando agir por cinco minutos.
- Após o enxágue da mistura, aplique a máscara reconstrutora, massageando mecha por mecha para suavizar os fios. Deixe agir durante dez minutos, enxague e aplique a máscara hidratante, da mesma forma, também deixando agir durante dez minutos.
- O passo seguinte consiste em aplicar o condicionador nutritivo, que pode ser um leave-in sem enxágue com efeito termoprotetor também, sendo ideal para a utilização do calor térmico depois.
- O produto protege os fios das altas temperaturas e facilita a escovação, evitando a quebra capilar na hora do desembaraçamento. Tente usar apenas o secador, ao invés de associar com a chapinha, jogando jato de ar frio após a escovação.