in

Diferença entre Neutralizar e Matizar

Neutralizar ou Matizar, você sabe qual a diferença?

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.
Como Escolher o Shampoo Certo2 - Diferença entre Neutralizar e Matizar
Qual a diferença entre Matizar e Neutralizar

Qual a diferença entre Matizar e Neutralizar?

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Muitos profissionais sempre me questionam com algumas dicas do dia a dia do salão e uma delas, que é bem básica e simples e que todo mundo sempre se confunde é sobre a diferença entre neutralização de fundo de clareamento e matização da cor.

Você sabe qual a diferença entre as duas?

Muito bem, após o serviço de mecha, alguns profissionais costumam utilizar desse recurso de neutralizar ou matizar o clareamento. Mas existe uma pequena diferença, muito singular, que faz com que alguns profissionais não consigam obter o resultado da cor desejada pela cliente.

O que vem a ser neutralizar o fundo de clareamento?

Neutralizar é devolver a cor primária que está faltando para tornar o cabelo marrom novamente.

Como assim?

Muito bem. Todos nós sabemos que a junção das três cores primárias vai criar uma nova cor a qual nós chamamos de cor marrom.

Como é que foi criada essa cor marrom?

Foi através da junção das cores primárias.

Como Escolher o Shampoo Certo 2 - Diferença entre Neutralizar e Matizar
Diferença entre Neutralizar e Matizar

Quais são elas?

Azul, vermelho e amarelo. A junção dessas três cores primárias fez uma nova cor que é considerada uma cor neutra. E essa cor neutra faz parte de uma tabela de altura de tom que todos nós, coloristas, sabemos que vai até a dez. Portanto, neutralizar o fundo de clareamento, nada mais é do que devolver uma dessas três cores primárias para um fio de cabelo deixando e tornando marrom novamente e deixando neutro.

Muito bem. Renata, matizar não é a mesma coisa?

Porque lá no meu salão, após realizar o serviço de mechas, eu aplico uma nuance qualquer, devolvo essa cor primária e não costumo chamar esse procedimento de matizar. Existe uma pequena diferença entre neutralizar e matizar, vejam só.

Matizar vai um pouquinho além de neutralizar.

Por que vai um pouquinho além?

Nessa opção de matizar, você vai criar e dar uma nova nuance para o fio de cabelo.

Como Escolher o Shampoo Certo 3 - Diferença entre Neutralizar e Matizar
Diferença entre Neutralizar e Matizar

Como assim?

Vamos ao exemplo:

Diríamos que a sua cliente chegou ao seu salão e você aplicou uma coloração no cabelo dela há uns meses atrás. Com o passar dos meses, ocorreu algo muito característico e muito conhecido de todos nós, que é o desbotamento. Esse desbotamento não foi tão acentuado, não foi tão grande, tendo ocorrido em razão da ação dos radicais livres.

Muito bem.

Se esse cabelo chegou para você em uma altura de tom 6, o fundo de clareamento que corresponde é o de tom alaranjado.

Após fazer esse pequeno diagnóstico, você precisa trabalhar com o desejo da sua cliente para saber quais são os procedimentos que você precisa realizar. Nós podemos realizar dois processos de coloração: o primeiro processo seria o de neutralizar esse fundo de clareamento alaranjado; o segundo processo seria o de matizar esse fundo de clareamento alaranjado.

Se a sua cliente deseja manter a altura do tom 6, mas com uma cor exatamente fiel à cor que está na cartela, sem nenhuma emissão de reflexo, ou seja, louro escuro de cartela, o que você vai fazer?

Se o fundo de clareamento está alaranjado, existem duas cores primárias: vermelho e amarelo.

Como Escolher o Shampoo Certo1 2 - Diferença entre Neutralizar e Matizar
Diferença entre Neutralizar e Matizar

Qual é a cor que eu devo aplicar para que possa neutralizar?

Muito simples.

Qual é a cor que está faltando aqui para tornar esse cabelo neutro novamente?

A cor primária azul.

Se eu aplicar apenas o tom 6 de cartela, eu não vou ter o resultado neutro, pois faltará azul suficiente, atingindo, portanto, o tom 6.04, que é um louro levemente cobreado.

Para tornar esse cabelo marrom novamente, é necessário aplicar, para neutralizar, o tom 6.1, que é emissão de reflexo. Em algumas marcas, o azul é representado pelo reflexo 6.1 ou 6/1. O azul irá se sobrepor ao vermelho e ao amarelo, de forma a ter um 6 fiel de cartela.

E se o desejo dessa cliente for matizar essa cor, no tom 6.1 fiel de cartela?

Eu tenho que aplicar o dobro de azul para que eu obtenha esse resultado, porque uma parte dessa azul vai apenas sobrepor esse vermelho e amarelo, deixando o cabelo marrom novamente, e a outra parte é para fazer o tom 6.1 aparecer, emitindo o reflexo.

Então, eu devo aplicar o tom 6.11 ou 6/11, que é o dobro de azul, apenas revelando e dando uma nuance de uma cor acinzentada.

Valeu pela dica de hoje, pessoal. Fiquem atentos. Sigam o Beleza Na Íntegra e curtam bastante as nossas dicas. Até já.

Instagram: @renatagoulart.hair e @belezanaintegra

 

Escrito por Renata Goulart

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank - Yamasterol: Como usar? Benefícios, Diferenças, Como Funciona

Yamasterol: Como usar? Benefícios, Diferenças, Como Funciona

blank - Live Sobre Hidroxicloroquina com Helio Beltrão

Live Sobre Hidroxicloroquina com Helio Beltrão