in

Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos

Descubra como neutralizar as mechas sem escurecer os cabelos.

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.
Como Escolher o Shampoo Certo 17 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as mechas sem escurecer

Como Neutralizar As Mechas

Essa é quarta live da nossa maratona da colorimetria de sucesso e o tema da live será: por qual razão as mechas, no momento em que em que você vai fazer a tonalização, a neutralização ou a matização das mechas, escurecem.

Isso já aconteceu inúmeras vezes comigo até que eu compreendesse os motivos de tudo isso.

IMG 0018 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as Mechas sem escurecer os cabelos

Eu tenho certeza que com você, aí no seu salão, também já deve ter acontecido de você fazer todo aquele diagnóstico bem feito, analisar o histórico da fibra capilar, tendo até às vezes realizado um cronograma de tratamentos prévios para deixar esse esse cabelo saudável para posteriormente realizar o procedimento de descoloração das mechas, mas, no momento que você chegou naquela sua altura de tom que era a desejada desejo da sua cliente você percebe que a cor ficou mais escura do que realmente você pretendia e do que era o desejo da sua cliente. E por que razão que isso acontece?

Eu sei que às vezes é desestimulante para nós como coloristas quando esses pequenos erros acontecem que às vezes a gente se sente frustrado, desanimado. Porém, não se sinta frustrado porque por mais que a colorimetria pareça ser um bicho de sete cabeças, na realidade não é.

Inclusive lá no meu curso Desvendando a Colorimetria, eu explico para cada pessoa que a colorimetria ela tem seu segredo, baseado em pilares, mas explico de uma forma tão simples que faz com que você adquira e desenvolva a habilidade de raciocinar e compreender de uma forma muito mais facilitada os caminhos de você chegar a entregar essa cor nesse resultado de cor perfeito para sua cliente.

Então hoje vamos falar um pouquinho então sobre as razões que fazem com que quando você tonaliza a mecha escurece.

Como Escolher o Shampoo Certo 15 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as Mechas sem escurecer os cabelos

Vamos lá. A primeira coisa que você tem que levar em conta aqui são as nuances quentes, que dão aos nossos olhos uma sensação ótica de uma cor mais clara, mais aberta, vibrante.

Em comparação, a nuance fria vai te dar uma sensação de meio tom mais escuro do que a altura de tom daquela coloração realmente, transmitindo uma sensação ótica de cor mais fechada.

Ter essa consciência no momento de escolha da nuance para realizar esse procedimento de neutralizar ou de matizar a nossa cor da mecha é muito importante.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Desse modo, um reflexo mais quente terá um resultado de cor mais aberto e em contrapartida, quando eu aplico uma nuance fria eu vou ter uma um resultado abafado e mais escuro.

Uma outra coisa que eu também considero importante no processo de construção de cor e de tonalização dessa mecha é muito importante é o ciclo para que você consiga obter um resultado satisfatório.

Encontre um fundo de clareamento ideal

Primeiro, você tem que saber e entender que você precisa encontrar um fundo de clareamento ideal para aquela altura de tom que é o desejo da sua cliente. Então, supondo que a sua cliente quer ser loira. Isso significa que você vai ter que encontrar um fundo de clareamento de uma altura de tom que corresponda a uma altura de tom mais alto (pelo 9 ou 10) para entregar essa cor perfeita para ela.

IMG 1402 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as Mechas sem escurecer os cabelos

Para essa altura de tom mais baixa, que vai de 1 até o 4, eu tenho fundos de clareamento avermelhados.

IMG 1432 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as mechas sem escurecer os cabelos

Aqui do lado a mecha já começa a clarear e você vai percebendo muito nitidamente que depois vai clareando cada vez mais. Então é muito importante que no momento que você vai realizar esse procedimento de mecha você saiba fazer esse planejamento para chegar exatamente no fundo de clareamento que é o mais indicado para uma entrega de cor perfeita para sua cliente.

Como Escolher o Shampoo Certo 16 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as mechas sem escurecer os cabelos

É preciso ter consciência como colorista que, além de chegar aqui nesse fundo de clareamento que é o mais para essa cor de mecha, eu também preciso saber qual é a nuance mais apropriada para realizar a atualização ou essa matização.

Onde é que eu escolho essa nuance aqui na nossa estrela de colorimetria?

Então, eu tenho que entender que algumas cores dessa estrela tem reflexos de cor que podem estar neutralizando ou dando uma matização para esse fundo de clareamento.

Também quero lembrar para você que existem meios de você clarear e chegar no fundo de clareamento. Nem sempre vai ser por meio de descoloração porque nós sabemos que nós podemos, como coloristas, realizar procedimentos de mechas com coloração super clareadora por meio de uso de descolorantes com ou sem amônia e descolorantes em pó com pigmentos.

Como Escolher o Shampoo Certo 18 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as mechas sem escurecer os cabelos

É interessante que você tenha um verdadeiro domínio das emissões de reflexo na estrela. E o mais importante é que nós profissionais tenhamos a consciência de que neutralizar uma mecha é uma coisa e matizar é outra distinta.

Quem é meu aluno sabe que neutralizar é devolver a cor primária que falta para o fio de cabelo se tornar marrom neutro novamente e matizar é, além de fazer esse fio se tornar marrom novamente por meio de uma reposição de uma das cores primárias que falta, eu ainda vou escolher uma nuance de reflexo da estrela para dar uma emissão de reflexo.

Conhecer o sistema numérico da coloração ou do tonalizante que você trabalha é essencial porque umas trabalham com barra outras trabalham com ponto.

Desse modo, é necessário saber qual é o reflexo predominante dessa cor ou desta cor porque nós sabemos que o que número que vem antes do ponto e vírgula ou da barra representa o tom e o número que vem depois vai representar as emissões de reflexo.

Então leia as cartelas, leia tudo que está ali, pois essas informações são muito importantes para o seu conhecimento, com a finalidade de que o seu resultado de cor seja nota 1000.

Se eu entender quem é que manda né que eu vou entender que quem está aqui sempre imediatamente após a barra ou após o ponto ou após a vírgula é que combina significa que eu tenho maior percentual de determinada nuance.

Também tenho que entender a altura de tom. Por exemplo, se o desejo da sua cliente era uma mecha 9.1. Ao mostrar a cartela para ela, a gente tem um direcionamento, mas não significa que aquilo que nós vamos aplicar certinho o que está lá. Após fazer seu cálculo, você verá que o fundo de clareamento do nove é correspondente a altura de tom amarelo-claro. Observe que essa altura de tom para sua cliente pode ser diferente do que ela realmente é para você.

A nuance aplicada pela maioria dos colegas vai aplicar 9.1, 9.11, entretanto, esse não é o raciocínio correto.

Isso por que, no comecinho da nossa live, expliquei que nuances frias apresentam a sensação ótica de meio tom mais escuro, uma sensação mais abafada, profunda e fechada. Ou seja, você não vai entregar para sua cliente a altura de tom que era o desejo dela.

Como Escolher o Shampoo Certo 19 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as mechas sem escurecer os cabelos

Se ela quer que a cor permaneça na altura do 9 eu tenho dois caminhos: o primeiro caminho seria aplicar um tonalizante na altura de tom para fazer essa neutralização com emissão de reflexo cinza. Aqui eu tenho uma altura de tom mais alta no tonalizante e por sua vez ele vai estar com uma concentração de reflexo do cinza menor do que a 9.1.

A segunda opção é o melhor caminho e é o que eu mais aconselho profissional a usar porém tem que ser um profissional. Ou seja, é escolher um oxidante de acordo com o disparo do oxigênio.

Se você fizer essa aplicação, desta forma como eu orientei aqui, não irá escurecer a cor da sua mecha.

IMG 1803 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos
como neutralizar as mechas

Qual é o tempo de pausa para tonalizar os cabelos?

Uma questão importantíssima é o tempo de pausa dessa tonalização. O tempo de pausa, então, não deve ser no olhômetro. É para isso que existem as regrinhas de cada fabricante de tonalizante que vem dentro da cartela de tonalizante em um Box específico para você fazer os procedimentos de cobertura de branco, de mudança de reflexo.

Lá também há uma série de tonalizantes que são específicos para você realizar o procedimento de neutralização de mecha ou de dar uma matizada. Esse tipo de produto vem com o tempo de pausa diferente e é muito importante que você realize esse serviço cumprindo à risca esse tempo de pausa.

Não faça no olhômetro porque se você faz no olhômetro e você enxágua antes do tempo, os corantes vão ser mal revelados, uma vez que não dará tempo para que os precursores de cor se oxidem e atinjam a fibra capilar lá dentro do córtex. lá

Aqui, ainda tem um detalhe, que é o desbotamento dessa fibra é muito grande então a cor vai ficar bonita hoje e à medida que a cliente vai para casa em duas, três lavagens sai toda aquele pigmento.

Em contrapartida, se você fizer o enxágue tardio, este corante que está aqui nessa cor cosmética ficará acinzentado e vai se oxidar e escurecer muito mais do que aquilo que você tem em mente.

Outro exemplo seria o das morenas iluminadas. No meu ponto de vista, morena iluminada é aquela pessoa que quer permanecer morena. Então, na realidade, você vai executar para ela um altura de tom iluminado e no meu ponto de vista a altura de tom mais apropriada para você fazer uma entrega de cor de morena iluminada é altura de tom dos 6, 7 e até 8.

Outra questão que é muito é que a altura de tom que você chegou deve ser compatível com a altura de tom da que você escolheu para fazer essa construção da nova cor quando eu acabei de mostrar

Segundo ponto que é essencial é a porosidade do fio de cabelo. Se você é submeteu esse cabelo a procedimento que é muito alcalino, que a descoloração, e esse cabelo já estava poroso significa que ele vai ficar ainda mais poroso e vai acontecer o efeito esponja. Ele vai sugar todos os corantes e vai escurecer rápido demais.


 

Espero que tenha sido esclarecedor. Se você gostou, compartilha com seu colega de trabalho, aquele cabeleireiro, colorista ou auxiliar de cabeleireiro.

Então, um grande abraço para vocês. Sigam o Beleza Na Íntegra e curtam bastante as nossas dicas. Muito obrigada e até a próxima!

Instagram: @renatagoulart.hair e @belezanaintegra

Escrito por Renata Goulart

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank - Qual O Melhor Papel Para Fazer Mechas

Qual O Melhor Papel Para Fazer Mechas

blank - Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?

Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?