in

Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.
Como Escolher o Shampoo Certo 8 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
Oxidantes Capilares

A ação das diferentes volumagens de oxidantes em cabelos com a mesma altura de cor.

Olá, seja muito bem-vindo seja muito bem-vinda aqui na Beleza Na Íntegra, o canal onde nós desvendamos a colorimetria capilar.

Eu sou Renata Goulart e na aula de hoje eu vou explicar sobre ação, ou seja, o poder de clareamento dos oxidantes.

Como Escolher o Shampoo Certo 6 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
Oxidantes Capilares

Qual clareia mais? Um oxidante de 10, 20, 30 ou de 40 volumes?

Alguns profissionais costumam utilizar oxidantes de 30 ou até de 40 volumes para realizar os procedimentos de mechas aí no salão de beleza. E é claro que isso é porque eles não querem perder muito tempo nesses procedimentos porque acreditam que quanto maior for a volumagem do oxidante maior também será o clareamento então não perderiam tanto tempo com uma ou duas clientes.

Como Escolher o Shampoo Certo 5 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem

No caso daqueles profissionais que já possuem auxiliar de cabeleireiro, que ajuda no procedimento de mechas, vão conseguir otimizar um pouco mais esse tempo de serviço, não passando três, quatro, cinco horas realizando um procedimento de mechas. Mesmo assim, ainda acabam fazendo a opção de aplicar os descolorantes uma volumagem mais alta por considerarem que fazer com uma volumagem baixa é perder tempo.

Agora, o que acontece é que quanto maior é volumagem que você utiliza, ou seja, quanto maior for a quantidade de peróxido de hidrogênio encontrada dentro dos tubos de oxidantes, maior será o clareamento que você irá encontrar no processo no seu procedimento de mechas, bem como maior serão os danos ocasionados à fibra capilar desde fora das cutículas, passando pelo cimento intercelular, até chegar no córtex para fazer a remoção desses corantes.

Então, você vai obter um “efeito colateral” ao escolher utilizar uma oxidante com uma alta volumagem, provocando danos na fibra capilar que serão muito maiores caso você utilizasse uma volumagem menor, ou seja, uma quantidade de peróxido de hidrogênio menor.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

E isso faz com que os profissionais, ou seja, cabeleireiros, coloristas, se sintam confusos na hora de fazer a escolha de qual seria a melhor opção de oxidantes para realizar esse procedimento de clarear, ou seja, de remover os pigmentos de cores naturais ou artificiais de cor cosmética, na hora de preparar o descolorante para o procedimento de mechas.

A primeira coisa que você deve ter em mente é qual o resultado de qualquer cor a ser criada.

O resultado da cor é igual ao fundo de clareamento encontrado durante esse processo de remoção de pigmentos naturais ou de cor cosmética, mais a nuance da sua cartela de coloração a ser aplicada para sobrepor/neutralizar, dar uma matriz para esse fundo de clareamento ou, ainda, quem sabe, utilizá-lo ao seu favor no caso de desejo da sua cliente ter uma nuance quente.

Essa regrinha é válida, não importando se é para cor cosmética ou se é uma cor natural e muito menos ainda se é para um serviço de coloração para cobertura de branco. Também serve para criar uma nova nuance para o cabelo, para uma mudança de cor, de emissão de reflexos ou até mesmo para um serviço de mechas de descolorações ou de decapagens no cabelo dessa cliente.

Isso nós só vamos conseguir fazer a partir do momento que nós treinarmos os para que estejamos aptos a identificar onde o cabelo da sua cliente está neste exato momento, ou seja, a altura de tom do cabelo.

[box] Sem sabermos identificar onde estamos e identificar também em que altura de tom é o desejo da sua cliente chegar, nós não conseguiremos obter um resultado de cor perfeita e satisfatória não só para cliente, como também para nós enquanto profissionais, coloristas e cabeleireiros.[/box]

Nós só conseguimos diagnosticar qual a altura de tom nós estamos através da realização de um bom diagnóstico prévio. É imprescindível que você tenha esse hábito de realizar um bom diagnóstico e, para isso, nós precisamos também treinar os nossos olhos a fim de identificar com precisão exatamente em qual a altura de tom o cabelo da cliente está ou não. Sem saber identificar com precisão eu posso errar exatamente no meu trajeto e entregar a ela uma cor que não era que ela queria.

É exatamente no diagnóstico que nós iremos ter uma ideia, ou seja, um caminho mais ou menos trilhado para saber qual seria a melhor opção de oxidante a ser escolhida para realizar o procedimento escolhido para fazer essa nova cor para cliente. Portanto, a escolha da melhor volumagem indicada para realizar esse clareamento vai depender de vários fatores e um delas é a saúde da fibra capilar.

Se você durante aquele seu diagnóstico observar que esse cabelo não está com uma boa resistência, uma boa elasticidade, porosidade, que está fragilizado, o mais indicado seria orientar a sua cliente que ela realize vários procedimentos de recuperação da fibra capilar previamente para só depois, a longo prazo, ou talvez, até dependendo da resposta que essa fibra capilar vai ter em relação aos tratamentos oferecidos, é que você irá poder proceder quimicamente com descolorações ou com colorações superclareadoras ou até mesmo com uma coloração esta fibra capilar.

Outro fator que eu considero bastante importante é em que altura de tom que o cabelo da sua cliente está naquele exato momento. Isso porque, em muita das vezes, esse cabelo pode apresentar uma irregularidade, ou seja, uma diversidade de cores. É importante você avaliar se esse cabelo já possui ou não uma cor cosmética. No caso de um cabelo que apresenta irregularidades na cor, qual é o oxidante que você vai ter que aplicar nas pontas ali no meio ou até mesmo na raiz, porque, muito provavelmente, para você criar uma uniformidade para essa mecha para essa cor capilar você vai ter que aplicar sim volumagens de oxidantes diferentes do comprimento da ponta e até mesmo da raiz.

É muito importante, também, que você avalie o seu tempo de execução dos trabalhos desse processo de realização de mechas, de mudança ou de criação de cor para sua cliente, bem como o tempo da cliente.

No caso de um serviço de mechas, quanto tempo você pretende gastar para executar esse procedimento?

Você trabalha sozinho?

Você trabalha com um auxiliar que vai otimizar, vai colaborar para que você otimize seu tempo de serviço?

E se esse for o seu caso de trabalhar sozinho, sem a colaboração de um auxiliar de cabeleireiro, ou seja, de um assistente, a minha sugestão é que você faça sim uso desse recurso para otimizar o seu tempo, utilizando uma variedade de volumagens numa mesma cabeça. Por exemplo, se você tem uma cliente que tem bastante cabelo, que tão você sabe que vai demandar um pouco mais de tempo do que se você tivesse trabalhando numa cliente com pouco cabelo e você está ali trabalhando sozinho, a minha sugestão é que você de início nessa parte da nuca como aplicação com um volume de descolorante com uma aplicação de volumagem baixa e a partir da nuca você pode ir automaticamente aumentando essa volumagem.

Então cabe a você escolher qual é a melhor técnica para você trabalhar, mas a sugestão é que você utilize essa regra de aplicar diferentes volumagens distribuídas nas seções, nos painéis que você vai utilizar para essa regra de clareamento. Por exemplo, começando com 10 volumes, você pode mudar e fazer o seu preparo depois com 30 nas laterais e nas parietais e por último no topo você pode sim aplicar a de 40 volumes.

Mas a dica é essa porque você pode trabalhar várias técnicas de mecha dentro dessas dessa gama, evitando que você leve a cliente toda hora no lavatório para fazer a remoção dos papéis e crie borrões em razão da movimentação dos papéis. Então essa forma de trabalhar com volumagens diferente vai colaborar bastante para que você não não venha obter esses borrões, podendo remover todos os papéis praticamente ao mesmo tempo no final do seu serviço.

Eu tenho conhecimento até de alguns profissionais que costumam fazer a mesclagem de oxidantes, ou seja, ele mistura a de 10 e a de 20 em proporções iguais… Misturando de 20 com 30 volumes e de 30 com 40. Ele vai criando, com aquela mistura, meios para que ele otimize esse tempo de trabalho de execução dos trabalhos e, ao mesmo tempo, tenta liberar esses oxigênios de uma forma mais gradativa com o poder de ação eficiente, ao mesmo tempo lento sem ser de uma maneira muito rápida com disparo muito rápido.

É muito importante lembrar, também a disponibilidade de tempo da sua cliente, porque, hoje em dia, com a correria aquelas mulheres que trabalham não querem disponibilizar muito tempo para ficar aí na sua cadeira no salão, mas querem aquele efeito cinderela, ou seja, barbie girl. Querem sair do salão lindas e maravilhosas com aquele cabelo espetacular.

Um ponto que eu considero crucial é que você tem assim um conhecimento mais aprofundado sobre os oxidantes. É essencial que nós coloristas saibamos por quê o disparo do oxigênio acontece de uma maneira com uma determinada volumagem e com outra não. Como é que esse oxidante vai agir dentro do córtex no momento em que ele está ali reagindo e removendo aqueles nossos pigmentos que não importa se vão ser naturais ou de cor cosmética.

E é somente dessa maneira que você, profissional, vai se sentir mais seguro no momento de fazer a escolha do oxidante, ou seja, qual dessas devo fazer a opção para esse determinado procedimento mediante o diagnóstico que eu realizei com essa altura de tom e para altura de tom que eu desejo chegar para fazer a entrega da cor perfeita para minha cliente. Uma vez que você dominou todo esse conhecimento, fica muito mais fácil você vai trabalhar é muito mais segura e eficiente.

E quando eu falo de disparo do oxigênio, eu estou me referindo à velocidade que esse oxigênio a forma como ele é liberado, se é mais rápido ou mais lento, no momento em que é aplicado esse descolorante associada ou essa volumagem do oxidante escolhida para determinado procedimento. Isso vai fazer com que essa remoção de pigmentos tanto naturais quanto artificiais ou seja de cor cosméticas sejam removidos de forma veloz ou mais lenta, mais gradativa.

É como se você tivesse assistindo uma corrida de cavalos, em que todos os cavalos alinhados e quando você ouve o tiro da largada, as cancelas se abrem, os cavalos saem em disparada. É claro que alguns vão chegar muito mais rápido por serem mais velozes na linha de chegada e, em contrapartida, vai ter um cavalinho mais pangaré que vai chegar na linha, no entanto, ele vai demorar um pouco mais do que o garanhão que vai chegar lá rapidinho e vai ser o campeão. E a mesma coisa acontece quando nós fazemos um comparativo entre os oxidantes.

Como Escolher o Shampoo Certo 7 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
Oxidantes Capilares

Como exemplo comparativo entre o de 10 e 20 volumes, o oxidante de 10 volumes vai clarear um cabelo de uma forma muito mais lenta em relação ao disparo do de 20 volumes, porque o de 20 volumes tem um aporte de oxigênio maior em comparação ao de 10 volumes. Tanto os de 10 quanto o de 20 volumes irão clarear, porém velocidades diferentes.

E quanto ao nível de clareamento ou a força dessa são os oxidantes vão variar de acordo com a quantidade de peróxido de hidrogênio que é encontrada dentro da sua formulação. Ou seja, o de 10 volumes tem uma quantidade de oxigênio, isto é, de peróxido de hidrogênio, menor do que no de 20 que, por sua vez, tem menor do que no de 30 e, por sua vez, tem menor do que no de 40 volumes. E, pensando por esse lado, nós como coloristas, vamos entender que, um oxidante de 40 volumes, por possuir dentro da sua formulação uma quantidade maior de peróxido de hidrogênio em relação ao de 20 volumes, tendemos a acreditar que o oxidante de 40 volumes clareia muito mais do que um oxidante de 20 volumes.

Mas eu tenho certeza que você colorista já realizou algum procedimento de mechas onde você utilizou o oxidante de 20 volumes para realizar um procedimento de mechas, obtendo um resultado de clareamento que estava dentro do seu planejamento. Muita das vezes você vai conseguir esse clareamento às vezes até que um oxidante de 10 volumes de 20 volumes nem sempre vai ser necessário que para realizarmos esse procedimento de mechas nós tenhamos que utilizar uma volumagem ou seja um peróxido ou seja percentual desse peróxido de hidrogênio tão elevado assim.

E é claro que tudo isso que eu estou falando aqui é relacionado ao seu ponto de partida, ou seja, esse clareamento. Tudo vai depender do seu diagnóstico, da espessura do fio de cabelo, se já existe ou não ali a presença de uma cor cosmética, se o cabelo está natural, se tem também a presença de fios brancos. O cabelo que está com percentual de brancos maior vai ter aquele efeito melange, que é aquele é visual em que ficamos em dúvida quanto à quantidade do fundo de clareamento que se obtém, e no caso de cobertura desse branco, esta volumagem também vai interferir.

Como Escolher o Shampoo Certo1 3 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
Oxidantes Capilares

Uma vez que você aprendeu que o clareamento é promovido pela quantidade de peróxido de hidrogênio que está contida dentro da embalagem desses oxidantes, então como um oxidante de dez ou de vinte volumes pode ou não clarear mais do que o de 30 ou de 40?

A resposta é muito simples: se você aplica um oxidante de 20 volumes em uma mecha de cabelo natural ou até com cor cosmética, garantindo que todos os fios de cabelo daquela mecha recebam o produto uma quantidade generosa e numa outra mecha com a mesma altura de tom um oxidante de 40 volumes, você vai notar, avaliando a cada dez ou vinte minutos, que o de 40 volumes vai apresentar uma velocidade de clareamento muito mais rápida em relação ao de 20 volumes. No entanto, se você fizer um enxágue dessas duas mechas no mesmo momento, você vai obter a mecha de 40 volumes praticamente mais clara do que a de 20 volumes.

Partindo desse princípio, se você fizer a opção de fazer um enxágue na altura de tom desejada, aquela mecha que estava sendo processada com oxidante de 40 volumes e ao mesmo tempo você faz a opção de deixar o produto que está ali naquela mecha que foi processada com 20 volumes ainda atuando na fibra porque você quer ver por mais quanto tempo o seu objetivo que é de chegar na mesma altura do tom da outra mecha,se ele realmente vai clarear até chegar lá, ou seja, se a quantidade de peróxido de hidrogênio é suficiente para fazer ou não a remoção desses pigmentos.

E eu tenho certeza que você vai se surpreender com o resultado porque em relação a tempo é o que vai fazer a diferença e vai te mostrar que de 20 volumes também vai ter condições de chegar lá naquela altura de tom que você chegou com o de 40 volumes.

Como Escolher o Shampoo Certo 9 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
Oxidantes Capilares

O que vai fazer diferença, na realidade, é a liberação desses oxigênios, que, no caso de 20 volumes, vai sendo liberado de uma forma mais gradativa mais lenta em comparação ao de 40.

A exemplo da corrida dos cavalos, este é o garanhão, muito mais veloz em comparação ao de 20, mas em contrapartida, tem sim as suas desvantagens, pois precisa de avaliação constante do tempo de ação, para verificar se nessa remoção não está fragilizando a fibra capilar. Em alguns casos, se você tiver aplicado ele desde a raiz até o comprimento e as pontas da sua mecha, essa sua meta pode apresentar uma fragilidade que talvez no seu diagnóstico tenha passado em branco e você não tenha percebido de uma forma muito mais nítida e ela vai sim complicar o resultado do seu trabalho porque você vai obter ali um clareamento irregular porque onde ela está mais porosa ela vai clarear mais rápido.

Como Escolher o Shampoo Certo 11 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
Oxidantes Capilares

Isso por que uma fibra capilar porosa faz uma absorção mais rápida de qualquer tipo de produto, de forma que ocorrerá um clareamento mais rápido nesse nessa ponta do que em relação ao comprimento e a raiz que são as partes que provavelmente vão estar mais saudáveis. Isso vai fazer com que depois você tenha que cortar as pontas do cabelo da sua cliente ou ainda ter que tentar repigmentar essa ponta se for o caso de ela não querer um cabelo com uma mecha tão clara.

Eu tenho conhecimento até de alguns profissionais que costumam fazer a mesclagem de oxidantes, ou seja, misturam a de 10 e a de 20 em proporções iguais… Misturando de 20 com 30 volumes e de 30 com 40. Eles vão criando, com aquela mistura, meios para que otimize esse tempo de trabalho de execução dos trabalhos e, ao mesmo tempo, tenta liberar esses oxigênios de uma forma mais gradativa com o poder de ação eficiente, ao mesmo tempo lento sem ser de uma maneira muito rápida com disparo muito rápido.

Como Escolher o Shampoo Certo 10 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
Oxidantes Capilares

É muito importante lembrar, também a disponibilidade de tempo da sua cliente, porque, hoje em dia, com a correria aquelas mulheres que trabalham não querem disponibilizar muito tempo para ficar aí na sua cadeira no salão, mas querem aquele efeito cinderela, ou seja, barbie girl. Querem sair do salão lindas e maravilhosas com aquele cabelo espetacular.

Um ponto que eu considero crucial é que você tem assim um conhecimento mais aprofundado sobre os oxidantes. É essencial que nós coloristas saibamos por que o disparo do oxigênio acontece de uma maneira com uma determinada volumagem e com outra não. Como é que esse oxidante vai agir dentro do córtex no momento em que ele está ali reagindo e removendo aqueles nossos pigmentos, não importando se vão ser naturais ou de cor cosmética.

E é somente dessa maneira que você, profissional, vai se sentir mais seguro no momento de fazer a escolha do oxidante, ou seja, qual dessas devo fazer a opção para esse determinado procedimento mediante esse diagnóstico que eu realizei com essa altura de tom e para altura de tom que eu desejo chegar para fazer a entrega da cor perfeita para minha cliente. Uma vez que você dominou todo esse conhecimento, fica muito mais fácil você vai trabalhar é muito mais segura e eficiente.

E quando eu falo de disparo do oxigênio, eu estou me referindo à velocidade que esse oxigênio a forma como ele é liberado, se é mais rápido ou mais lento, no momento em que é aplicado esse descolorante associada ou essa volumagem do oxidante escolhida para determinado procedimento. Isso vai fazer com que essa remoção de pigmentos tanto naturais quanto artificiais, ou seja, de cor cosmética, sejam removidos de forma veloz ou mais lenta, mais gradativa.

É como se você tivesse assistindo uma corrida de cavalos, em que todos os cavalos alinhados e quando você ouve o tiro da largada, as cancelas se abrem, os cavalos saem em disparada. É claro que alguns vão chegar muito mais rápido por serem mais velozes na linha de chegada e, em contrapartida, vai ter um cavalinho mais pangaré que vai chegar na linha, no entanto, vai demorar um pouco mais do que o garanhão que vai chegar lá rapidinho e vai ser o campeão.

Como Escolher o Shampoo Certo 12 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
oxidantes capilares

[box] E a mesma coisa acontece quando nós fazemos um comparativo entre os oxidantes. Como exemplo comparativo entre o de 10 e 20 volumes, o oxidante de 10 volumes vai clarear um cabelo de uma forma muito mais lenta em relação ao disparo do de 20 volumes, porque o de 20 volumes tem um aporte de oxigênio maior em comparação ao de 10 volumes. Tanto o de 10 quanto o de 20 volumes irão clarear, porém velocidades diferentes.[/box]

E quanto ao nível de clareamento ou a força dessa são os oxidantes vão variar de acordo com a quantidade de peróxido de hidrogênio que é encontrada dentro da sua formulação. Ou seja, o de 10 volumes tem uma quantidade de oxigênio, isto é, de peróxido de hidrogênio, menor do que no de 20 que, por sua vez, tem menor do que no de 30 e, por sua vez, tem menor do que no de 40 volumes.

E, pensando por esse lado, nós como coloristas, vamos entender que, um oxidante de 40 volumes, por possuir dentro da sua formulação uma quantidade maior de peróxido de hidrogênio em relação ao de 20 volumes, tendemos a acreditar que o oxidante de 40 volumes clareia muito mais do que um oxidante de 20 volumes. Mas eu tenho certeza que você colorista já realizou algum procedimento de mechas onde você utilizou o oxidante de 20 volumes para realizar um procedimento de mechas, obtendo um resultado de clareamento que estava dentro do seu planejamento.

Muita das vezes você vai conseguir esse clareamento às vezes até que um oxidante de 10 volumes de 20 volumes nem sempre vai ser necessário que para realizarmos esse procedimento de mechas nós tenhamos que utilizar uma volumagem ou seja um peróxido ou seja percentual desse peróxido de hidrogênio tão elevado assim.

E é claro que tudo isso que eu estou falando aqui é relacionado ao seu ponto de partida, ou seja, esse clareamento. Tudo vai depender do seu diagnóstico, da espessura do fio de cabelo, se já existe ou não ali a presença de uma cor cosmética, se o cabelo está natural, se tem também a presença de fios brancos. O cabelo que está com percentual de brancos maior vai ter aquele efeito melange, que é aquele é visual em que ficamos em dúvida quanto à quantidade do fundo de clareamento que se obtém, e no caso de cobertura desse branco, esta volumagem também vai interferir.

Uma vez que você aprendeu que o clareamento é promovido pela quantidade de peróxido de hidrogênio que está contida dentro da embalagem desses oxidantes, então como um oxidante de dez ou de vinte volumes pode ou não clarear mas do que o de 30 ou de 40?

A resposta é muito simples: se você aplica um oxidante de 20 volumes em uma mecha de cabelo natural ou até com cor cosmética, garantindo que todos os fios de cabelo daquela mecha recebam o produto, em uma quantidade generosa e numa outra mecha com a mesma altura de tom um oxidante de 40 volumes, você vai notar, avaliando a cada dez ou vinte minutos, que o de 40 volumes vai apresentar uma velocidade de clareamento muito mais rápida em relação ao de 20 volumes.

No entanto, se você fizer um enxágue dessas duas mechas no mesmo momento, você vai obter a mecha de 40 volumes praticamente mais clara do que a de 20 volumes.

Partindo desse princípio, se você fizer a opção de fazer um enxágue na altura de tom desejada, aquela mecha que estava sendo processada com oxidante de 40 volumes e ao mesmo tempo você faz a opção de deixar o produto que está ali naquela mecha que foi processada com 20 volumes ainda atuando na fibra porque você quer ver por mais quanto tempo o seu objetivo que é de chegar na mesma altura do tom da outra mecha,se ele realmente vai clarear até chegar lá, ou seja, se a quantidade de peróxido de hidrogênio é suficiente para fazer ou não a remoção desses pigmentos.

Como Escolher o Shampoo Certo 13 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
oxidantes capilares

E eu tenho certeza que você vai se surpreender com o resultado porque em relação a tempo é o que vai fazer a diferença e vai te mostrar que de 20 volumes também vai ter condições de chegar lá naquela altura de tom que você chegou com o de 40 volumes.

O que vai fazer diferença, na realidade, é a liberação desses oxigênios, que, no caso de 20 volumes, vai sendo liberado de uma forma mais gradativa mais lenta em comparação ao de 40. À exemplo da corrida dos cavalos, este é o garanhão, muito mais veloz em comparação ao de 20, mas em contrapartida, tem sim as suas desvantagens, pois precisa de avaliação constante do tempo de ação, para verificar se nessa remoção não está fragilizando a fibra capilar.

Em alguns casos, se você tiver aplicado ele desde a raiz até o comprimento e as pontas da sua mecha, essa sua mecha pode apresentar uma fragilidade que talvez no seu diagnóstico tenha passado em branco e você não tenha percebido de uma forma muito mais nítida e ela vai sim complicar o resultado do seu trabalho porque você vai obter ali um clareamento irregular porque onde ela está mais porosa ela vai clarear mais rápido.

Como Escolher o Shampoo Certo 14 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
oxidantes capilares

Isso por que uma fibra capilar porosa faz uma absorção mais rápida de qualquer tipo de produto, de forma que ocorrerá um clareamento mais rápido nesse nessa ponta do que em relação ao comprimento e a raiz que são as partes que provavelmente vão estar mais saudáveis. Isso vai fazer com que depois você tenha que cortar as pontas do cabelo da sua cliente ou ainda ter que tentar repigmentar essa ponta se for o caso de ela não querer um cabelo com uma mecha tão clara.

Aqui eu preparei o descolorante com o oxidante de 10 volumes. Aqui eu estou preparando com 20 volumes. Preparei a medida na proporção de um para dois, então eu coloquei 10 gramas do descolorante de 20g do creme oxidante. Aqui eu estou preparando com 30 volumes a mesma proporção de medidas para todos eles eu preparei de um para dois. É sempre importante dissolver todo o descolorante porque, pode criar manchas na mecha. Aqui, a mesma na mesma proporção de medida só que com quarenta volumes.

Como Escolher o Shampoo Certo 15 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
oxidantes capilares

Agora eu vou começar a aplicação do descolorante. Você vai observar aqui que eu coloquei mechas de papel da mesma altura de tom, cabelos naturais de mulheres brasileiras que podem receber procedimento químico. Aqui eu vou fazer para vocês um comparativo de como esses oxidantes associados aos descolorante vão clarear esses cabelos que são os mesmos na mesma altura de tom e no mesmo tempo de pausa.

Aqui você vai ter um comparativo de quão claro o oxidante de 10 volumes vai deixar um cabelo que está na altura de tom 5 ou quão claro um descolorante junto com o oxidante de 20 volumes vai deixar o cabelo na altura de tom cinco. Vai ter um comparativo, também, de como o creme de 30 volumes vai deixar uma base 5 e o de 40 volumes a mesma coisa.

[box] A proporção de medidas em todas as preparações foi a mesma que foi uma medida de 10 gramas do descolorante mais 20 gramas do creme oxidante. Eu vou deixar o mesmo tempo de pausa para todos eles que vai ter o tempo máximo indicado pelo fabricante. É sempre bom fazer aquela distribuição do produto pela mecha toda porque pode acontecer um clareamento irregular e já que nós estamos fazendo um comparativo o ideal seria que realmente a gente fizesse um trabalho mais polido.[/box]

Após 25 minutos de pausa, nós podemos observar que o de 10 volumes ainda está ali clareando gradativamente bem como os de 20, 30 e 40 volumes. No entanto, o de 40 volumes já apresenta um clareamento maior e a gente consegue perceber um fundo de clareamento para um tons de laranja do que em relação aos de 10, 20 e 30 volumes.

Com 30 minutos de ação do descolorante, nós podemos observar o clareamento da fibra capilar que estava na altura de 5.

Como Escolher o Shampoo Certo 16 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem
oxidantes capilares

Aqui nós estamos com 45 minutos, faltando apenas cinco minutos para completar os 50 minutos de ação de descolorante que é o indicado pelo fabricante desta marca. Agora chegou o momento de fazer um enxágue das mechas porque já completou o tempo de pausa. Começando pela de 10 volumes porque foi por ela que eu comecei. Todas ficaram mesmo tempo de pausa e foi aplicado ou descolorante praticamente no mesmo tempo.

E uma vez que você absorveu e teve todo esse conhecimento que agora você já tem um verdadeiro domínio sobre ação e o disparo dessas volumagens do peróxido de hidrogênio, você vai sim conseguir realizar procedimentos de mecha no cabelo da sua cliente ou realizar uma coloração super clareadora ou até mesmo uma coloração com mudança de reflexo.

Enfim, vários serviços de procedimentos em colorimetria com uma segurança maior que você vai estar trabalhando de uma maneira que não tenha que ter pressa porque quando você aplica no procedimento de mechas lá desde a nuca no início do seu procedimento uma volumagem já mais alta pensando em ter que fazer rápido porque você já tem uma outra cliente que está chegando porque o salão está cheio também. Isso vai acarretar em problemas, porque cada cabelo se comporta de uma maneira, cada fibra capilar está num determinado momento, com uma saúde, uma porosidade e uma velocidade diferente.

Então, não tem como você aplicar tudo igual para todas as clientes. Por isso que a gente faz o diagnóstico e a partir dele que nós iremos determinar qual é realmente a melhor volumagem para você aplicar o descolorante no cabelo da sua cliente.

E como eu acabei de sugerir para você, um mais indicado no caso de quem trabalha sozinho seria começar com a volumagem mais baixa e trabalhar com o tempo maior. Se a sua cliente se sente incomodada de ficar muito tempo sentada aí na cadeira do seu salão, é importante que você profissional oriente essa cliente de que se ela quer sair do salão com o cabelo com uma fibra capilar mais saudável o mais indicado seria trabalhar com uma volumagem mais baixo.

Caso contrário, é possível aplicar oxidante de volumagem mais alta trabalhando com auxílio de um profissional trabalhar em duas ou três pessoas executando a mesma técnica. Mas isso exige habilidade manual muito próxima do seu colega, então não adianta você fazer uma mecha fina e o outro profissional fazer uma mecha mais profunda, mais larga ou mais espessa, porque isso vai não garantir um cabelo regular.

Então para fechar aqui, na nossa aula de hoje ficou óbvio que um oxidante de 20 volumes clareia tanto quanto o oxidante de 40 volumes. O que vai determinar esse clareamento é o tempo de ação, a técnica que você utiliza e muito provavelmente o seu diagnóstico prévio.

É o seu diagnóstico, a textura da fibra capilar, enfim, vários fatores, como vocês puderam aí acompanhar no decorrer dessa aula. Eu acredito que a partir desse momento, você, colorista vai começar a refletir um pouquinho de que maneira você deve fazer essa escolha do oxidante em relação à quantidade de peróxido que está contida dentro da embalagem desses oxidantes de 10 20 30 ou 40 volumes.

Eu espero que você tenha gostado dessa aula que ela tenha sido um pouco esclarecedora que você realmente saia desse vídeo sem dúvidas em relação a essas questões sobre volumagem do oxidante disparo de oxidante qual é a ação dele dentro da fibra capilar.

Te vejo na próxima aula, muito obrigada e até lá.

Instagram: @renatagoulart.hair e @belezanaintegra

Escrito por Renata Goulart

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

live - Live Sobre Hidroxicloroquina com Helio Beltrão

Live Sobre Hidroxicloroquina com Helio Beltrão

Como Escolher o Shampoo Certo - Como Nasce o Fio de Cabelo

Como Nasce o Fio de Cabelo