Tintura x Tonalizante – Qual a diferença?

Tintura x Tonalizante: Qual é a diferença?
Tintura x Tonalizante: Qual é a diferença?

Tintura X Tonalizante

Recebo muitos e-mails de vocês com essa dúvida: Qual a diferença da tintura e o tonalizante? Aprenda neste post a diferença e os benefícios de cada química.

Para que serve o tonalizante?

Podendo ser aplicado puro ou misturado a uma máscara de hidratação, o tonalizante é uma modalidade de coloração temporária em formato de gel que pode neutralizar uma cor indesejada, ressaltar uma cor adorada que se almeja prolongar ou cobrir cerca de 70% dos fios brancos, agindo apenas na superfície das fibras capilares, de modo que o produto perde todo o seu efeito gradualmente conforme as lavagens realizadas nos cabelos.

Com durabilidade de até quinze lavagens, o tonalizante não possui amônia entre seus ingredientes, motivo pelo qual não estraga os cabelos, não tinge os cabelos e não clareia os cabelos.

O tonalizante deve ser aplicado no cabelo em conjunto com uma água oxigenada de 10 volumes, que serve apenas para abrir as cutículas das fibras capilares e fazer com que os seus ativos penetrem nos cabelos.

As mulheres que possuem cabelos loiros, por exemplo, sentem a necessidade de neutralizar tonalidades indesejadas nos fios, como, por exemplo, o amarelo e o laranja. Para isso, precisam de um tonalizante que dê brilho e matização para os seus cabelos. Contudo, deve-se escolher cores opostas ao amarelo e ao laranja, ou seja, o roxo e o azul são as escolhas para este caso específico.

As mulheres que possuem cabelos escuros, por sua vez, sentem a necessidade de neutralizar outras tonalidades indesejadas nos fios, como, por exemplo, o vermelho e o azul. Para isso, precisam de um tonalizante que dê brilho e matização para os seus cabelos.

Contudo, deve-se escolher cores opostas ao vermelho e ao azul, ou seja, o verde e o laranja são as escolhas para este caso específico. Quem possui cabelos coloridos, por exemplo, deseja prolongar a cor, devendo optar por um tonalizante da mesma cor dos fios. Já quem deseja cobrir cabelos brancos, deve optar também pelo tonalizante da mesma cor.

Benefícios do tonalizante:

Brilho aos cabelos
Realce da cor natural
Muito usado para neutralizar tons ou matizar
Não clareia
Não contém amônia
Fórmula gel ou creme
Brilho aos cabelos
Realce da cor natural

Saiba mais:

Para que serve a Tintura/Coloração?

Podendo ser aplicado puro para tingir os cabelos ou misturado a uma máscara de hidratação para dar brilho, a tintura é uma modalidade de [coloração permanente] em formato de creme que serve para modificar a cor dos fios, podendo escurecer cabelos claros, mas não pode clarear cabelos escuros sem uma descoloração prévia.

Por ter amônia entre os seus ingredientes, a tintura pode estragar os cabelos, necessitando ciclos de hidratação, nutrição e reconstrução. Como se trata de uma [coloração permanente], a cor escolhida não sai ao longo das lavagens realizadas nos cabelos, mas desbota gradualmente devido à ação de oxidação.

Ocasionada por fatores ambientais, como, por exemplo, a poeira, o sol, o cloro, o sal e a poluição, a ação de oxidação faz com que as fibras capilares percam a tonalidade aplicada ao longo do tempo. Isso não significa que os cabelos deixarão de ficar ressecados por causa dos componentes químicos que estão presentes na tintura.

Com a oxidação, os cabelos escuros podem ficar avermelhados e os cabelos loiros podem ficar amarelados, requerendo assim uma nova aplicação de tintura da mesma cor de antes ou tonalizante na cor oposta aos tons indesejados, tomando cuidado para não danificar os fios ressecados.

Como a regra é clara: tinta não clareia tinta, para modificar a cor de um cabelo já processado quimicamente, deve-se descolorir ou realizar uma decapagem nos cabelos.

Já quem possui os fios 100% naturais e virgens, possuem mais chances de poderem clarear os cabelos apenas com tintura.

Ocorre que algumas marcas são super clareadoras, podendo abrir até cinco tons com uma água oxigenada de 40 volumes. Já os cabelos brancos podem ser 100% cobertos com tintura. Um exemplo é a [Coloração Clareadora Schwarzkopf Igora Royal Highlifts].

No entanto, quem possui alisamento, ou escova progressiva, com guanidina, hidróxido de sódio ou hena, não pode usar coloração permanente, pois ambos os produtos não são compatíveis entre si.

Benefícios da tintura permanente

  • Cobre 100% dos fios brancos
  • Fórmula creme
  • Abre a cor e tingi a raiz dos cabelos
  • Clareia até 2 tons ou mais dependendo da marca
  • Tinturas super clareadoras podem clarear 3 tons ou mais
  • Contém amônia é mais agressivo aos cabelos (existe versão sem amônia)
  • É preciso ser usado com um oxidante acima de 30 volumes
  • Cobertura perfeita com qualquer coloração
  • Duram até 28 lavagens (a depender da marca)
  • Mudança da cor natural com reflexos visíveis
  • Não resseca os cabelos

Saiba mais:

Essa dica foi útil? Aprendeu qual a diferença entre tintura e tonalizante? Quer acrescentar algo nesse post? Me escreva.

Tintura x Tonalizante – Qual a diferença?
4.6 (92%) 5 Votos

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.