Perguntas frequentes: tire suas dúvidas sobre tintura

Fizemos uma seleção das principais perguntas relacionadas à coloração. Além de tirar suas dúvidas, descubra o que pode e o que não fazer em cabelos coloridos!

Não há forma mais fácil e rápida para mudar o visual radicalmente do que colorir as madeixas. Para passar de loira à ruiva bastam apenas 40 minutinhos para se transformar em uma nova mulher. Entretanto, diante as facilidades, há também questionamentos que surgem nessa hora, seja para escolher uma nova cor, associar técnicas, escolher produtos adequados para sua necessidade e mais um monte de outras dúvidas.

Nós vamos te ajudar a minimizar as probabilidades de erro, confira agora as perguntas campeãs quando se trata de coloração:

TINGIDOS
Perguntas frequentes: tire suas dúvidas sobre tintura

Qual é o procedimento correto, lavar o cabelo antes de pintar ou lavar apenas após a aplicação?

Uma das perguntas mais frequentes aparece logo no início, lavar ou não? A recomendação dos profissionais é para que não se lave o cabelo antes de aplicar a mistura, mas isso não significa que você deve estar com o cabelo super sujo. Ficar muitos dias sem lavar os fios e partir para a tintura pode até prejudicar o resultado, uma vez que a oleosidade pode ser empecilho na hora da fixação da pigmentação. Então, siga a regrinha de, no máximo, dois dias sem lavar.

O que usar: tonalizante, hena ou tintura?

Se a intenção for mudar o visual de uma forma radical, a melhor opção é a tintura permanente, pois ela oferece durabilidade. Ela é a única que consegue penetrar profundamente nos fios, depositando os pigmentos no interior das cutículas, enquanto a hena e o tonalizante agem na superfície do cabelo, realçando a cor por cerca de 15 dias.

A cor é bem diferente do que eu imaginei

Quando o resultado fica longe daquilo que imaginamos, é bom não agir por impulso e tentar consertar sozinha em casa. Essa atitude apresenta ainda mais riscos, por isso não realize o procedimento químico, peça ajude de um cabeleireiro de confiança. No caso dos cabelos loiros, fazer mechas em nuances mais claras é uma boa solução, só não se esqueça de tratar os cabelos antes das luzes. Se os fios ficaram avermelhados, o xampu antirresíduos pode te ajudar – e muito – a remover os pigmentos avermelhados. Lave toda semana e hidrate depois!

cuidados-cabelo-tingido

As sobrancelhas devem acompanhar a cor dos fios?

A pergunta é variável para cada caso, é preciso analisar seu tom de pele e o contraste da cor do cabelo com a da sobrancelhas. Se a intenção é assumir o visual natural, ao estilo nasci assim, pode-se clarear um tom da sobrancelha. Nós novamente pedimos que você não se atreva a fazer isso sozinha, não pense que passar tinta de cabelo resolverá o seu problema, muito pelo contrário, o resultado pode ser desastroso.

Não hesite em ir a um salão para pintar as pestanas, afinal, eles são treinados para esse tipo de processo, eles dispõem de produtos específicos para este fim e existem tinturas próprias para a sensibilidade da pele do rosto. Converse com um profissional de confiança e peça a opinião dele.

Pintei meu cabelo e as pontas ficaram horríveis. O que eu faço?

As tinturas têm o terrível poder de deixar os cabelos com aparência espigada, e isso acontece porque ao abrir as escamas dos fios, a tintura age no interior da fibra capilar de forma danosa. Uma forma de evitar esse efeito é investir pesado em tratamento que repõem queratina, aminoácidos, lipídeos e ativos hidratante capazes de reverter a situação.

Use a máscara a cada 15 dias, aliada a hidratações semanais e óleos com ativos poderosos. Quando puder, faça uma visita a um salão para realizar um tratamento profissional. Eles possuem compostos concentrados que garantem restauração completa. Aposte em produtos específicos para cabelos coloridos, xampu hidratante, condicionador e finalizadores para potencializar o resultado dos tratamentos.

Pintei meu cabelo de tom escuro, mas ele já desbotou. Como posso fazer?

Há vários fatores que podem contribuir para o desbotamento, isso geralmente acontece quando o cabelo está ressecado e com porosidade. A regra aqui é apostar em tratamentos e só depois partir para a coloração permanente. Enquanto isso, use apenas tonalizante, associados a uma rotina de cuidados especiais com os cabelos.

terapia-capilar-dicas-e-produtos-14

Quero ficar loira, mas faço alisamento. Isso pode ser prejudicial para o cabelo?

Vamos ser bem sinceras, os dois procedimentos são um tanto quanto agressivos. Ter um loiro bonito e saudável não é para qualquer pessoa, três fatores são essenciais: tempo, dinheiro e disposição. Enquanto o alisamento desgasta bastante os fios, além de os componentes químicos não serem compatíveis, o que os torna praticamente impossíveis de serem realizados no mesmo cabelo, portanto, escolha entre um e outro. Os fios podem sofrer danos quase irreversíveis por conta do tioglicolato de amônia e o hidróxido de cálcio.

Não gosto do efeito listrado das luzes, como evitar?

As mechas assumem a aparência de “zebra” quando são feitas de maneira uniforme, onde todas estão na mesma altura e com a esma espessura. Para fugir do listrado, a regra é pedir para o cabeleireiro alternar na altura e na largura, com essa técnica é possível fazer mechas altas, baixas, finas, grossas ou até mesmo clarear as pontas.

Sempre que pinto o cabelo fico com a testa e as orelhas manchadas

Uma forma nada convencional, mas que funciona com bastante eficiência é molhar um pedaço de algodão em adoçante líquido. Algumas pessoas passam gel ou hidratante nas áreas que mais sofrem com as manchas, geralmente em toda região próxima à raiz, assim fica fácil evitá-las. Um outro produto que acaba de ser lançado, e cumpre o papel muito bem, é a geleia de vaselina, além de proporcionar mais de 20 benefícios diferentes, também é uma mão na roda nessa hora.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas de forma clara, se tivermos esquecido de alguma, nos envie por e-mail para desenvolvermos um novo post.

Perguntas frequentes: tire suas dúvidas sobre tintura
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.