5 Erros da Tintura na raiz do cabelo
As tinturas sempre trarão dúvidas porque evidentemente que na maioria das vezes não ficam como mostra a tabela de cores. Por conta disso mesmo, e da raiz crescida, que temos muitos problemas ao pintar o cabelo em casa, e pra acabar com essa dúvida vamos logo pensar nos erros da tintura na raiz do cabelo.
É evidente que fica muito mais fácil pintar o cabelo em casa. Você só precisa comprar uma tinta de cabelo e fazer todo o processo em casa. Sem marcar horário, sem espera e sem sair de casa. Tem mais vantagem que isso?
Não haveria erros, se ao pintar a raiz não estivesse preta, amarelada, alaranjada e o resto do comprimento platinado! Quem nunca passou por isso avise agora!! Mas é muito comum dar o primeiro passo à procura da tintura quando o cabelo já está nessa situação.
1- Tintura 9.0 ou 10.0 para platinadas
O maior problema do tom sobre tom, com as loiras que já pintam em casa é querer mudar o tom. Enquanto estiver usando 12 todo mês, o cabelo vai manter-se com a claridade desejada.
Vai ficar claro sim, com aquele fundinho amarronzado que já sabemos que acontece com a tinta sobre tinta.
Porém se pensar em colocar outra coloração na raiz, e ainda em tom menor ao que já usa, esse tom não vai cobrir, nem uniformizar a cor do comprimento com um mais sóbrio na raiz, e a tintura na raiz do cabelo vai ficar alaranjada.
2- Tintura com Ox de 30 volumes
Outro grande erro pra tentar clarear, ou abrir o tom da raiz é utilizar a água oxigenada de 30 volumes.
Para cabelos grossos a água oxigenada não tem a mesma abertura de tom do que para cabelos finos. Assim se abre 3 tons num cabelo fino, a ox de 30 volumes num cabelo grosso abre 2. Sem considerar tinta sobre tinta.
Então, água oxigenada de 30 volumes com tintura na raiz do cabelo pode ficar alaranjado, acobreado e até bege. Mas se o cabelo esta platinado no comprimento não uniformiza com a raiz. Talvez, as meninas de cabelo bem fino consigam uma cor mais razoável com esse oxidante aliado.
Mesmo quem pinta de vermelho, ruivo ou acobreado deve tomar cuidado com a ox de 30 volumes. Porque dificilmente vai abrir o tom escuro da raiz e igualar com o comprimento, ou também pode abrir o tom demais em vermelhos deixando a raiz mais clara que o comprimento.
Na prática a regra não se aplica a todos os tons.
3- Tintura na raiz de Cabelos Mechados
Outro erro grande para loiras é tentar colorir o cabelo com tintura na raiz do cabelo mechado.
O problema é que o cabelo foi descolorido. Nenhuma tinta plainada alcança o tom que conseguimos num clareamento com descolorante. Daí faz o quê?
Joga a tinta na raiz do cabelo mechado e fica alaranjada. Então a pessoa tem a raiz de uma cor e o fundo do cabelo de outra e as mechas platinadas.
Cabelos com mechas devem ser retocados no salão. Ou se tiver experiência e produtos bons, então da pra fazer em casa.
O cuidado é somente para não ter marcações em descolorir somente a raiz do cabelo.
4- Tintura na raiz de cabelo com ombré
Outro erro que acontece e muitas vezes, não é só problema da raiz mas sim do cabelo todo.
O cabelo com ombré só tem metade do cabelo platinado. Nenhuma tinta mesmo que seja superclareadora alcançara o tom que já está no comprimento clareado.
Daí a pessoa quer igualar o resto do comprimento com o tom claro das pontas com tinta direto no cabelo natural e isso não acontece assim por vários fatores.
5- Tinta Corretiva
A internet é vasta de informações. Mas tem muita coisa que só é indicada pra profissional fazer. Porque existem dicas de profissionais uns para outros!
A tinta corretiva ou corretor é utilizada junto com outras colorações. Mas tem dosagem certa e quantidade mínima pra isso dar certo com a coloração.
A tinta corretiva sozinha não funciona igual uma tinta normal na fixação e até no próprio desbotamento. É um intermediário para intensificar e corrigir tons de cabelo, mas são utilizadas em conjunto com tinturas.
Na maioria das vezes a tinta corretiva não tem fixação sem estar aliada a mistura da tinta base; Se colocar na raiz os tons não igual e mesmo que queira tirar aquele alaranjado ele não vai sair.
Para muitos casos de raiz laranja e muito acobreada, somente a descoloração funciona!
Descolore até 9 tons!
Descolorante com capacidade de clarear os fios em até 9 tons. Ideal para ser aplicada com a loção ativadora BlondMe 2% ou 6%. Saiba Mais