in

Como Surgiu a Maquiagem?

Como Surgiu a Maquiagem?
Como Surgiu a Maquiagem?

Você sabe como surgiu a maquiagem?

3000 anos antes de Cristo

Os produtos de maquiagem surgiram há mais de 3000 anos antes de Cristo no Egito, mas eram utilizados apenas por integrantes do grande império para poderem se destacar da nobreza e do clero. Nesta época, já existiam cosméticos, como, por exemplo, o batom, o blush, o pó iluminador, o pó de arroz e a sombra. Estes produtos de maquiagem eram produzidos com matérias primas tal como a argila, o açafrão, o antimônio, o chumbo, o cinábrio, a malaquita, o kohl, as amoras, as cinzas, a fuligem, as pétalas de rosa, os produtos vegetais, o cobre, o ferro e o carbono.

Manifestação de arte da civilização egípcia

Nesta época, a produção destes cosméticos era tida como a principal manifestação de arte da civilização egípcia. Entre as matérias primas citadas, destacava-se o kohl, um pigmento preto utilizado no lápis de olho, no lápis de sobrancelhas, no rímel e nas sombras para escurecer determinadas áreas do rosto e deixá-las menos pálidas.

Rímel Seco – Como Recuperar? Vídeo Passo a Passo!

Eram extremamente tóxicas

Muitas destas matérias primas citadas eram extremamente tóxicas para a saúde destas pessoas, como, por exemplo, os metais. É que materiais, como o chumbo, estragavam a pele e providenciavam um envelhecimento precoce. Ao invés dos cosméticos servirem como opção de embelezamento, serviam como destruição do padrão de beleza.

Com o passar dos anos, a Grécia começou a produzir maquiagens com novos elementos, se intensificando após a queda do império romano. Mas, estes produtos só se disseminaram pelo continente europeu durante as cruzadas, possibilitando aos nobres o uso de bases faciais. Nesta época, o padrão de beleza grego não era a favor da pintura dos olhos.

Os gregos alegavam que a aplicação de sombras nos olhos simplesmente deturpava a identidade das pessoas, assim como não aceitavam um padrão estético magro. Apesar de estar disponível, as maquiagens não eram bem vistas pelas igrejas, pois o pensamento religioso considerava pura vaidade.

Após o século XV

Após o século XV, os produtos de maquiagem, que ainda prosseguiam com a mesma toxicidade de antes, mas com as suas fórmulas modificadas, passaram a ser utilizados por todas as classes sociais e não apenas pelos aristocratas, os cortesões e os reis. Como os cosméticos mais básicos começaram a ser aplicados por pessoas de classes sociais mais baixas, a nobreza lançou moda e passou se diferenciar através de acessórios à base do ouro, da prata e das pedras preciosas, que custavam muito dinheiro, motivo pelo qual poderiam continuar se sentindo superiores.

A partir do século XVII

A partir do século XVII, países como a Itália e França começaram a produzir os produtos industrialmente. Com a popularização do cinema nos anos 20, os cosméticos, aos poucos, foram substituindo matérias primas tóxicas por ingredientes como o amido de arroz, o caulim, o corante sintético, o óleo e o talco.

Antes de serem lançados no mercado da beleza, estes produtos de maquiagem eram testados nos laboratórios. Por causa da intenção de dramatizar o look com grande contraste, nesta década as mulheres usavam batom com de cor carmim, sobrancelhas bem pigmentadas e olhos marcados com lápis. Contudo, não preparavam a pele nem com base, nem com corretivo nem com pó facial para as cores não se harmonizarem.

Este visual chamativo proporcionado pelo cinema era associado aos maus costumes e ao pecado da luxúria pelas mulheres mais conservadoras, como, por exemplo, as britânicas. Sem contar que as atrizes do teatro e do cinema sofreram preconceito por muitos séculos pelo motivo de não terem a sua profissão reconhecida como uma atividade profissional.

Revolução industrial

Através da revolução industrial, as maquiagens se tornaram extremamente algo comum, assim como hoje em dia. Foi a partir de então que surgiram o consumo, a cultura de massa, os meios de pagamento, os meios de comunicação e os produtos industriais em peso. Como consequência, veio a moda, as tendências e as inúmeras opções de cosméticos.

Essa é a minha dica 💟 Espero que vocês tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto. 
Caso queiram, comentem também!

Beijos no coração 💟

Kika

📈Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça😍)

4.8/8 - (2 votos)

Written by Kika

KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. [email protected] @patricinhaesperta

Você Sabe O Que Tem Na Salsicha do Seu Cachorro-Quente?

Minoxidil para queda de cabelo