Como se vestir melhor? Guia rápido de estilo com 15 dicas poderosas
A roupa diz muito sobre a nossa personalidade e até sobre o nosso estado de espírito, mas não raras vezes cometemos pequenos erros que tendem a estragar o resultado final. Já aconteceu isso com você? Pois é pra isso não aconteça que listamos algumas dicas importantes!
1. Conheça o seu corpo
Você precisa conhecer seu corpo de todos os ângulos, porque é assim que vai aprender a valorizar o que precisa ser valorizado, que é o que você tem de mais bonito, e a camuflar o que não te valoriza tanto. Isso se chama consciência corporal e é determinante pra se vestir melhor, porque as suas roupas precisam ser escolhidas pra valorizar o seu corpo, e isso a gente só consegue fazer sabendo brincar de “mostra e esconde”.
2. Vista-se de acordo com o seu corpo
Agora que você já sabe o que valorizar e o que camuflar, podemos passar para a segunda lição, que é se vestir de acordo com o corpo que nós temos agora, e não com o que gostaríamos de ter ou o corpo que teríamos se fossemos alguns quilos mais magras ou mais cheinhas.
Se você não faz isso, corre o risco de mostrar o que deveria camuflar e esconder o que precisa valorizar, e aí não tem como ficar bem vestida, né? Não tem porque é preciso entender que roupa bonita é aquela que fica bonita em você.
3. Encontre seu estilo pessoal e mantenha-se fiel a ele. Se você se sentir mais confortável com peças clássicas, não tente se forçar a seguir as últimas tendências.
A gente acaba comprando tanta coisa que mal sabe o que tem, e aí não tem como se vestir bem. Na verdade a gente compra é muita besteira, muita modinha, muita roupinha de estação, ao invés de comprar peças mais usáveis, mais clássicas, que vão bem com tudo.
São nessas peças que a gente deve investir, e é bom que o investimento seja maior, pois são peças que usaremos mais e por bem mais tempo.
4. Invista em algumas peças-chave que você adora e que fazem você se sentir bem.
Você pode ter centenas de roupas lindas, mas se elas não combinarem entre si, vai ser o mesmo que não ter nada! É por esse motivo, aliás, que a maioria diz que “nunca tem roupa”. Tem sim, só que as roupas não combinam entre si, ou , pior, são roupas de modinha, que duram só uma estação.
Invista primeiro em peças básicas, como uma boa calça social preta, um vestido preto, um bom casaco, camisa branca, camisetas de cores neutras, jeans básico escuro, saia social e um bom blazer. A grande maioria tem dezenas de peças no armário, mas não tem as peças básicas, e aí nada funciona direito, né?
5. Cuidado com o excesso de “informação” e as misturas. Mix de estampas é legal, mas pode também ficar um desastre, então cuidado!
6. Use acessórios com sabedoria.
Alguns acessórios bem escolhidos podem realmente elevar uma roupa. Mas cuidado para não exagerar – menos geralmente é mais.