Posso colocar água no shampoo
Isso só pode ser culpa dos surfactantes! Tem muita gente que ainda faz essa misturinha que vamos contar hoje, sobre colocar água no shampoo. Seria realmente eficaz se na prática acontecesse o que a gente imagina!
E o que todas imaginam sobre colocar água no shampoo?
Que a higienização seria mais suave. Que os surfactantes seriam menos agressivos, e que o shampoo não deixaria aquele cabelo duro e ressecado depois da lavagem.
Seria lógico e óbvio pensar isso tudo. Porque teria lógica se fosse real.
Mas tem receitas que realmente não dão certo, na prática, não são eficazes e ainda podem trazer mais problemas para o cabelo.
Porquê não dá certo colocar água no shampoo?
Vamos pensar de outra maneira:
Coloca dentro de um copo com água uma colher de detergente. Dá aquela mexidinha básica no copo, e vamos colocar na esponja. Vai lavar ou não vai?
O forte pode de higienização do detergente vai fazer efeito mesmo misturado à água. Não vai ser a mesma espuma e nem a mesma higienização. Mas ele vai ter aquele efeito que se espera para lavar a louça. Correto?
Ao colocar água no shampoo você dilui todos os seus componentes, e estes não ficam mais suaves, vão limpar em menos “concentração” no seu cabelo. O que significa que a higienização será prejudicada porém será feita. E os nutrientes de reparação do shampoo também, serão menos concentrados nessa lavagem.
Além disso o pH será alterado. Uma coisa é espalhar o shampoo e emulsionar em água para massagear o cabelo, e outra é misturar o shampoo com a água e ter seu efeito diferenciado.
E diferente do que muita gente pensa, pode até não fazer espuma, mas não vai ter emoliência e nem vai conseguir ter boa espalhabilidade.
O que fazer para ter uma limpeza suave?
Então se a intenção é ter uma limpeza suave, o melhor é utilizar shampoos sem sulfatos, ou cremes de limpeza. Dessa forma você não perde os ingredientes nutritivos do shampoo, e vai ter a higienização mais suave e protetora que realmente desejou testar.
Shampoos sem sulfatos
[feature_box style=”2″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]
1) Joico Curl – Shampoo sem sulfato e de limpeza suave para cabelos cacheados. Fórmula leve que evita o ressecamento, ainda hidrata e colabora para a modelagem de cachos. Saiba Mais.
2) Cadiveu Sol do Rio – Shampoo sem sulfato para reconstrução de cabelos danificados. Repõe aminoácidos e protege dos danos externos, auxilio para cabelos que passam por ações mecânicas diariamente. Saiba Mais.
3) Creme de Limpeza No Poo Deva – Higienização suave. Remove as impurezas dos fios cacheados e secos, pormove leveza, mantem a oleosidade natural além de ter uma ação refrescante no couro cabeludo. Saiba Mais.
4) Color Freeze Schwarzkopf – Shampoo sem sulfato, limpa com suavidade e delicadamente para não comprometer a cor do cabelo. Preserva sua umidade natural e previne os fios do ressecamento. Garante fios muito brilhantes. Saiba Mais.
[/feature_box]
Posso colocar água no creme de limpeza?
O creme de limpeza é uma higienização muito suave e não tem necessidade de mistura-lo com água.
Essa dúvida normalmente acontece por quem tem cabelo oleoso. Porém os cremes de limpeza higienizam eficazmente o cabelo sem causar caspa ou oleosidade excessiva.
É importante que a massagem capilar seja feita de modo suave para a própria fricção dos dedos não causar maior esfregaço na area afetada por caspa, ou onde tem mais oleosidade.
Todos os shampoos tem o mesmo efeito?
Os shampoos não são iguais. Mudam ingredientes e pH, conservantes e higienizantes. Independente da fórmula, viscosidade, textura e componentes todos os shampoos tem sua eficácia alterada se colocar água. A limpeza não fica suave, e nem eficaz.
É preciso lembrar que toda fórmula de shampoo já vem com água.