Quem nunca teve um susto ao ver muitos fios saindo no pente? Todos nós, em algum momento, começamos a temer que possamos estar perdendo muito cabelo. Enquanto a maior parte do tempo é apenas um alarme falso, e a queda da nossa rotina de cabelo, em alguns casos, é mais do que isso. Mas o que poderia estar causando a perda de cabelo inesperada?
Os fios de cabelo são como nós, nascem, demoram mas crescem e infelizmente morrem caem, isso é fato, é certo que, normalmente perdemos muitos e muitos fios por dia, mas acontece que em determinados casos essa perda ultrapassa a normalidade e muitas vezes é ocasionada por doenças ligadas ao próprio couro cabeludo, deficiências de nosso organismo, causadas muitas vezes por má alimentação, falta de nutrientes e minerais essenciais, ou mesmo cansaço e stress.
Aproximadamente 90% do seu cabelo está crescendo a qualquer momento, enquanto os outros 10% entram em uma fase de descanso. A cada dois ou três meses, o cabelo em repouso cai e permite que o cabelo novo cresça em seu lugar.
Não dá pra saber quanto se perde de cabelo por dia (é lógico que ninguém vai ficar recolhendo o fio de cabelo e contando…), mas você deve sempre reparar se a queda está dentro da normalidade ou se tem algo de diferente, atitudes simples como observar a quantidade que cai ao passar a mão, ou a quantidade que fica na escova/pente depois de pentear, ajudam a detectar problemas, e se notar um certo exagero, deve-se procurar ajuda médica.
Mas existem algumas histórias, relativas a queda capilar, que são verdadeiros mitos capilares e outras que são verdadeiras. Fizemos uma lista pra te ajudar a esclarecer as maiores dúvidas!
Cabelo cair na gravidez é normal?
Eflúvio telógeno é a queda excessiva de cabelo que ocorre de um a cinco meses após a gravidez. Isso não é incomum, pois afeta algo entre 40 a 50% das mulheres; mas como a maioria das mudanças durante a gravidez, é temporário.
O período mais comum de perda de cabelo ocorre aproximadamente três meses após o parto. O aumento dos hormônios durante a gravidez impede que você perca seu cabelo. Após o parto, os hormônios retornam aos níveis normais, o que permite que o cabelo caia e retorne ao ciclo normal. A perda de cabelo normal que foi atrasada durante a gravidez pode cair de uma só vez.
Até 60% do seu cabelo que está no estado de crescimento pode entrar no estado de repouso do telógeno. A perda de cabelo geralmente atinge o pico 3-4 meses após o parto, pois os folículos capilares se rejuvenescem. Essa perda de cabelo é temporária e a perda de cabelo volta ao normal dentro de seis a doze meses.
A oleosidade faz cair cabelo?
O óleo atrai a sujeira mais facilmente, pode unir o cabelo e produzir caspa. Um couro cabeludo oleoso pode ser desencadeado por um desequilíbrio hormonal, como encontrado durante a puberdade, gravidez ou menopausa.
Um acúmulo excessivo de óleo no couro cabeludo pode levar à caspa. Condições como dermatite seborréica, psoríase do couro cabeludo e malassezia afetam as glândulas sebáceas e criam a caspa.
Um couro cabeludo oleoso pode levar à perda de cabelo por causa da caspa em excesso. Casos graves deixados sem tratamento bloqueiam os folículos pilosos, inibindo o ciclo natural de crescimento. A dermatite seborréica é uma inflamação da pele e couro cabeludo de um excesso de acúmulo de óleo. Isso faz com que o couro cabeludo fique escamoso, coçando, vermelho e irritado. A psoríase do couro cabeludo também é uma inflamação da pele e do couro cabeludo. É caracterizado como uma superprodução de células da pele. Psoríase do couro cabeludo causa descamação, coceira, vermelhidão, irritação, escamas e placas. As placas podem sufocar seus folículos pilosos, tornando-os inativos. A malassezia é um fungo que reside naturalmente no couro cabeludo, alimentando-se dos óleos e da pele morta – mas quando fica fora de controle, a superabundância de fungos também pode bloquear os folículos pilosos, resultando na perda de cabelo dos folículos inativos.
Lavar a cabeça faz o cabelo cair?
Se você lavar a cabeça todo dia não vai perder mais cabelo, por outro lado, prender as madeixas, ainda molhadas, contribui muito para a perda.
No inverno os cabelos caem mais?
Em períodos com temperatura mais fria (inverno por exemplo) os cabelos caem mais, isso é mito.
Pintar ou alisar o cabelo faz o cabelo cair?
Pintar ou alisar não acelera o processo de queda. Em contrapartida, apliques, dreads e alongamentos favorecem o aumento da queda.
Chapinha faz cair o cabelo?
Achar que o uso de secador e chapinha com frequência aumenta queda, o que acontece é que, os fios ficam mais ressecados (se não protegidos corretamente do calor) e como consequência quebram mais. Use um protetor térmico para proteção dos cabelos. Sugestões de produtos:
Se estiver com grandes problemas de queda de cabelos não exite em procurar um médico, só ele poderá diagnosticar e medicar você.
Fontes e referências: Pregnancy And Hair Loss Wiki Malassezia