O Que Faz O Cabelo Cair? Mitos e Verdades!

O Que Faz O Cabelo Cair? Mitos e Verdades!
O Que Faz O Cabelo Cair? Mitos e Verdades!

Quem nunca teve um susto ao ver muitos fios saindo no pente? Todos nós, em algum momento, começamos a temer que possamos estar perdendo muito cabelo. Enquanto a maior parte do tempo é apenas um alarme falso, e a queda da nossa rotina de cabelo, em alguns casos, é mais do que isso. Mas o que poderia estar causando a perda de cabelo inesperada?

 Os fios de cabelo são como nós, nascem, demoram mas crescem e infelizmente morrem caem, isso é fato, é certo que, normalmente perdemos muitos e muitos fios por dia, mas acontece que em determinados casos essa perda ultrapassa a normalidade e muitas vezes é ocasionada por doenças ligadas ao próprio couro cabeludo, deficiências de nosso organismo, causadas muitas vezes por má alimentação, falta de nutrientes e minerais essenciais, ou mesmo cansaço e stress.

Aproximadamente 90% do seu cabelo está crescendo a qualquer momento, enquanto os outros 10% entram em uma fase de descanso. A cada dois ou três meses, o cabelo em repouso cai e permite que o cabelo novo cresça em seu lugar.

Não dá pra saber quanto se perde de cabelo por dia (é lógico que ninguém vai ficar recolhendo o fio de cabelo e contando…), mas você deve sempre reparar se a queda está dentro da normalidade ou se tem algo de diferente, atitudes simples como observar a quantidade que cai ao passar a mão, ou a quantidade que fica na escova/pente depois de pentear, ajudam a detectar problemas, e se notar um certo exagero, deve-se procurar ajuda médica.

Mas existem algumas histórias, relativas a queda capilar, que são verdadeiros mitos capilares e outras que são verdadeiras. Fizemos uma lista pra te ajudar a esclarecer as maiores dúvidas!

Cabelo cair na gravidez é normal?

Eflúvio telógeno é a queda excessiva de cabelo que ocorre de um a cinco meses após a gravidez. Isso não é incomum, pois afeta algo entre 40 a 50% das mulheres; mas como a maioria das mudanças durante a gravidez, é temporário.

O período mais comum de perda de cabelo ocorre aproximadamente três meses após o parto. O aumento dos hormônios durante a gravidez impede que você perca seu cabelo. Após o parto, os hormônios retornam aos níveis normais, o que permite que o cabelo caia e retorne ao ciclo normal. A perda de cabelo normal que foi atrasada durante a gravidez pode cair de uma só vez.

Até 60% do seu cabelo que está no estado de crescimento pode entrar no estado de repouso do telógeno. A perda de cabelo geralmente atinge o pico 3-4 meses após o parto, pois os folículos capilares se rejuvenescem. Essa perda de cabelo é temporária e a perda de cabelo volta ao normal dentro de seis a doze meses.

A oleosidade faz cair cabelo?

O óleo atrai a sujeira mais facilmente, pode unir o cabelo e produzir caspa. Um couro cabeludo oleoso pode ser desencadeado por um desequilíbrio hormonal, como encontrado durante a puberdade, gravidez ou menopausa.

Um acúmulo excessivo de óleo no couro cabeludo pode levar à caspa. Condições como dermatite seborréica, psoríase do couro cabeludo e malassezia afetam as glândulas sebáceas e criam a caspa.

Um couro cabeludo oleoso pode levar à perda de cabelo por causa da caspa em excesso. Casos graves deixados sem tratamento bloqueiam os folículos pilosos, inibindo o ciclo natural de crescimento. A dermatite seborréica é uma inflamação da pele e couro cabeludo de um excesso de acúmulo de óleo. Isso faz com que o couro cabeludo fique escamoso, coçando, vermelho e irritado. A psoríase do couro cabeludo também é uma inflamação da pele e do couro cabeludo. É caracterizado como uma superprodução de células da pele. Psoríase do couro cabeludo causa descamação, coceira, vermelhidão, irritação, escamas e placas. As placas podem sufocar seus folículos pilosos, tornando-os inativos. A malassezia é um fungo que reside naturalmente no couro cabeludo, alimentando-se dos óleos e da pele morta – mas quando fica fora de controle, a superabundância de fungos também pode bloquear os folículos pilosos, resultando na perda de cabelo dos folículos inativos.

Lavar a cabeça faz o cabelo cair?

Se você lavar a cabeça todo dia não vai perder mais cabelo, por outro lado, prender as madeixas, ainda molhadas, contribui muito para a perda.

No inverno os cabelos caem mais?

Em períodos com temperatura mais fria (inverno por exemplo) os cabelos caem mais, isso é mito.

Pintar ou alisar o cabelo faz o cabelo cair?

Pintar ou alisar não acelera o processo de queda. Em contrapartida, apliques, dreads e alongamentos favorecem o aumento da queda.

Chapinha faz cair o cabelo?

 Achar que o uso de secador e chapinha com frequência aumenta queda, o que acontece é que, os fios ficam mais ressecados (se não protegidos corretamente do calor) e como consequência quebram mais. Use um protetor térmico para proteção dos cabelos. Sugestões de produtos:

Se estiver com grandes problemas de queda de cabelos  não exite em procurar um médico, só ele poderá diagnosticar e medicar você.

Fontes e referências:
Pregnancy And Hair Loss
Wiki Malassezia
O Que Faz O Cabelo Cair? Mitos e Verdades!
5 (100%) 3 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments
  1. O problema é que muita gente ainda confunde queda com quebra.
    Uso um extrato de jaborandi da Capicilin que ajuda bastante na queda, inclusive para homens. Mas com certeza, em alguns casos temos de procurar orientaçaõ médica, principalmente quando a queda de cabelo acompanha o enfraquecimento das unhas.

  2. eu lavo os cabelos todos os dias, e já ouvi muuuuitas vzs “vai ficar careca”
    é… acho que já estou careca de saber que isso é um mito!

    …e a ESTÓRIA de que demora 24h para secar a raiz do cabelo, senão a raiz “apodrece” por lavar os cabelos todos os dias? quem será que inventou?
    eu chego na conclusão que é para economizar shampoo!

  3. Estou desesperada…
    Faço luzes no meu cabelo a bastante tempo, e sempre m incomodo com o fato de que nunca puxam as luzes na raiz,bom minha profissional disse q é pq o cabelo pode quebrar,por isso eu sempre pintei o cabelo com a tinta loiro claro acinzentado da Koleston,e neste mes como não encontrei a tinta,usei a mesma só que da Loreal,resultado meu cabelo fico laranjado na raiz…quis morrer até pq onde a tinta pegou (nas luzes) deixou meu cabelo cinza.. qndo sequei meu cabelo me deu um desespero…e agora o q eu faço???
    Pooooooor favoooor alguem m ajuda… =(

    1. Darliane, o ideal é que vc fosse ver isso em um salão, pra tirar essa parte acinzentada..
      Quanto a raiz, o desamarelador da Alta Moda funciona muito bem e é bem acessível!
      Beijos
      Ju

  4. Gente,eu fico boba com esses profissionais. Ninguém faz teste de mechas pra ver como vai ficar! Simplesmente estragam tudo o que demoramos a conquistar. Eu mesma já deixei que fizessem tanta caca no meu cabelo. Confiei em tanto cabeleileiro de meia tigela,afinal,o profissional era ele e não eu. Apanhei muito,mas finalmente eu mesma encontrei a fórmula perfeita para colorir meus cabelos e não há profissional capaz de me convencer a fazer diferente. Mas o principal é sempre usar a mesma tinta,se não achar,adie o dia de pintar até encontrar sua cor! Assim,não vai ter erro.

  5. Darliane,eu sugiro que você faça mechas no papel desde a raiz com um descolorante sem amonia,pra não estragar ainda mais seu cabelo e use um bom tonalizante acinzentado ou irisado. Creio que irá melhorar até chegar o dia de você pintar novamente,desta vez com sua tinta de confiança.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.