Cabelo saudável começando pelo banho

VER + DICAS

Cabelo saudável começando pelo banho

Cabelo saudável

Cabelo saudável começando pelo banho

Quando o papo é cabelo saudável, é muito importante que pensemos que os cuidados começam no momento em que tomamos banho, para que dessa forma, os outros tratamentos tenham maiores resultados.

A forma como lavamos o cabelo é um procedimento simples, e muitas vezes tornamos esta ação mecânica, acabando por não prestar atenção se estamos realmente fazendo isso de uma forma que não seja as nossas madeixas. Mas com os cuidados adequados, além de um visual mais bonito, o seus cabelos ficarão saudáveis.

Os tricologistas dão dicas que consideram ser saudáveis para que mantenhamos a saúde, o brilho, a maciez, e a beleza dos fios por muito mais tempo. E é sempre bom deixar lembrado que para conseguir manter o brilho, e o cabelo saudável, temos que ter alguns cuidados mais específicos em qualquer estação. Porque a lavagem dos fios é um processo importante que vai determinar cada aspecto de cada mecha, por isso que devemos evitar negligenciar quando existe uma rotina de limpeza capilar. E principalmente, no momento do banho, a lavagem do cabelo é vista como essa ação que influencia nos resultados seguintes.

Evitar lavar o cabelo com água quente

É recomendado que as pessoas prefiram lavar os fios com água morna ou fria, porque água fria causa a vasoconstrição e fecha a cutícula do cabelo, proporcionando mais brilhos aos fios, já que água quente abre a cutícula, e acaba danificando os fios. Principalmente para quem tem cabelo oleoso.

Shampoo

Cabelo saudável

Cabelo saudável começando pelo banho

Não é necessário que passe o shampoo mais de uma vez porque o excesso de ficção nos fios pode ser prejudicial, e acaba retirando a proteção natural do seu cabelo. Se você aplicou bem uma vez, já se descarta a necessidade de outra vez. Por isso encomendado que você faça uma boa lavagem, como os próprios tricologistas recomendam.

Que usando as pontas dos dedos e massageando o couro cabeludo é que se conseguirá um maior resultado positivo da sua lavagem. Sem contar o desperdício de shampoo, e claro, a saúde do seu cabelo. Portanto use esses truques no banho ao seu favor e economize shampoo, e trate melhor seu cabelo.

Com os tricologistas

Uma explicação aprofundada e consultada também tricologistas, é a explicação que fazem quanto aos shampoos, que possuem PH alto e provocam o ressecamento se forem aplicados diretamente ao fio. Fora isso, aplicação direta e frequente na mesma região do coro cabeludo pode acabar provocando caspa e seborreia.

Por isso é recomendado que se coloque uma (1) parte de shampoo para duas de água em um copo e aplique em uma mecha, misturando, logo depois à na sua raiz, nunca no comprimento. Porque a espuma escorre para as pontas e já o suficiente para uma limpeza bem feita.

Evitar substituir condicionador por uma máscara

O condicionador tem um processo inverso ao do shampoo, dando para ser aplicado sempre no comprimento, jamais na raiz, e pode acabar até agindo por alguns minutos. A ideia é que massageie os fios para que os nutrientes dos produtos penetrem em cada fio, indicam os tricologistas.

Não é aconselhável substituir condicionar por máscara por que aí vai hidratar o cabelo em longo prazo, pode acontecer o chamado “efeito rebote”, que basicamente significa que o cabelo vai ficar mais rígido e vai começar a quebrar. Isso vai acontecer porque as máscaras tem uma carga muito mais pesada de hidratação do que o condicionador.

E hidratar demais não é bom, então o ideal é usar máscara uma vez por semana, num dia certo em que você vá sempre lembrar que tem que passar a máscara, etc. O ideal é que as pessoas lembrem que, justamente, hidratar demais acaba estragando o cabelo porque poucas pessoas sabem que o nível da hidratação é superior ao nível da carga maior do condicionador.

Então muita gente acha que é mais saudável hidratar duas, três vezes por semana e evitar passar congelador e acabam prejudicando os seus cabelos. No YouTube, por exemplo, há várias formas ensinando o melhor jeito de hidratar os cabelos, e ter um bom resultado.

Certamente você não sabia

O condicionador não tem que ser usado na raiz do cabelo, porque o couro cabeludo por si só já produz um “molde” natural, então passar o condicionador nessa região vai acabar causando uma proliferação de fungos e a descamação do seu couro cabeludo.

Porque assim, quanto mais distante estiver do couro cabeludo, menos hidratação e maior naturalidade para seu cabelo saudável. Com muito tempo, e muito agilizados, eles podem pedir hidratação frequente, que varia por cerca de duas vezes por semana; oleosos, uma vez por semana ou a cada 15 dias. Tudo vai depender do tipo de cabelo. Já no banho, depois de enxaguar todo shampoo, enxágue dos fios com água morna ou fria para ajudar a abrir as cutículas e acabar facilitando a penetração dos nutrientes.

É necessário que aplique no comprimento e deixe agir por três ou cinco minutos para que as máscaras possam funcionar de um a dois minutos, e depende do tamanho de cada ampola. Retirar o produto e aplicar o condicionador, finalizando com enxágue de água fria.

Tricologistas recomendam que na hora desembaraçar, que o processo seja feito com os dedos, porque aí você sente a textura dos fios nas regiões que estão mais ressecadas, além de acabar desfazendo os nós com menos força e sem machucar o seu cabelo saudável. Ou acabar quebrando por causa do pente, dependendo também do pente que for utilizado para desembaraçar, e etc. Se você não dispensa a ajuda de uma ferramenta, como pentes, já citados, é recomendado que você providencie um pente com dentes mais largos, pois assim não prejudicará o seu cabelo, e por isso também que são pouco mais caros.

Fique ligada

Outra dica importante é que você não passe muito tempo com cabelo debaixo da água, porque a esta retira os óleos que são essenciais do cabelo e acaba danificando. Então evite mantê-lo úmido demasiadamente e demorar muito tempo no banho, uma por questão ecológica, e outra por saúde capilar.

E ao enxaguar, procure fazer isso bem com os fios para remover os produtos utilizados durante o banho, porque o acúmulo de resíduos pode acabar deixando seus fios mais pesados e te dará maiores problemas posteriormente. E aproveite também para usar shampoos coloridos, como os roxos que são indicados para os cabelos loiros, a cada 15 dias e desfaz os nós dos fios por no máximo uns três minutos, é o que aconselham os tricologistas.

O PH alto do shampoo, adicionado aos corantes do produto acabam por ressecar os fios. Então a saída é apelar para algumas máscaras coloridas, que podem agir por um bom tempo (graças ao pegar baixo teste parênteses quem da por cima hidrata). Realizando esses simples cuidados e processos caseiros, enquanto você lava o cabelo, e automaticamente, está colaborando com o cabelo saudável. Dessa forma, você evita que seus cabelos acabem sendo danificados e que precisam de cortes indesejados futuramente.

VER + DICAS
Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO