Tudo Sobre A Lavagem Dos Fios!

Lavar os cabelos parece algo simples, já que, aparentemente, não dá para encontrar dificuldade em aplicar um shampoo, enxaguar, aplicar o condicionador e enxaguar.

Parece simples, mas não é, pois um produto errado, por exemplo, pode colocar todo o seu “ritual” a perder, o que se torna um entrave na busca de fios fortes, bonitos e saudáveis.

Já falei muito sobre isso, mas vou repetir: o shampoo deve ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo e também com as necessidades do cabelo naquele momento. Se, por exemplo, seu cabelo é normal e você fez luzes, você não deve mais usar o shampoo para cabelos normais, mas sim o shampoo para cabelos com luzes, quimicamente tratados, pois apesar de ter o cabelo normal e ser esse o seu tipo de cabelo, naquele momento o seu cabelo precisa de ativos que são comumente encontrados em shampoos para cabelos quimicamente tratados.

Cabelos quimicamente tratados, por exemplo, quase sempre exigem shampoos mais reconstrutores, até que o fio esteja “recuperado”. Já cabelos que nunca passaram por química, não reagem bem, na grande maioria das vezes, com os produtos reconstrutores, pois eles acabam deixando o fio “duro”.

cabelo

Então, não é só lavar, é lavar com o produto certo, que muda dependendo do que você fez no seu cabelo e de como ele está.

Pode alternar dois ou mais shampoos e condicionadores diferentes?

Essa é uma dúvida que muita gente tem, sobretudo as mulheres, que acabam comprando “meio mundo” de produtos. E a resposta é sim, desde que sejam produtos indicados para o seu tipo e condição atual do cabelo.

Utilizando o exemplo dado acima, se você já tem em casa um shampoo para cabelos normais, que é o seu tipo de cabelo, dá pra alternar, sim, com o shampoo para cabelos quimicamente tratados, que é a condição atual do seu cabelo.

Além disso, há quem defenda que, ao usar sempre o mesmo shampoo, o cabelo adquire “carga elétrica”, ficando arrepiado, embaraçado e indisciplinado, e, ao alternar o shampoo, esse problema é minimizado.

Lavar o Cabelo Todo Dia Faz Mal?

Sempre que comento por aqui que lavo o cabelo todo dia, porque transpiro muito e minha raiz é oleosa, muita gente me dá bronca, dizendo que estraga o cabelo.

Em situações normais, o ideal é que o cabelo seja lavado em dias alternados para preservar o manto hidrolipídico. Ou seja, preserva a oleosidade natural que é produzida pelo nosso organismo para ajudar a proteger a haste capilar.

Mas, em alguns casos, não é possível evitar a lavagem diária, seja porque a pessoa transpira muito, seja porque a pessoa trabalha em ambientes que tenham muita gordura ou muita poeira, seja porque a pessoa faça atividades físicas diariamente ou porque tenha os fios muito oleosos. Nesses casos, lavar os fios diariamente é uma necessidade e não lavar pode comprometer a saúde dos fios.

Aqui vale uma ressalva para quem está com os fios fragilizados, com corte químico ou elástico, e vem fazendo reconstrução e hidratação semanalmente: ao aplicar a máscara de tratamento e lavar em seguida, os fios devem ficar ao menos dois dias sem lavar, para que os ativos fiquem o máximo possível em contato com os fios e o efeito seja maior.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Tudo Sobre A Lavagem Dos Fios!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.