Dossiê da Lavagem Capilar!

Seguindo o “dossiê da lavagem dos fios”, vamos falar dos condicionadores, das máscaras e dos shampoos anti-resíduos.

O shampoo anti-resíduos (ou shampoo de limpeza profunda) é necessário ou é dispensável?

Eis outro tema que já foi tratado aqui muitas vezes e que sempre gera dúvidas. Afinal, tem mesmo que usar? Quem pode usar? Quem deve usar? Quem não deve usar? Quando usar? Com que frequência usar?

Como utilizamos muitos produtos, como óleos, creme de pentear, leave-in, mousse e vários outros finalizadores, além de shampoos e condicionadores, é normal que micropartículas fiquem depositadas nos fios, deixando-os opacos, cheios de frizz e sem vida. Além disso, a poluição, a poeira, a gordura e vários outros fatores contribuem para que resíduos sejam depositados nos fios.

lavando-seu-cabelo

Por isso, é de fundamental importância a utilização de produtos anti-resíduos quinzenalmente, pois esses produtos têm um poder maior de “detergência” e agem mais profundamente, deixando os fios realmente limpos.

Mas, como quem tem coloração e progressiva não pode, em tese, utilizar os anti-resíduos comuns, já que eles removem parte dos pigmentos e da progressiva, já foram criados produtos com o pH neutro, que limpa profundamente sem remover a química. Esses, aliás, são excelentes, já que não ressecam os fios nem os deixa embaraçados.

Como aplicar o condicionador?

O condicionador deve ser aplicado logo após o shampoo ou a máscara de tratamento, para condicionar e selar as cutículas. Ele deve ser aplicado no comprimento dos fios, e nunca próximo da raiz e do couro cabeludo, já que, nesse caso, aumenta a oleosidade na região, deixando os fios pesados, podendo causar até problemas como a dermatite seborreica.

Se as meninas de cabelos oleosos devem evitar o contato por motívios óbvios, as meninas de cabelos secos, que acham que devem usar o condicionador na raiz, também estão proibidas, pois o cabelo pode sim ficar oleoso na raiz e, pior, com caspa e coceira.

Um erro que muita gente comete é não enxaguar o condicionador, deixando-o nos fios, acreditando que está fazendo um bem para o cabelo. Isso, na verdade, só faz mal, porque o condicionador não foi feito para permanecer no fio, de forma que, quando isso acontece, o cabelo fica pesado, opaco, oleoso, “seboso” e, provavelmente, com caspa.

Para saber a medida exata do enxágue, é só olhar a água do chuveiro! Quando ela sair sem nenhum resquício “branco”, quando ela sair límpida, é o ponto exato!

Qual o Condicionador Certo Para Cada Tipo de Cabelo?

Assim como no casos dos shampoos, há diferenças entre os condicionadores, e isso parece meio obvio, para dizer o mínimo, porque é evidente que um cabelo oleoso, por exemplo, não pode ser “tratado” com condicionadores para cabelos cacheados, já que esse último tipo de cabelo necessita de muito mais ativos hidratantes e nutritivos que o cabelo oleoso, que pode acabar ficando pesado, dentre outras coisas, ao utilizar um condicionador desse tipo.

Antes eu achava que era besteira, mas o fato é que hoje, cada vez mais, venho concordando que o melhor é usar shampoo e condicionador de uma mesma linha, exceto em condições excepcionais, já que eles foram feitos para “agirem” em conjunto.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Dossiê da Lavagem Capilar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

4 Comments
  1. Oi Ju!! To amando o dossiê!! mandou bem gata hahaha
    Tenho luzes e progressiva,qual shampo neutro vc indicaria??
    bjOs!!

  2. Eu simplesmente amoooo os posts da Ju Lopes… me identifico muito com ela pois temos personalidades parecidas e eu também detesto calor!!! Ela é super sincera e engraçada, além de linda!!!
    Adorei a matéria “loira de novo” e gostaria de saber quais foram os produtos que ela usou, pois eu também quero voltar a ficar loira mas tenho medo de estragar (mais ainda) meus cabelos!!!!
    Beijos minhas patricinhas prediletas!!!!
    Sol

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.