Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Lavagem dos Fios!

Já esclareci várias dúvidas que recebo no e-mail sobre lavagens dos fios nos dois posts anteriores e agora vou finalizar o tal do “dossiê”.

Como Lavar os Fios Corretamente?

Com os fios molhados com água levemente morna ou na temperatura ambiente, após retirado o excesso de água dos fios, aplica-se o shampoo em quantidade suficiente para lavar todo o cabelo. É preciso “massagear” o produto nos fios, sem jamais esfregar com força e sem usar a unha para massagear, para evitar agredir o couro cabeludo. Em seguida vem o enxágue, que deve ser concluído somente quando a água “descer” limpa, sem resquícios. Se o cabelo não estiver muito sujo ou se a pessoa lava os fios dia sim dia não, basta uma única lavagem, mas, em alguns casos, é preciso repetir o procedimento.

Caso use somente o condicionador, aplique o condicionador no comprimento dos fios, evitando a região próxima da raiz, e deixe o produto agir alguns segundos. Enxágue em água abundante. Caso opte por usar a máscara no lugar do condicionador, aplique-a após o shampoo e, dependendo do pH da máscara, use um condicionador em seguida, para selar as pontas. O enxágue, como sempre, deve ser abundante.

Lavar-cabelos

Máscara ou Condicionador: O que Usar?

Muita gente, inclusive eu, troca o condicionador pela máscara. Mas será que elas são mesmo mais eficazes? Será que isso causa algum problema?

É fato que a grande maioria das máscaras são sim mais potentes que os condicionadores, já que contém uma concentração maior de ativos e, por isso, deixam os fios com a aparência de mais “tratados”. Só que a função dos dois é bem diferente!

Caso queira trocar o condicionador pela máscara, opte por uma que tenha o pH similar ao do condicionador ou então use a máscara após o shampoo e o condicionador em seguida, para selar as pontas.

E o creme de pentear, faz mal?

De modo geral, os finalizadores, seja o creme de pentear, o leave-in, os reparadores de pontas, os séruns e simulares, proporcionam uma hidratação temporária ou formam uma película de proteção ao redor dos fios, que os deixa protegidos das ações dos raios solares, da poluição, do vento etc.

Então, mal não faz, já que eles temporariamente ajudam a manter os fios hidratados. Acontece que o uso dos finalizadores deve ser associado ao uso de um produto de limpeza profunda quinzenalmente, pois eles deixam micropartículas nos fios, que acabam fazendo com que o cabelo fique opaco e sem vida mesmo quando estão limpos.

Aqui vale ressaltar que é preciso escolher o creme de pentear de acordo com o seu tipo de cabelo, para evitar que os fios fiquem oleosos demais, ressecados ou pesados, dependendo do cabelo.

Isso também é uma coisa obvia, já que, por exemplo, um cabelo crespo, afro ou cacheado precisa de um creme de pentear mais denso, mais nutritivo, mais “oleoso”, ao contrário do cabelo oleoso, que “pede” um finalizador mais leve, com ativos não tão emolientes e “potentes” quando os exigidos pelos cabelos crespos.

Beijos

Ju Lopes

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Lavagem dos Fios!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Faça seu comentário aqui

Gostou? Amou? Odiou? Comente! Queremos seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.