O que é escova desprogressiva?

escova desprogressiva
O que é escova desprogressiva?

No mercado da beleza, existe a escova progressiva para alisamento e a escova permanente para deixar os fios crespos. Contudo, há uma novidade recém-lançada no Rio de Janeiro, aqui no Brasil mesmo, para quem procura outro tipo de resultado: a escova desprogressiva. Ela é recomendada para quem quer mesmo assumir os cabelos ondulados, modificando efeito do alisamento. É que existem mulheres que se arrependem de terem feito o alisamento pelo fato do procedimento deixar os fios bastante escorridos durante alguns meses. Então, a escova desprogressiva é uma alternativa para quem quer movimento novamente. Mas, como funciona a tal escova desprogressiva?

A técnica da escova desprogressiva, como o nome aparenta, não desfaz o alisamento, removendo a química dos fios. Na verdade, trata-se de outra química que se sobrepõe, tornando os cabelos ondulados, assim como o efeito do babyliss das novelas, por exemplo. É como se você acordasse todos os dias já pronta para sair de casa. Como as raízes, bem como o comprimento e as pontas, estão lisas e seladas devido ao alisamento, você consegue obter cabelos ondulados com maleabilidade, ou seja, sem frizz e sem volume. No entanto, é preciso seguir tratamentos capilares posteriores, alternando continuamente hidratação, nutrição e reconstrução.

É que a química, presente nestes procedimentos, acaba deixando os fios danificados, porosos e ressecados. Se as madeixas são tratadas diariamente, de forma correta, os riscos para os fios são menores do que para aquelas madeixas que estão sensibilizadas e fracas. Ao contrário da escova progressiva ou da escova inteligente, a escova desprogressiva não deixa as pontas dos seus cabelos espigadas e implorando por um corte. Mas, enquanto algumas mulheres fazem somente a técnica, outras associam as duas ao mesmo tempo. Aí os cuidados especiais devem ser redobrados, afinal, são duas químicas. Uma dica é seguir ciclo de cronograma capilar.

Antes de iniciar o procedimento escova desprogressiva

Antes de iniciar o procedimento, o profissional do salão de beleza questiona qual é largura dos cachos que você quer e o nível da ondulação almejada. Desta forma, você sai satisfeita do local. Quem possui os cabelos naturalmente lisos e quer ter cabelos ondulados pode fazer a escova progressiva, mas é mais difícil de conseguir obter cachos durante o procedimento. Já quem tem os fios mais crespos, consegue tanto trocar os cachos pelo ondulado quanto ondular cabelos lisos.

Seja qual for o seu caso, é preciso analisar bem se é isso mesmo que você deseja, pois não é possível reverter.

Quem está se questionando se a escova desprogressiva faz a remoção da química da escova alisadora, a verdade é que há linhas específicas, com fórmula diferente, para se alcançar isso. No caso da remoção da química do alisamento, aplica-se um shampoo e um creme que são formulados à base de enxofre, substância que oxida o alisamento e ao mesmo tempo hidrata os fios, para não deixá-los em um estado lamentável. Depois, é preciso hidratar, nutrir e reconstruir os fios, pois os mesmos ficam mais fracos, podendo perder água, massa e nutrientes, o que leva à quebra capilar devido ao enfraquecimento.

O procedimento da escova desprogressiva é feita da mesma forma que a escova progressiva tradicional.

Primeiramente, os cabelos são lavados com shampoo antiresíduos. Depois do enxágue, deve-se remover 80% da umidade dos fios com o secador, mas sem escová-los. Aí as madeixas são divididas em pequenas mechas, que são escovadas com o secador e posteriormente recebem dois produtos: um é chamado de estruturador de ondas e o outro é chamado de estabilizador de cachos. Após o tempo de ação, de trinta minutos, são formados os cachos, que darão vida às ondulações. O procedimento termina com jato de ar frio e o enxágue, sem chapinha.

O que é escova desprogressiva?
5 (100%) 2 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Gabriella Mathias disse:

    Poderia indicar salões no RJ que realizam o procedimento?
    Pesquiso muito e ainda não encontrei ?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.