Melhores Óleos Vegetais Para Cabelos: Como Usar, Benefícios

Melhores Óleos Vegetais Para Cabelos
Melhores Óleos Vegetais Para Cabelos

Sempre que falamos de nutrição no cronograma capilar surgem dúvidas sobre quais óleos escolher pois existe uma variedade enorme.

Vamos dar alguns exemplos dos melhores óleos vegetais para cabelos, como usá-los e benefícios. O guia completo.

Como usar óleo vegetal nos cabelos?

Todos esses óleos podem ser usados de diversas formas, mas o uso mais comum é pra potencializar a máscara ou para umectar os fios. Para potencializar a máscara basta acrescentar, no momento do uso, algumas gotas (cinco ou seis) do óleo vegetal na máscara e aplicar nos fios, deixando agir o tempo adequado.

Óleo vegetal na umectação

Já no caso da umectação, aplica-se o óleo diretamente nos fios, mecha por mecha, e deixa agir por mais tempo, sendo que pra uma umectação mais profunda recomenda-se deixar agir toda a noite, lavando os fios com shampoo e condicionador em seguida.

Cuidado ao escolher o óleo vegetal

Um cuidado muito importante é escolher e usar somente óleos vegetais 100% puros, pois só o óleo vegetal trata os fios. A grande maioria dos produtos comercializados é uma mistura de óleo vegetal e óleo mineral, e isso não tem valor pois o óleo mineral prejudica o cabelo e não deve ser utilizado. Muita gente usa óleo mineral  e acha que o cabelo ficou mais bonito e tal, e isso acontece porque esse tipo de óleo maquia muito bem, dando a impressão de que os fios estão sendo tratados quando na verdade não estão. Ou seja, é pura ilusão!

Assim, optem sempre por óleos vegetais 100% puros, que tratam verdadeiramente os fios, proporcionando uma série de benefícios para os cabelos.

Melhores Óleos Vegetais Para Usar Nos Cabelos

Óleo de Coco

É um ótimo óleo pra fazer umectação, sobretudo para quem tem cabelos mais grossos, crespos ou cacheados, já que ele é mais grosso, mais concentrado e mais forte, podendo pesar nos fios mais finos.

O óleo de coco é rico em vitaminas e em triglicerídeos de ácido láurico, agindo como agente hidratante e nutritivo, e ajudando, ainda, na regeneração dos fios.

É um dos óleos mais usados, sobretudo porque não é caro!

Melhores formas usar o óleo de coco nos cabelos

Como usar óleo de coco e cabelos loiros

Óleo de Oliva

Sabe o azeite de oliva que temos em casa? Pois bem, é um dos nossos preferidos, falamos muito dele por aqui. Se for extra virgem pode e deve ser usado nos fios!

É que o azeite de oliva contém grandes quantidades de ácidos graxos, além de esqualeno e fosfatídeos, o que garante mais emoliência, evita que os fios embaracem, aumenta o brilho, deixa o cabelo mais macio e evita o ressecamento.

Óleo de Abacate

Eis outro óleo que gosto muito, porque é um verdadeiro bálsamo para os fios!

O óleo de abacate é muito rico em aminoácidos, que são essenciais para os fios, além de vitaminas, inclusive a vitamina A, importante para o crescimento, e a vitamina C e E, que ajudam na proteção dos fios. Além disso, é rico em minerais diversos e em ácidos graxos, o que garante alto poder hidratante, nutritivo e emoliente.

Óleo de Calamo

O óleo de cálamo é ótimo pra combater o frizz e ajuda muito a modelar os fios, sendo muito indicado para cabelos cacheados e sem “forma”. Além disso, sela as cutículas, protege o cabelo das agressões, nutre e regenera.

Óleo de Rícino

Um outro óleo maravilhoso é o óleo de rícino. Ela vai ajudar a combater diversos males dos cabelos, dentre eles aqueles probleminhas do couro cabeludo como caspa, feridas, alergias.

Por ser antifúngico e antibacteriano, ao passar o óleo vegetal de rícino, há uma limpeza do couro e uma ação para remover todas as bactérias que estão causando quaisquer tipos de males que possam resultar em malefícios para os seus cabelos. Confira o post completo: Óleo Vegetal de Rícino: Como Usar, Benefícios

Óleo de Jojoba

É um óleo que possui ação emoliente, restauradora, umectante e estimulante, que nutre e restaura profundamente os fios.

Além disso, doa brilho aos fios, combate a caspa e reduz o excesso de oleosidade do couro cabeludo, vez que regula as secreções glandulares.

Um dos mais aclamados usos do [óleo de jojoba] é justamente para tratar o couro cabeludo, regulando a oleosidade, dissolvendo o sebo ali depositado e, assim, contribuindo para o fim da queda dos fios.

Para quem tem descamação no couro cabeludo, esse óleo é uma ótima alternativa, pois é lubrificante e umectante, mas sem deixar rastros de oleosidade.

As meninas de cabelos oleosos e mistos, que acham o óleo de coco muito oleoso, com certeza irão gostar desse óleo, que não “pesa” tanto nos fios, mas nutre muito bem o cabelo.

Óleo de Hibisco

É rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno (cadeia de aminoácidos que dá força ao seu cabelo), garantindo o crescimento saudável dos cabelos. É rico em aminoácidos que nutrem o cabelo, fortalecem as raízes e mantêm os cabelos brilhantes e saudáveis. Confira o post completo:  Shampoo de Hibisco Para O Cabelo Crescer

Todos esses óleos são encontrados facilmente em lojas de produtos naturais ou artesanais, bem como em farmácias de manipulação.

Espero que tenham gostado. Deixe seu comentário abaixo, me conte se usa ou já usou algum desses óleos. Sua opinião é muito importante.

Beijos no coração,

Kika

Melhores Óleos Vegetais Para Cabelos: Como Usar, Benefícios
5 (100%) 4 Votos

Kika @blogdakika

Patricinhaesperta.com.br

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.