Progressivas Reprovadas
A escova progressiva virou paixão nacional – já que oferece praticidade no dia a dia e promete alisar e tratar os fios sem prejudicar a saúde.. mas será mesmo que não faz mal à saúde?
Segundo a Anvisa o formol possui uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2% – Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5% – Resolução 215/05).
O uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos pode promover múltiplas doenças sendo o câncer a mais grave. O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.
Mas será que a progressiva que você têm usado é de confiança?
Nos últimos dias a credibilidade de 12 marcas de progressivas foram perdidas após o teste realizado pela Proteste, entidade de defesa do consumidor – que decidiu realizar testes com as 12 marcas mais vendidas do mercado de cosméticos que prometem alisar os cabelos sem prejudicar a saúde!
E os resultados foram surpreendentes e absurdos!
- Algumas progressivas apresentaram nos testes até 32x mais formol que o permitido pela Anvisa.
- 8 progressivas não anunciaram nos rótulos a presença da substância formaldeído no produto, ou sejam (eram vendidas como livre de formol), são elas: Forever Liss, Gloss, Maria Escandalosa, Maria Glamurosa, Portier Exclusive, Portier Unique, Probelle e Zap.
- Das 12 progressivas testadas, somente duas: Probelle e Portier Unique apresentaram pH abaixo do recomendado (pH 1.8, quando o mínimo recomendado é de 2,5), o que promover danos capilares e irritar o couro cabeludo.
Lista com 12 progressivas reprovadas
Segundo a Proteste as progressivas tinha uma quantidade de formol acima da permitida. Anvisa também flagrou o mesmo tipo de irregularidade.
- Zap All Time (32 vezes acima do permitido);
- G Hair Alemã (29 vezes acima do permitido);
- Madamelis (27 vezes acima do permitido);
- Maria Escandalosa (24 vezes acima do permitido);
- Etnik Strait Therapy (22 vezes acima do permitido);
- Maria Glamurosa (21 vezes acima do permitido);
- Forever Liss (17 vezes acima do permitido);
- Gloss (17 vezes acima do permitido);
- Portier Exclusive (16 vezes acima do permitido);
- G Hair Marroquina (14 vezes acima do permitido);
Zap All Time
A escova progressiva Zap All Time foi a com maior irregularidade quando se fala em quantidade permitida de formol, os testes apresentaram a quantidade de (32x) mais formol que o permitido pela Anvisa. Além disso, a empresa não apresenta no rótulo do produto a presença de formol.
Todos os produtos registrados pela Anvisa que possuem o formol na sua composição são seguros e estão de acordo com o estabelecido na legislação sanitária vigente.
Quando o produto não é registrado na Anvisa, sua composição não foi avaliada, e pode conter substâncias proibidas ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas ou não permitidas, acarretando riscos à saúde da população.
As reações do uso do formol podem ser:
- Contato com a pele – Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
- Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
- Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório podendo levar ainda ao edema pulmonar e pneumonia. É fatal em altas concentrações.
- Exposição crônica – A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.