Posso Tonalizar Cabelo Natural?
Tem muita menina por aí que não abre mão da saúde do cabelo, e mesmo que não saiba como funcionam as químicas, escolheu não faze-las. Só que o cabelo natural, mesmo não tendo química alguma também sofre com as agressões externas. E desse problema surge o desbotamento. A pergunta que muitas meninas fazem é: “Será que posso tonalizar cabelo natural?”.
Porque se a escolha é não estragar o cabelo com tinta, será que não estará fazendo isso com tonalizante do mesmo jeito?
Pra quem acha que a dúvida persistiu somente com cabelos coloridos e colorações e descolorações estão enganadas. A dúvida tem total fundamento, mesmo para cabelos naturais, porque ainda há várias opções de tonalização no cabelo, e que de certa forma, a escolha trará totalmente resultados diferentes.
Como o Cabelo Natural estraga?
Cabelo natural estraga da mesma maneira que outros cabelos. A diferença nele são as cutículas, que mais íntegras e fechadas respondem melhor à hidratações e conseguem ter mais caimento e serem naturalmente belos e alinhados.
Porém, mesmo o cabelo sendo natural ele pode sofrer com a idade, com o tempo, com as agressões diárias, especialmente com ações mecânicas. Se tem algo que definitivamente acaba trazendo mais danos ao cabelo natural é a alta temperatura aliada à falta de proteção térmica. E também a falta de proteção solar.
Independente desse cabelo ter passado por química ou não ele vai desbotar sutilmente. Dependendo dos danos naturais do fio isso acontece até no comprimento e não somente nas pontas.
O que não usar no cabelo Natural?
Se o cabelo é natural e não quer estragar a fibra capilar é essencial que tome sempre o devido cuidado com qualquer tipo de procedimento.
- 1- Não deve usar chapinha ou babyliss sem proteção térmica;
- 2- Não pode manter o cabelo tratado somente com hidratações caseiras que não são o suficiente para o cabelo;
- 3- Não deve se expor ao sol sem um óleo protetor ou mesmo um leave-in de proteção solar;
- 4- Não deve ficar muito tempo sem cortar o cabelo, especialmente as pontas;
Como o cabelo natural tende a estragar nas pontas, a falta de proteção térmica no cabelo e a intensa atividade com a chapinha acaba deixando cabelos desbotados e pontas bifurcadas e estragadas.
Como Tonalizar o cabelo Natural?
Hoje em dias tem muitas possibilidades de tonalizar cabelo natural sem estragar o fio. As possibilidades são variadas e não necessariamente precisa usar amônia nem coloração.
Pode-se tonalizar cabelo natural com:
- Máscara de tratamento com cor;
- Tonalizante por deposição de pigmento;
- Semi- Permanente sem amônia;
- Tonalizante
Quais Tonalizantes Não estragam o Cabelo Natural?
Essa coloração semi-permanente livre de amônia conta com ceras naturais e com proteínas, ingredientes do complexo LightColor que fazem com que a cor reflita melhor na luz. Além de não comprometer a estrutura interna do cabelo, ainda garante cor luminosa. Saiba Mais.
Todos os tonalizantes citados não tem equivalência na abertura de cor, somente garantem a fixação da cor tom sobre tom sem agredir a fibra capilar natural.
Os tonalizantes e semi-permanentes com emulsões específicas não abrem o tom do cabelo. Portanto são eficazes para manter a cor do fio mais bonita e vibrante doando assim a cor que o cabelo natural perdeu pelas agressões externas.
Se usar Coloração posso depois voltar a cor natural?
Se usar uma coloração da cor do seu cabelo, ainda que artificial a cor poderá manter-se alinhada com a sua cor natural sem eventualmente precisar tingir várias vezes com a mesma cor. Pode ser durável se mantidos todos os cuidados para o cabelo colorido.
Se colocar uma cor mais clara ou mais escura o cabelo só voltará ao natural com o crescimento ou com a mesma cor do cabelo re-pigmentado.