in

É Melhor Ficar Loira Com Tinta, Descolorante ou Tonalizante?

Descoloração em etapas para não estragar os fios
Descoloração em etapas para não estragar os fios

O tema dessa semana aqui no Patricinha Esperta é o cabelo loiro, e pra começar é preciso conhecer um pouco da tinta, do descolorante e do tonalizante, pra assim saber escolher o melhor em cada caso.

Tinta ou Tonalizante

Já foi explicado aqui que uma técnica pinta de vez, não sai com lavagens e é capaz de mudar mesmo o tom do fio. Mas se usado com exagero, vai acabar com o brilho. A outra opção é menos duradoura (cerca de 20 lavagens), desbota com mais facilidade, mas deixa o cabelo super brilhante. E as diferenças não param por aí entre a tinta de verdade e o tonalizante, que não leva amônia na composição.

Descoloração em etapas para não estragar os fios
Descoloração em etapas para não estragar os fios

Pra clarear os fios virgens, o melhor é a tinta, e aqui vale lembrar que tinta não clareia tinta. Nesse post aqui falou-se que se o seu desejo é clarear os fios, sem dúvida é melhor escolher pela tinta, mas é necessário não exagerar na dose de água oxigenada, que não pode passar de 40 volumes. Com a tinta você pode clarear sempre até quatro tons a menos que a cor que você tem hoje e as técnicas mais comuns são as mechas, as luzes e as californianas. Por outro lado, a tinta destrói mais a fibra do cabelo e exige cuidados com máscaras e cremes de hidratação. O tonalizante serve para amenizar os amarelados e neutralizar os tons. Ele não vai clarear!

Pra escurecer levemente o tonalizante é uma boa pedida, e pra saber tudo detalhado sobre esse assunto clique nesse post aqui.

O Que Usar Pra Platinar?

Essa é uma dúvida bem comum, e muita gente questiona se dá pra platinar com tinta ou se esse efeito só é possível com o uso do descolorante. Tempos atrás falou-se aqui que chega-se ao platinado, basicamente, de duas formas: ou descolorindo os fios ou utilizando tintas super clareadoras, como a Majiblond, da L`Oréal. Entretanto, as super clareadoras NÃO platinam qualquer tipo de cabelo. Na verdade, são raros os cabelos que chegam ao platinado com esse tipo de tinta!

De forma geral, dá pra chegar ao platinado com tinta super clareadora se o cabelo natural (cabelo pintado de loiro claro não platina com super clareadora, porque tinta não clareia tinta!) for bem claro ou se os fios estiverem brancos, pois elas clareiam até cinco tons. Os descolorantes, ao contrário, são bem mais potentes e possuem um poder de clareamento maior, podendo abrir de uma única vez até oito tons. Depende, é claro, da qualidade e tipo do descolorante, bem como da estrutura dos fios.

Experiência Real

Nesse post aqui tem a minha experiência nesse sentido, e expliquei que preferia o descolorante, já que, no meu caso, as desvantagens da tinta eram muitas:

“Primeiro que tinta nunca conseguiu deixar meus fios na cor que eu gosto. NUNCA. O meu cabelo nunca ficou branquinho com tinta. Se alguém consegue esse feito, passa a dica aí porque tô querendo saber! Segundo que a cor sempre fica amarelada, e acho muito mais difícil tirar o amarelado do cabelo pintado do que do cabelo descolorido.

E você, o que prefere?

5.9/8 - (11 votes)

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.