O dia a dia anda cada vez mais complicado, pois não temos, literalmente, tempo para nada. Assim, mal acordamos e já temos que estar prontas, o que significa engolir o café da manhã (isso quando dá tempo de tomar…), vestir qualquer coisa e sair correndo de casa, porque, na grande maioria dos casos, são horas até chegar ao trabalho.
Como isso se repete quase todos os dias, ficamos no piloto automático e nem nos damos conta do quanto isso é ruim, e do quando isso estressa, do quanto isso interfere no nosso humor.
Já faz tempo que tempo é artigo raro para mim, e eu super agradeço por isso, porque com o dia “solto”, não consigo fazer nada! É, trabalho muito melhor “na pressão”. Contudo, não gosto de levar a vida no automático e preciso dos meus “rituais” quando acordo, que inclui um bom banho, um café quentinho (e feito por mim, para ficar “do meu jeito”), um tantinho de maquiagem, a roupa “certa”, uns cinco minutinhos de meditação (não sei começar o dia sem isso!) e o tal do sair de casa depressa.
Para conseguir, de manhã cedo, fazer tudo isso, deixo tudo pronto no dia anterior, não importa a que horas eu chegue em casa. Parece complicado, mas não é, é só separar a roupa que você usará no dia seguinte, deixar a bolsinha de maquiagem pronta, as coisas do café no lugar certo e, para completar, acordar um tantinho mais cedo, porque assim dá para fazer as coisas com calma, o que, para mim, é essencial para que meu dia funcione bem e eu consiga render.
Sei que pra muita gente não é fácil acordar ainda mais cedo, sobretudo para quem mora muito longe do trabalho e demora uma, duas horas para chegar, mas acredite, os 20 minutinhos a menos no sono farão diferença no seu dia, porque quando a gente consegue começar o dia com tranquilidade, sem corre corre e sem estresse, ficamos mais dispostas para encarar as coisas, não é mesmo?
Mas bastam 20 minutos? Bastam sim, porque enquanto o café tá “passando”, você está no banho, e como as roupas já estão separadas, é só vestir quando sair do banho e seguir para tomar café. Daí aplica a maquiagem e, sem correria, sai de casa. Para quem gosta de meditar ou mesmo de fazer uma oração ou coisa do tipo, a melhor hora é assim que a gente acorda, e nem é preciso muito tempo!
Sei que muita gente não toma café da manhã, mas deveria, porque é a principal refeição do dia e dependemos dela para dar energia para o organismo. Em cinco minutos dá para tomar um café, comer uma fruta, um pão, um leite ou algo do tipo, e isso não “atrasará” a sua vida, ao contrário, tornará o seu dia ainda melhor!
Parece besteira, mas isso facilita a vida e interfere até no humor, porque já acordar afobada acaba com o humor de qualquer ser vivente, não é?