Dieta Low Carb

Sobre Bruna Giese

Apaixonada pela escrita, formada em Letras e redatora nas mais diversas áreas existentes, com um foco ainda maior quando o assunto é moda e cuidados femininos.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Falar com a blogueira: blogueira@patricinhaesperta.com.br / contato@patricinhaesperta.com.br

Sugestão de pauta: redacao@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Comercial: marciovazquez@mulhernetwork.com.br

comercial@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Assuntos gerais: nvx@mulhernetwork.com.br

Dieta Low Carb

Dieta Low Carb, como o próprio nome já sugere, é uma dieta baseada em baixo ou nenhum carboidrato na alimentação, e ao contrário das outras dietas, você pode comer tudo o que quiser, contanto que não tenha carboidratos e açúcares!

Sim, parece um sonho, mas é verdade. Milhares de pessoas adotaram essa modalidade de dieta e estão muito felizes com os resultados. A dieta além de emagrecer, conduz o organismo a redução de muitas doenças. O dentista Weston Price, viajou o mundo analisando populações inteiras e seus hábitos de alimentação.

Ele ficou impressionado que em lugares isolados onde a população não tinha acesso a produtos industrializados, as pessoas não apresentavam as doenças de lugares onde havia mais acesso as empresas e a indústria. Essas populações não apresentavam incidência de doenças como diabetes, cáries, alergias, obesidade, síndrome metabólica e outras.

Weston, porém, fez uma experiência, mudando a alimentação desta população, acrescentando alimentos industrializados, carboidratos processados, açúcares. E pode-se observar que a população começou a apresentar as mesmas doenças e problemas das cidades com acesso a alimento industrializado.

O modo dessas populações se alimentarem normalmente, antes da experiência, era o mesmo que o de seus ancestrais a milhares de anos, uma alimentação totalmente natural e mais saudável, baseada em alimentos naturais e totalmente pobre em carboidratos, como na dieta Low Carb.

Vídeo Dieta Low Carb


Vídeo 2 – Dieta Low Carb


O que é dieta Low Carb?

Normalmente a relação de consumo em um plano alimentar normal é de 45-55% dos nutrientes diários. Quando seguimos a dieta Low Carb, o consumo diário de carboidratos deve permanecer abaixo do total de 20% de calorias ingeridas.

Dr. Robert Atkins, médico norte americano, lançou nos anos 70 a mais famosa das dietas Low Carb, que hoje tem milhões de seguidores no mundo.

Os seguidores podem comer tudo, contanto que não sejam carboidratos, açúcares ou produtos processados.

Como funciona a dieta Low Carb?

A dieta Low Carb não restringe a alimentação, muito pelo contrário você pode comer o que quiser desde que não sejam carboidratos, açúcares e produtos processados. Neste sistema, principalmente a gordura é considerada um dos fatores mais importantes, pois substitui os açúcares na produção de energia.

A dieta low carb obriga o organismo a utilizar a gordura como fonte principal de energia, o corpo fica em cetose, estado metabólico em que o corpo não busca mais sua energia da glicose, fazendo com que o corpo use as reservas de gordura como combustível para o organismo.

Por isso o consumo de gorduras é tão incentivado. Alimentos naturais, sem processamentos são os mais recomendados, como a margarina que deve ser substituída pela manteiga, por ser a manteiga um produto natural que vai ser processado pelo corpo com mais facilidade ajudando no processo de cetose e trazendo mais benefícios para a saúde que os produtos processados.

Ao evitar o consumo de amidos e açúcares, o seu sangue se estabiliza diminuindo assim os níveis de insulina, aumentando a queima de gordura e fazendo com que nos sintamos saciados.

Quem pode fazer dieta Low Carb?

A dieta Low Carb é liberada a toda e qualquer pessoa, com exceção diabéticos. Como já estamos vemos, a dieta Low Carb, baixa os níveis de Insulina no organismo, o que poderia acarretar em diabéticos a hipoglicemia. Portanto no caso de Diabetes é necessário acompanhamento médico e a medição da insulina sempre antes da aplicação, para evitar que as taxas de açúcar baixem demais produzindo um quadro hiperglicêmico.

O ideal é que em casos de diabetes, a pessoa faça um programa junto com seu médico e o endocrinologista que acompanha a dieta. No caso de diabetes leves, ou tipo 1, controladas por dietas ou só com o uso do Metformina, não há riscos. Pessoas que não tem diabetes podem fazer a dieta sem restrições.

Quais as restrições da dieta Low Carb?

Dieta Low Carb

Dieta Low Carb

Muito criticada por liberar ovos, carnes gordurosas, bacon, queijos, a dieta do doutor Atkins foi muito criticada. Devido ao fato de vários estudos relacionarem doenças cardiovasculares com gordura saturada de origem animal, as dietas Low Carb sofreram alterações indicando gorduras mais naturais como fonte de energia, nozes, castanha, azeite, abacate, e alimentos com ômega 3.

Portanto, mesmo sendo liberadas carnes gorduras e ovos, nada de bacon e linguiça frita no café da manhã, é bem melhor optar por alimentos mais saudáveis.

É totalmente proibido o consumo de açúcar, pão, trigo e até mesmo alimentos integrais, como pão feito com o trigo integral. Qualquer alimento com carboidratos e com açucares e amido como produto final.

Estão também proibidos, álcool, refrigerantes, diet, light ou zero, iogurte, leguminosas, feijão, lentilha, grão de bico, ou qualquer legume que nasce abaixo da terra.

Dieta Low Carb com exercícios físicos

A mudança do combustível do açúcar para a gordura requer um tempo de adaptação ao organismo, seu corpo pode passar por um período de adaptação que é natural. Seria mais indicada a diminuição dos exercícios até que o corpo esteja adaptado. No caso de rotina de treinos e Low Carb, o mais indicado seria iniciar a dieta Low Carb e apenas após um mês iniciar os treinos, já ciente dos resultados de sua dieta.

A alimentação antes e após os exercícios físicos deve se manter dentro da dieta Low Carb, sendo três refeições ao dia e lanches Low Carb nos intervalos. Porém se você já atingiu o peso almejado, podem comer cereais ou uma banana antes dos exercícios, apenas uma pequena porção de carboidrato para auxiliar nos exercícios físicos. Não são necessários suplementos alimentares durante a dieta, alimentação saudável já vai ajudar.

Bruschetta Low Carb


Tempo certo para ter resultados com a dieta Low Carb

Algumas pessoas ficam preocupadas porque perdem peso nos primeiros quatro ou cinco dias da dieta Low Carb e depois o processo começa a ser mais lento, outros ficam preocupados porque perdem peso demais no inicio. Em toda dieta há nos primeiros dias a desintoxicação e a perda de líquidos que estavam retidos no organismo.

Por isso que parece que perdemos mais peso no início. Como em toda dieta é necessário um tempo para que o corpo comece a iniciar o processo de queima de gordura, como também na dieta Low Carb. Porém é comprovado que essa modalidade de dieta tem um resultado três vezes maior que as demais dietas.

Há relatos de pessoas que chegaram a perder cinquenta quilos em um ano com a dieta Low Carb.

Têm alternativas diferentes?

Existem outras vertentes da dieta Low Carb. As diferenças é que a dieta Atkins se divide em fases, a dieta Paleo foca sempre na ingestão de comida de verdade, a Cetogênica é a mais rigorosa em relação a carboidratos e a Slow Carb incentiva a prática do dia do lixo.

Low carb – Semana 4 #projetodvs


Cuidados com a dieta Low Carb

A dieta Low Carb parece ser uma das opções mais confortáveis para quem quer emagrecer, mas para que não haja problemas, deve-se levar em consideração ao quanto reduzir de carboidratos e quais tipos devem ser ingeridos, ter também o cuidado de quais gorduras e proteínas são consumidas e o quanto deve ser consumido de cada uma delas. Enfim, cuidar da saúde é sempre bom, escolha seu tipo de dieta e siga em frente, pois um corpo saudável significa também melhor qualidade de vida.

Sobre Bruna Giese

Apaixonada pela escrita, formada em Letras e redatora nas mais diversas áreas existentes, com um foco ainda maior quando o assunto é moda e cuidados femininos.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Falar com a blogueira: blogueira@patricinhaesperta.com.br / contato@patricinhaesperta.com.br

Sugestão de pauta: redacao@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Comercial: marciovazquez@mulhernetwork.com.br

comercial@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Assuntos gerais: nvx@mulhernetwork.com.br

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO