Dieta x Reeducação Alimentar: qual a melhor opção para emagrecer?
Quem deseja emagrecer ou levar uma vida mais saudável não possui outra saída a não ser controlar tudo o que se come ao longo do dia nas refeições. Não se trata de parar de comer, mas sim substituir alimentos ruins por alimentos mais saudáveis. Neste sentindo, muitas pessoas confundem o que é uma dieta e o que é uma reeducação alimentar, que, se seguidas corretamente, podem apresentar os mesmos resultados, ao contrário daqueles regimes mirabolantes que só fazem mal para a sua saúde e para o seu corpo. Então, qual é a diferença entre uma dieta e uma reeducação alimentar?
Dieta
A dieta é caracterizada por uma restrição alimentar, que possui o objetivo de providenciar mudanças no organismo, não apenas no que diz respeito a emagrecer, mas também a outros fatores, como, por exemplo, diminuição do colesterol, diminuição da gordura localizada, diminuição da taxa de glicose, aumento de peso e aumento de massa muscular. Contudo, após alcançar a sua meta, seja ela qual for, é necessário prosseguir com a dieta – ou ainda com uma reeducação alimentar – pois, caso o contrário, você recupera tudo o que perdeu rapidamente. É por causa desta falta de manutenção que muitas mulheres vivem no efeito sanfona.
Diferentemente dos regimes mirabolantes, em que muitas mulheres simplesmente pulam refeições, a dieta conta com um cardápio específico, que inclui o consumo de alimentos a cada três horas. Os nutrientes presentes nos alimentos liberados são saudáveis e agem como um detox para o organismo, melhorando assim o funcionamento do sistema digestivo e da metabolização, resultando no estímulo à perda de calorias, o que consequentemente gera o emagrecimento. Quando faltam nutrientes no organismo, além do acúmulo de gordura localizada, o corpo fica fraco e lento, dificultando a disposição na sua rotina, o que ainda pode ocasionar o surgimento de algumas doenças.
Além da alimentação restrita, para funcionar, a dieta requer que você consuma diariamente a quantidade recomendada de água, pois é a mesma que purifica o organismo e permite que você alcance os resultados desejados. Para evitar a flacidez por conta do emagrecimento repentino, invista também em atividades físicas e aeróbicas.
Reeducação Alimentar
Quem não consegue restringir alimentos ou não deseja seguir uma dieta, pode manter hábitos mais saudáveis com uma reeducação alimentar, que se caracteriza por comer tudo o que você deseja em pequenas porções, sendo que cada produto é indicado para uma refeição do dia. Muitas mulheres conseguem emagrecer e perder gordura localizada substituindo alimentos ruins por saudáveis, contando em seu cardápio diário com carboidratos, fibras, gorduras, minerais, proteínas e vitaminas, ou seja, tudo é permitido, desde que em pequenas porções. Um exemplo é o pão do café da manhã, que repleto de açúcar e farinha, pode ser substituído pela tapioca.
Como o metabolismo funciona melhor ao longo do dia e lentamente durante a noite, o ideal é deixar a cota de carboidrato e gordura para o almoço, mas sem deixar de lado as frutas, os cereais, os legumes, os produtos integrais, as proteínas e as verduras. Mas, vale lembrar que estamos falando em alimentos saudáveis e não produtos industrializados. Deve-se sempre priorizar as carnes e os ovos, que são as melhores opções para quem está em busca da boa forma e da vida saudável. Durante a noite, procure jantar apenas fontes de proteínas para o sistema digestivo trabalhar bem melhor.
Assim como a dieta, a reeducação alimentar, para funcionar, também requer que você consuma fontes de líquidos constantemente, valendo água, chás e sucos naturais, nas quantidades diárias recomendadas. Para evitar a flacidez por conta do efeito sanfona, não se esqueça de priorizar também as atividades físicas e as atividades aeróbicas.