Diferença entre o profissional de Podologia e Pedicure
As mulheres não costumam fazer as unhas dos pés e das mãos apenas por uma questão de moda e de vaidade, mas também por motivos de saúde, afinal, a impressão é de que as mesmas higiênicas, tendo em vista que os pés são alvo de bactérias, fungos e micoses, além das doloridas unhas encravadas, que podem precisar até mesmo de cirurgia. Certamente muitas pessoas se confundem na hora que veem a oferta de serviços de pedicure e a oferta de serviços de podologia, isoladamente, achando que é tudo a mesma coisa. Então, qual é a diferença entre pedicure e podologia?
Pedicure
Diferentemente do profissional de podologia, que identifica doenças nos pés e previne dores corporais, o profissional de pedicure é responsável por fazer a limpeza das unhas e das cutículas, por questões de higiene e saúde, além de fazer a esmaltação e a hidratação, por questões de moda e vaidade. No entanto, não é da sua alçada cuidar das doenças que afetam toda a extensão do pé, seja a unha, a pele, a cutícula ou o dedo. É sempre recomendado buscar profissionais que esterilizem os equipamentos e utilizem produtos descartáveis, diminuindo os riscos de ter que recorrer à podologia para tratamentos.
Quem trabalha em uma área não pode trabalhar na outra área sem estudo específico e vice-versa, afinal pedicure e podologia se tratam de duas coisas distintas. As mulheres costumam usar o serviço de pedicure para manterem uma boa aparência dos seus pés, afinal faz toda a diferença nas relações pessoais, seja a lazer ou a trabalho, que tenham pés saudáveis, unhas no tamanho ideal e cutículas bem cuidadas. O serviço de pedicure é finalizado com a esmaltação, cujas cores e técnicas variam de acordo com as tendências da moda, mas ajudam a manter a ideia de boa aparência das unhas.
Para ter pés saudáveis com pedicure, é necessário manter outros tipos de cuidados em casa. Além da hidratação dos pés, deve-se lavar sempre que possível os sapatos usados no dia-a-dia, que podem ser fonte de bactérias, fungos e micoses, fazendo os dedos descamarem e coçarem, entre outros sintomas muito visíveis.
Podologia
Diferentemente do profissional de pedicure, que faz a limpeza e a decoração das unhas, visando a moda e a higiene, o profissional de podologia é responsável por tratar as doenças dos pés, em todas as suas extensões, ou seja, não apenas das unhas, sendo que estas doenças que são ocasionadas por bactérias, fungos, micoses e unhas encravadas. Em muitos casos, os problemas dos pés são causados pelos próprios serviços de pedicure, motivo pelo qual muito se fala em esterilização de equipamentos e produtos descartáveis. Quem trabalha em uma área não pode trabalhar na outra área sem estudo específico e vice-versa.
Através de exames e diagnósticos precisos, a podologia oferece a prevenção das doenças dos pés através de medicamentos, pomadas ou até mesmo cirurgia. Entre os principais problemas estão as bactérias, as descamações, as frieiras, as micoses, as rachaduras, as unhas encravadas, os calos, os fungos e os olhos de peixe. Entre os principais sintomas destas doenças estão a coceira, a dor, a inflamação, as manchas, o amarelamento das unhas, o pus e o sangramento. A podologia é responsável ainda pela correção de unhas deformadas, pois muitas pessoas possuem as pontas viradas para dentro da pele, o que facilita o encravamento.
Outro benefício da podologia é a reflexologia, área que estuda o comportamento dos pés, identificando pontos que ocasionam dores ao longo do corpo. Através de estímulos nestes pontos, as dores são aliviadas, diminuindo o desconforto na rotina diária. Ao serem estimulados, os pés melhoram as dores de todo o corpo.