Categories: Beleza

O que é Mat Pilates?

Mat Pilates

Nas academias mais modernas, é possível encontrar como opção de aula aeróbica o Mat Pilates. Mas, do que se trata esta modalidade? Basicamente, trata-se de uma espécie de aula de pilates compactada para as academias, trazendo os exercícios oferecidos em um formato mais dinâmico e mais eficaz, visto que o objetivo da aula aeróbica é fazer a mulher perder gordura localizada ou peso em geral. O melhor de tudo é que o Mat Pilates está incluso nas mensalidades destas academias, ao contrário do pilates comum. As atividades são realizadas no chão e oferecem o impacto através do peso do corpo.

Isso significa que no Mat Pilates, os exercícios são potentes graças ao peso do próprio corpo e ainda à força da gravidade, em conjunto com bolas, faixas e pesos, oferecendo os mesmos resultados de uma sessão de pilates, que utiliza diversos aparelhos. Assim como quem faz treino de musculação, o Mat Pilates possui a função de tonificar os músculos, o que consequentemente diminui a celulite e a flacidez, que são ocasionadas por conta da massa gorda corporal. A diferença do Mat Pilates para o treino de musculação é que o Mat Pilates oferece mais atividades relacionadas a alongamento e equilíbrio.

Além de colocar o corpo em dia, o Mat Pilates é uma rota de fuga para quem vive uma rotina estressante no dia-a-dia, pois coloca o corpo e a mente em ordem, relaxando quem o pratica, podendo ser praticado inclusive por quem possui dores no corpo e problemas de coluna.

Os exercícios, além de aliviarem as dores, também melhoram a qualidade do sono, diminuem o estresse, aperfeiçoam o sistema respiratório, exercita o sistema neurológico, incentiva a concentração, melhora a coordenação motora e melhora o equilíbrio. Em termos de corpo perfeito, o Mat Pilates define o abdômen e tonifica os músculos.

Benefícios do Mat Pilates

Outros benefícios da atividade são: correção da postura, fortalecimento dos músculos, movimentação das articulações, aumento da flexibilidade, aumento da força, aumento da resistência, aliviamento de tensões, fortalecimento dos órgãos, eliminação das toxinas e drenagem linfática para evitar a retenção de líquidos. As primeiras aulas podem ser mais difíceis para alguns alunos mais sedentários, mas, de acordo com a evolução, os movimentos vão ficando mais fáceis e menos pesados. É um indicador de que o Mat Pilates está oferecendo os resultados prometidos. Neste tipo de exercício físico, os sapatos são dispensados para que os pés fiquem livres e ofereçam movimentos precisos.

Roupas para fazer o Mat Pilates

Em relação às roupas, deve-se usar o que você geralmente veste na academia mesmo, se atentando para evitar peças que vão ficar te incomodando durante os treinos, como, por exemplo, blusas que ficam subindo e deixando a barriga à mostra. O simples fato de você ficar puxando as mesmas de volta faz com que você perca a sua concentração no Mat Pilates. Se estiver muito calor, por sua vez, opte por tecidos leves e que absorvam a transpiração, evitando assim que você fique reclamando da sua própria transpiração. Já as calças e os shorts geralmente são feitos de tecidos padronizados.

O Mat Pilates é concentrado em seis princípios, que são a centralização, a concentração, a fluidez, a precisão, a respiração e o controle, podendo ser realizado por gestantes com liberação médica, bem como portadores de artrite, artrose, bico de papagaio, bursite, desvio de coluna, distensão muscular, fibromialgia, hérnia de disco, hipertensão arterial, osteoartrose, osteoporose e tendinite. Muitas pessoas nestas condições não podem fazer treino de musculação, o que pode comprometer a saúde, transformando o Mat Pilates em uma alternativa saudável e autorizada para quem não deseja ficar parado. Também há quem não goste da musculação por “aumentar” o tamanho dos músculos, o que não acontece com o Mat Pilates.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

O que é Crossfit?
Pedicure x Podologia: qual escolher?
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

2 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

3 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

5 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

7 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

2 semanas atrás