Mat Pilates
Nas academias mais modernas, é possível encontrar como opção de aula aeróbica o Mat Pilates. Mas, do que se trata esta modalidade? Basicamente, trata-se de uma espécie de aula de pilates compactada para as academias, trazendo os exercícios oferecidos em um formato mais dinâmico e mais eficaz, visto que o objetivo da aula aeróbica é fazer a mulher perder gordura localizada ou peso em geral. O melhor de tudo é que o Mat Pilates está incluso nas mensalidades destas academias, ao contrário do pilates comum. As atividades são realizadas no chão e oferecem o impacto através do peso do corpo.
Isso significa que no Mat Pilates, os exercícios são potentes graças ao peso do próprio corpo e ainda à força da gravidade, em conjunto com bolas, faixas e pesos, oferecendo os mesmos resultados de uma sessão de pilates, que utiliza diversos aparelhos. Assim como quem faz treino de musculação, o Mat Pilates possui a função de tonificar os músculos, o que consequentemente diminui a celulite e a flacidez, que são ocasionadas por conta da massa gorda corporal. A diferença do Mat Pilates para o treino de musculação é que o Mat Pilates oferece mais atividades relacionadas a alongamento e equilíbrio.
Além de colocar o corpo em dia, o Mat Pilates é uma rota de fuga para quem vive uma rotina estressante no dia-a-dia, pois coloca o corpo e a mente em ordem, relaxando quem o pratica, podendo ser praticado inclusive por quem possui dores no corpo e problemas de coluna.
Os exercícios, além de aliviarem as dores, também melhoram a qualidade do sono, diminuem o estresse, aperfeiçoam o sistema respiratório, exercita o sistema neurológico, incentiva a concentração, melhora a coordenação motora e melhora o equilíbrio. Em termos de corpo perfeito, o Mat Pilates define o abdômen e tonifica os músculos.
Benefícios do Mat Pilates
Outros benefícios da atividade são: correção da postura, fortalecimento dos músculos, movimentação das articulações, aumento da flexibilidade, aumento da força, aumento da resistência, aliviamento de tensões, fortalecimento dos órgãos, eliminação das toxinas e drenagem linfática para evitar a retenção de líquidos. As primeiras aulas podem ser mais difíceis para alguns alunos mais sedentários, mas, de acordo com a evolução, os movimentos vão ficando mais fáceis e menos pesados. É um indicador de que o Mat Pilates está oferecendo os resultados prometidos. Neste tipo de exercício físico, os sapatos são dispensados para que os pés fiquem livres e ofereçam movimentos precisos.
Roupas para fazer o Mat Pilates
Em relação às roupas, deve-se usar o que você geralmente veste na academia mesmo, se atentando para evitar peças que vão ficar te incomodando durante os treinos, como, por exemplo, blusas que ficam subindo e deixando a barriga à mostra. O simples fato de você ficar puxando as mesmas de volta faz com que você perca a sua concentração no Mat Pilates. Se estiver muito calor, por sua vez, opte por tecidos leves e que absorvam a transpiração, evitando assim que você fique reclamando da sua própria transpiração. Já as calças e os shorts geralmente são feitos de tecidos padronizados.
O Mat Pilates é concentrado em seis princípios, que são a centralização, a concentração, a fluidez, a precisão, a respiração e o controle, podendo ser realizado por gestantes com liberação médica, bem como portadores de artrite, artrose, bico de papagaio, bursite, desvio de coluna, distensão muscular, fibromialgia, hérnia de disco, hipertensão arterial, osteoartrose, osteoporose e tendinite. Muitas pessoas nestas condições não podem fazer treino de musculação, o que pode comprometer a saúde, transformando o Mat Pilates em uma alternativa saudável e autorizada para quem não deseja ficar parado. Também há quem não goste da musculação por “aumentar” o tamanho dos músculos, o que não acontece com o Mat Pilates.