Blush: você sabe usar?
Junto a todo o arsenal de maquiagem utilizado diariamente está o famoso blush. Ele já é um velho conhecido do mundo feminino, mas não para de se renovar e sempre há uma versão diferente disponível no mercado da beleza. O blush, também conhecido como rouge, exerce a função de dar à pele a sensação de saúde, levando cor às maçãs do rosto. Ele ressalta as curvas naturais da face, e com ele, itens básicos como base, pó, rímel e um belo batom revelam grandes tesouros escondidos. Mas será que essa é a única função deste item? Não! Ele oferece muito mais e pode destacar o que você tem de melhor ou disfarçar aquilo que você quer esconder.
Mesmo sendo detentor desse grande poder,algumas mulheres desconhecem essas funções e os utilizam somente com a finalidade de colorir um pouco o rosto. O item é bastante democrático e todas podem usufruir desta belezura. Para isso, existem diversos tipos, cores e texturas de blush, como em pó e até mesmo líquido. Mas o grande segredo está na forma em que ele é aplicado no rosto, e este fato, com certeza, é o seu grande diferencial. Grandes cantoras, atrizes e outras celebridades são super adeptas e não abrem mão de forma alguma, já que o blush melhora a aparência e as deixa muito mais charmosas do que são naturalmente.
Identifique o formato do seu rosto
Há muita maquiagem por trás de uma mega produção, mas o blush dá o arremate à obra e consegue transformar até mesmo o formato do rosto. Talvez você até já tenha conhecimento disso, mas ainda não sabe como usar. Então, o Patricinha Esperta irá te guiar nesse novo caminho que pode mudar a maneira como você vê e usa o rouge!
Existem formas diferentes de rosto e para cada um há uma maneira de aplicar, e assim, ressaltar suas linhas e melhores formas. Depois de aprender a técnica de aplicação, todo grande mistério é desvendado. Para as iniciantes, é importante ressaltar que ele é utilizado no final do processo de maquiagem.
Confira as dicas de especialistas no assunto:
Rosto oval
Para aplicar, comece a esfumar desde a maçã do rosto até chegar próximo à orelha.
Rosto Redondo
Neste formato é preciso alongar o rosto. Para isso, passe o pincel um pouco abaixo da maçã para definir o traço. Deslize o blush da maçã para baixo, no sentido diagonal.
Rosto Quadrado
Como o rosto é largo a intenção é suavizar. Aplique também na diagonal, mas concentre o produto na parte central do rosto.
Rosto triangular
Deslize o pincel logo abaixo da maçã em direção as laterais numa linha horizontal.
Livre-se do erro
Lembre-se que menos é mais! Então, nunca exagere ao passar o blush. Comece distribuindo o produto aos poucos, assim não há risco de errar. Mas caso isso aconteça, aplique um pouco de pó com pincel ou esponja e retire o excesso.
Harmonizar a maquiagem é uma das principais regras! Por isso, ao escolher o tom de blush que irá usar, analise primeiro as cores das sombras e do batom. Depois disso, escolha a tonalidade que mais combine com a produção. No mercado podem ser encontradas diversas tonalidades do produto como rosa, pêssego, acobreados, bronze e muitos outros. Algumas versões contêm vitaminas na composição e deixam a pele com efeito aveludado.
Aprenda a aplicar blush sem erro!
A probabilidade de nos confundirmos com as diversas formas de aplicar blush é muito grande. Com certeza você já viu aquelas imagens com rostos de todos os formatos, quadrado, triangular, redondo, oval e por aí vai… e aí conseguiu identificar o seu rosto em algumas fotos e conseguiu assimilar a forma correta para aplicar o blush para esse formato específico? Talvez não, a boa notícia é que há uma forma que cai bem com todo mundo e não tem nenhuma complicação.
A única “regra” básica que você terá que assimilar é onde aplicar o bronzer ou o contorno e onde vai o blush, só isso. Para criar aquele efeito emagreci com maquiagem, basta fazer a famosa boquinha de peixe e identificar a área que afunda abaixo do ossinho da maçã do rosto, neste local nós aplicamos o bronzer, um pó dois tons mais escuros que sua pele ou um prepara produto próprio para contorno.
Perceba que a parte mais escura cria uma ilusão de que o rosto está mais fino. Após aplicar não esqueça de esfumar para não ficar marcado, a intenção aqui é disfarçar, não queremos que ninguém perceba o contorno certo? Se quiser pode parar nessa parte mesmo, muita gente não gosta de usar o blush, para isso vale investir em cores como o pêssego, por exemplo, que já dá uma colorida a mais no rosto.
Agora é a vez do blush, mais simples ainda que a forma que expliquei acima. Dê um leve sorriso, um daqueles sem graça, e aplique no local que se sobressai, as maçãs do rosto. Eu gosto de aplicar fazendo o movimento de vai e vem para que o produto não se concentre em nenhuma parte e seja bem distribuído.
Aplique começando da maçã em direção à raiz do cabelo, mais especificamente acima da orelha. Ah, lembre-se que é sempre mais fácil acrescentar o produto aos poucos e construir o efeito desejado do que retirá-lo por que exagerou na dose, então vá com calma. Só queremos colorir de leve, devolver o rouge natural da pele que se perde com a aplicação da base.
Depois é só misturar os dois tons e fazer pose de bonita! Viu como é fácil? Pode ter certeza que funciona bem com qualquer tipo de rosto e assim você não se confunde com tantas formas diferentes. Na dúvida, use esse método.