in

Como Cuidar Dos Pés No Verão ✅ O Guia Completo

Como Escolher o Shampoo Certo1 7 - Como Cuidar Dos Pés No Verão ✅ O Guia Completo
Como Cuidar Dos Pés No Verão

Pés limpos e bem cuidados são fundamentais, sobretudo no verão, que é quando a gente deixa os pés à mostra. Mas existem uns probleminhas que insistem em pegar no nosso pé, já perceberam?

Rachaduras, calos, machucados, micose de unha e descamações são algumas das consequências da falta de cuidados e manutenção dos pés. A tendência das mulheres é dedicar mais atenção àquilo que está à mostra, como rosto, unhas das mãos e cabelos. Mas por que não destinar um pouco de tempo para quem sustenta todo o seu corpo e te leva para onde você quer? Por esse e outros motivos, os pés merecem uma atenção especial. No entanto, não é isso que acontece, já que na maioria das vezes eles só são lembrados quando algo de errado acontece.

Todos esses probleminhas que aparecem do nada poderiam ser evitados se alguns cuidados fossem inseridos na prática do dia a dia. Poucos minutos seriam suficientes para manter a saúde dos pés. Um método para garantir que você não os esqueça é desenvolver uma rotina de cuidados básicos. Você sabia que estudos comprovam que o desempenho da mesma tarefa por 21 dias é o tempo necessário para criar um hábito?

Então aproveite e mãos à obra!

Creme para o pés

A pele mais espessa e resistente do corpo humano está localizada na região dos pés. Por conta disso, há a necessidade de utilizar cremes emolientes que consigam hidratar profundamente essa área. Cremes comuns, que usamos em outras partes como braços e pernas, não são tão eficazes para combater esse tipo de ressecamento.

Dicas de como hidratar os pés

Uma dica caseira que funciona bem é, uma vez por semana, mergulhar os pés em uma bacia de leite, já que o ácido lático hidrata e ajuda a pele a reter água, o que ajuda bastante nesses casos.

O ideal é usar hidratantes bem potentes, como os que contêm alguns tipos de ácidos, lactato de amônia e ureia, e “tampar” os pés depois, com aqueles plásticos bem fininhos, daqueles que usamos na cozinha, para potencializar a ação dos produtos.

Outra dica boa é misturar bepantol no creme de aplicar nos pés, pois ele hidrata bastante e evita esse efeito ressecado que detestamos.

Fazendo isso todos os dias, os pés ficam macios rapidinhos.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

>> 28 cuidados com a pele no verão

Esfoliar os pés semanalmente para retirar as células mortas é essencial; esse processo é indispensável, pois ele age na remoção das células mortas e prepara a pele para receber a hidratação. Repita ao menos uma vez por semana, ou de acordo com a sua necessidade.

Quanto aos esfoliantes, é melhor que sejam mais grossos e com bastante grânulos, pois essa região costuma ser mais resistente.

Unha encravada é um mal que, além de incomodar demais, ataca uma porcentagem grande das mulheres. Mas qual a causa, ou as causas, da unha encravada?

Bom, a unha encrava por diversos fatores como o uso de sapatos de bico fino (que é pior em quem tem pés mais gordinhos), o corte do canto das unhas e também por fatores hereditários.

Sapato de bico fino dá pra evitar, assim como o corte das unhas, pois basta manter a unha quadradinha.

Se o incômodo for muito grande, pode-se fazer o uso de uma órtese, que é um suporte colocado nas laterais das unhas para fazer com que ela cresça corretamente. Essa prótese é colocada por um podólogo.

Em casos graves, existe a possibilidade de fazer uma microcirurgia chamada onicoplastia para retirar os cantos das unhas, bem como as partes mais altas da pele. É um procedimento simples, feito com anestesia local e com repouso de um dia.

Em todo caso, o uso de antibiótico oral é quase sempre indicado. O que não pode, NUNCA, é tentar, por si só.

Creme para o pés

É importante, também, ter atenção redobrada ao usar utensílios para manutenção dos pés. Tesouras, alicates e lixas sempre esterilizados garantirão a vida saudável dos membros.

Prova que esses cuidados são essenciais são os calos que surgem por conta do atrito entre a pele e os sapatos. Essa reação é uma estratégia de defesa do organismo.

Para evitar problemas ainda mais graves, não mantenha o hábito de andar descalço, mas deixe o pé respirar, já que o ambiente úmido é propício para proliferação de fungos e bactérias.

Como AMOLAR ALICATE EM CASA – UNHAS

As rachaduras se caracterizam pela perda linear da derme e da epiderme e surgem em decorrência da eliminação dos tecidos cutâneos, causada, inicialmente, pela perda da elasticidade da pele.

As rachaduras podem ter inúmeras causas, dentre as quais o excesso de peso, o consumo de alimentos ricos em ácido úrico, a pouca ingestão de líquidos, problemas hormonais, o uso de determinados medicamentos que comprometem a elasticidade da pele, o uso de sapatos e meias inadequadas, o fator idade, e a exposição às agressões químicas e as causadas pelo solo, que agridem a pele.

Se os pés estiverem rachados, os cuidados precisam ser redobrados, pois eles podem causar sangramentos e dores intensas.

Nesses casos, é preciso investir em ativos que tratem as rachaduras e a aspereza, como o ácido glicólico, o ácido salicílico e, de novo ela, a ureia.

Cremes Manipulados Para Rachaduras nos Pés

Todas as receitas abaixo são para  rachaduras nos pés. São produtos extremamente hidratantes e que realmente funcionam!

O melhor? Não precisam de receita!

Fórmula 1

Ácido salicílico X Hidroquinona X Mandélico – Qual a diferença?

Fórmula 2

  • Ácido Salicílico 5%
  • Vitamina E Oleosa 2%
  • Silicone 2%
  • Glicerina 5%
  • Cold Cream qsp 100g

Fórmula 3

  • Uréia 10%
  • Vitamina A Oleosa 3%
  • Vitamina E Oleosa 2%
  • Extrato Mel 5%
  • Própolis 2%
  • Cold Cream qsp 100g

Onde fazer?

Qualquer uma dessas fórmulas pode ser feita em farmácias de manipulação.

Pés Rachados? O que fazer? Dicas, Causas, Cremes Manipulados

Um alerta importante é que você não deve esquecer de, assim como no corpo, quando usar sandálias ou qualquer calçado aberto, no verão, aplicar protetor solar porque seus pés merecem cuidados.

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

A pele mais espessa e resistente do corpo humano está localizada na região dos pés. Por conta disso, há a necessidade de utilizar cremes emolientes que consigam hidratar profundamente essa área. Cremes comuns, que usamos em outras partes como braços e pernas, não são tão eficazes para combater esse tipo de ressecamento. É importante, também, ter atenção redobrada ao usar utensílios para manutenção dos pés. Tesouras, alicates e lixas sempre esterilizados garantirão a vida saudável dos membros.

Prova que esses cuidados são essenciais são os calos que surgem por conta do atrito entre a pele e os sapatos. Essa reação é uma estratégia de defesa do organismo. Para evitar problemas ainda mais graves, não mantenha o hábito de andar descalço, mas deixe o pé respirar, já que o ambiente úmido é propício para proliferação de fungos e bactérias. Use calçados apropriados para seus pés e não esmague os seus dedos. Mesmo que seja para calçar aquele sapato lindo, pense o que este sacrifício pode causar no futuro.

Os calos podem ser evitados usando-se sapatos confortáveis, que não causem atritos. Na região do calo podem ser utilizados cremes à base de uréia e ácido salicílico.

É importante ressaltar que o calo precisa ser tratado e/ou retirado, pois ele tende a crescer, causar dor e comprometer as articulações e a postura. Ou seja, a coisa não é só estética!

Um erro comum é lançar mão das lixas, que devem ser evitadas sempre, pois engrossam ainda mais os pés.

No verão, quando a praia é uma constante, evitem ficar com os pés muito fininhos (tem gente que lixa todo dia!), pois o atrito da areia com os pés acaba gerando uma esfoliação, e se os pés estiverem muito finos, a tendência é eles acabarem feridos.

Cutículas, como vocês sabem, protegem as unhas e não devem ser retiradas, mas sim hidratadas diariamente, pois assim elas ficam bem fininhas.

Esses são os cuidados essenciais pra manter os pés bonitos, aqueles que deveríamos ter sempre!

Faça uma limpeza sistemática. Lave bem e seque bem, principalmente entre os dedos. Mantenha sapatos e meias sempre limpos. Exponha os calçados duas horas em local arejado para que não haja umidade.

Utilize meias para intensificar a hidratação, os médicos recomendam o uso à noite, mas a maioria dos maridos e namorados estão em casa neste período, então não cause má impressão! Faça diferente, use em outro horário.

Às vezes os homens não conseguem entender os processos de beleza que as mulheres têm que passar. Com esses cuidados os odores também são evitados.

Para evitar problemas com as unhas, o mais indicado é não deixa-las crescer muito e sempre cortá-las em forma de quadrado, adequadamente para impedir que elas encravem. Não deixe de usar um esfoliante para remover as células mortas e suavizar calos.

Para evitar infecções e propagação de fungos, sempre que você estiver em um espaço público, use chinelos ou botas de borracha, em áreas molhadas para proteger os seus, tais como piscinas. Também não é aconselhável compartilhar ferramentas para cortar as unhas, nem mesmo com outros membros da família.

Unhas: faça uma visita à manicure quinzenalmente. Mas é importante deixá-las respirar, caso contrário, apareceram manchinhas brancas nas unhas. Daí surge a necessidade de uma pausa entre um esmalte e outro.

Lavá-los diariamente com água morna e sabão, prestando muita atenção ao espaço entre os dedos dos pés, tornozelos, solas e unhas. Seque bem os pés, principalmente entre os dedos para evitar umidade. O excesso de umidade e calor, bem como espuma de sabão, propiciam o crescimento de fungos e bactérias, por isso é importante prestar especial atenção ao espaço entre os dedos e aguardar o tempo para estarem bem secos antes de usar qualquer calçado.

Aproveite o momento de você aplicar o creme hidratante, para fazer uma pequena massagem, desde o calcanhar até o tornozelo e também na planta e no peito do seu pé.  A massagem ajuda a reduzir a fadiga e alivia o estresse. Se possível, dê preferência para as meias confeccionadas com materiais cem por cento naturais. A melhor opção é aquelas feitas partir de materiais como o algodão, em vez de conter fibras sintéticas, que impede a transpiração adequada. Além disso, fazer o seu melhor para evitar costuras muito marcadas que possa exercer pressão ou fricção na pele.

Use os sapatos tamanho certo, evitar riscos e bolhas dolorosas. O calçado confortável e conveniente para você usar é aquele que possui um movimento flexível, respeita a largura adequada dos seus pés e permite a respiração.

Prefira os sapatos que têm uma palmilha almofadada ou, em alternativa, usar uma pata sintética para evitar sobrecarregar seus pés. 

Os saltos altos e estreitos devem ser evitados, na medida do possível. Quando você for comprar sapatos o melhor é deixar para o final do dia, quando seus pés estão um pouco inchados.

Existem alguns cremes que fazem “milagres”, deixam seus pés macios sem rachaduras ou ressecamentos. Depois de uma pesquisa trouxe uma relação com os cremes mais indicados:

Creme para Pés Private SPA Sensatios  – Mahogany

Em sua fórmula possui Mentol e Lavanda, deixando uma sensação refrescante.

Creme para os Pés Lipikar Podologics – La – Roche Posay

Possui partículas micro-esfoliantes, suaviza, nutre e alisa os pés quando estão com aspecto seco. Além de reduzir as fissuras e calosidades.

Creme Desodorante para os Pés Principles – Racco

Previne o aparecimento de frieiras e micoses, hidrata, desodoriza e deixa os pés com aspecto saudável.

Creme de pés Lavanda – L´Occitane

Antisséptico, anti-inflamatório e purificante. Acalma os pés e hidrata profundamente.

Loção Energizante para os pés Mint Bliss – Mary Kay

Alivia o cansaço através da fórmula a base de menta. Dá uma sensação refrescante e deixa os pés bem hidratados e macios.

Foot Works Creme de Hidratação profunda para pés Extra Secos – Avon

Deixa a pele macia, sedosa e profundamente hidratada. Ele também ajuda a remover calosidades e células mortas. Auxilia na retenção da umidade natural da pele.

Creme para os Pés Lipikar Podologics – La – Roche Posay

Suaviza, nutre e alisa os pés secos e muito secos devido suas partículas micro-esfoliantes. Ajuda a reduzir as fissuras da pele e a espessura das calosidades.

Creme Hidratante para os pés Algodão 50 ml – Natura

Tem textura leve e é de rápida absorção. Proporciona hidratação durante 24 horas. Indicado para áreas ásperas e ressecadas como os calcanhares e laterais dos pés.

Hidratante para Pés Ressecado Nowergian Formula – Neutrogena

O creme tem cheiro de mentol, que refresca, desodoriza e perfuma o pé. Hidrata profundamente prevenindo rachaduras e descamações.

Creme para os Pés Time for Feet – Sparkkli

Com nanoesferas de Triclosan – liberam progressivamente o agente antimicrobiano do creme – tem ação contra maus odores, garantindo maciez. Também funciona como adstringente, antisséptico e cicatrizante.

Fazer exercício físico regular é importante para manter os músculos, articulações e tendões ativos. Para que o resultado seja o esperado movimentá-los, alongar mover os dedos e girar os tornozelos faz parte da rotina de treinos.

Existe uma série de exercícios bem simples que, se praticados com frequência, vai ajudar você a conquistar os pés bonitos e saudáveis:

Andar descalço sobre os minúsculos grãos de areia tonifica os músculos e ajuda melhorar a circulação sanguínea nas pernas.

  • Também é muito benéfico andar descalço na grama;
  • Andar sobre os calcanhares, massageando-os;
  • Pegar bolinhas de gude com os dedos;
  • Fazer movimentos com tornozelos.

Pratique-os e delicie com os resultados!

Quero que você me conte, quais os cuidados que você tem a com os pés no verão?

💟 Espero que vocês tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
 Caso queiram, comentem também!

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

📈Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça 😍

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo2 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes – O Guia De Cuidados

Como Escolher o Shampoo Certo1 1 - Penteados Para O Natal ✅ 9 Tutoriais Simples, Fáceis e Rápidos + Dicas

Penteados Para O Natal ✅ 9 Tutoriais Simples, Fáceis e Rápidos + Dicas