Olá miossss, amores tudo bem? Eu que faço dieta com nutricionista, tenho aprendido muito a selecionar os produtos corretos, sobretudo a “entender” os rótulos. E como tem feito toda a diferença nos resultados da dieta!
As vezes a gente compra um produto achando que é saudável mas na verdade é tudo marketing e pura enganação (…) na hora que a gente vai ver é só um composto da mesma família do tal “substituto” e que causa os mesmos males. Triste!
Depois de tantos erros aprendi que é preciso em primeiro lugar ler o rótulo, ingrediente por ingrediente para garantir a qualidade: não tem outro jeito.
E hoje vou indicar para vocês os meus adoçantes favoritos, a lista completa dos melhores e piores para dieta! Vem comigo que te conto tudo!
O melhor adoçante para emagrecer
Antes de mais nada, é preciso não se enganar com o uso dos adoçantes na dieta. Se você está fazendo dieta e precisa controlar as calorias diárias opte pelos adoçantes zero calorias e 100% naturais, e é claro: não exagere na dose…. A dose máxima recomendada de adoçante para consumir por dia é 10 gotas para os líquidos, enquanto o em pó é de 6 pacotinhos de 1gr.
Para quem segue a Dieta LowCarb
E se você é da turma que faz dieta lowcarb (como euuu) tem que ficar de olho também na quantidade de carboidratos por porção – não se engane – muitos adoçantes apesar de zero cal têm alto carbo por porção o que pode facilmente aumentar sua cota diária de carboidratos. Para pessoas que fazem a dieta LowCarb eu indico: Eritritrol (meu queridinho), Xylitol e Steva.
Evite a todo custo: Maltodextrina, Aspartame, Ciclamato de Sódio, Sacarina Sódica, Acessulfame-K (de potássio) e Sucralose.
Primeiro, vou começar falando do Eritritol, meu queridinho que uso para preparar tudooooo. Eu usava muito o Xylitol que é excelente também e tem os mesmos benefícios só com um porém: o Xylitol têm índice glicêmico “12”, enquanto o Eritritol têm índice glicêmico “1”. Muita diferença, né?
Eu uso o eritritol da marca Real Food (esse da foto acima), que é 100% natural, zero calorias, baixo carboidrato 4g (por colher de chá). Eu escolhi o eritritol dessa marca Real Food porque é o mais natural que encontrei entre tantas opções no mercado. Tenha cuidado na hora de escolher porque muitos são misturados ou contém mais carboidratos por porção: a regra é sempre ler o rótulo pra garantir.
Eritritol benefícios:
O Eritritol tem sabor docinho muito semelhante ao Xylitol, pode ser utilizado para todos os fins: receitinhas quentes ou frias e o resultado garanto que é excelente.
- 100% natural: é um álcool de açúcar naturalmente derivado de uma fonte de milho e é encontrado naturalmente em pequenas quantidades em diversas plantas, frutas alimentos fermentados ou molho de soja.
- Zero calorias: não contém calorias, tem um impacto de baixo índice glicêmico “1” e não contribui para a cárie dentária.
- Baixo carboidratos: em torno de 3,3gr de carboidratos para cada porção de 3,3gr, equivale a uma (colher de chá).
- Naturalmente doce: tem gosto de açúcar e é cerca de 70% tão doce.
Xilitol benefícios
O Xiliton é um pouco mais docinho que o Eritritol (isso na minha opinião) no entanto, conforme falei acima, ele têm índice glicêmico “12”, enquanto o Eritritol têm índice glicêmico “1” e um outro problema é que o Xiliton contém calorias e mais carboidratos que o Eritritol. Por isso estou usando o Eritritol no dia a dia e deixando o Xiliton para ocasiões especiais aonde sei que outras pessoas vão experimentar os meus doces e não estão acostumadas com o Eritritol.
Semana passada eu fiz um brigadeiro de colher com creme de leite e manteiga ghee com o Eritritol e meu marido não conseguiu comer “estranhou” o sabor.. já quando eu faço com o Xiliton ele nem percebe e acha que têm açúcar hahaha.
Em via de regra a maioria das pessoas que você oferecer um doce com Xiliton vão achar que foi adoçado com açúcar, mas conforme falei acima não acho a melhor opção se você está tentando emagrecer… é melhor tentar se acostumar com o Eritritol e deixar o Xiliton para ocasiões em que outras pessoas vão experimentes seu doce por exemplo.
Mas apesar de eu achar que o Xiliton não é a melhor opção para a dieta, ele ainda é a melhor opção comparado ao uso dos adoçantes artificiais. O Xiliton é um dos adoçantes atuais mais utilizados por quem deseja perder peso. Mas você sabe o que é a sua composição?
O Xiliton é 100% natural! Ele é uma boa opção para preparar receitas frias ou quentes. É uma substância classificada como um álcool de açúcar, derivada da xilose, um monossacarídeo que pode ser naturalmente encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros, e que também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelo (1). Para fins comerciais, costuma ser extraído do milho. É obtido pela hidrogenação catalítica da xilose.
- Este produto final é levemente (cerca de 5%) menos doce que o açúcar, mas contém 60% menos calorias que o açúcar comum;
- Pode ser utilizado para preparar receitinhas quentes e frias.
- O xilitol é tão doce quanto a sacarose, porém é cerca de 40% menos calórico.
- É tolerado por diabéticos.
Eu uso o Xiliton em pó da marca Linea, é vendido em uma caixa contendo 50 envelopes com 5 gr cada. Cada envelope de xilitol contém (12kcal).
Stevia 100% natural
A Stevia é um adoçante natural ideal quem faz dieta pois não tem calorias. Não faz mal para saúde, como muitos adoçantes por aí! Ela é produzida a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni. Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em sua forma natural é aproximadamente 10-15 vezes mais doce do que o açúcar doméstico (1).
Só que vai um alerta, algumas versões da Stevia (tem um gosto amargo), eu mesma comprei uma de uma marca bem conhecida e não consegui usar de tão amargo pro meu gosto. Compre o extrato de Stevia, que é feito a feito apenas à base de rebaudiosídeo, que é o composto mais doce da planta. Esse é mais difícil de encontrar, mas tem um sabor “mais agradável”.
Outra coisa, compre a Stevia 100% natural, sem misturas, pois alguns marcas enganam o consumidor vendendo como “Stevia” mas com diversas misturas que deixam mais doce, mas que não são saudáveis.
O que eu recomendo é o Sóstevia 100% natural, da marca Lowçucar. Gente, sou apaixonada por essa marca, é tudo zero açúcar, em geral com precinho amigo, outro dia faço resenha dos produtos que uso.
Adoçantes Podem Engordar Mais Que o Açúcar!
Confesso pra vocês que desde que comecei a seguir um estilo de vida mais saudável ando louca com a composições dos alimentos e tenho acompanhando (incansavelmente) muitos médicos e especialistas que desmitificam os alimentandos e afins. E quando se fala em adoçante então meu DEUS (quanta enganação)… muitos que eu achava que eram saudáveis na verdade contém compostos péssimos para à saúde ou fazem engordar: não acredita?
Alguns adoçantes são vendidos como substitutos do açúcar, com opções Light, Diet, Zero Açúcar e por aí vai. De fato, são opções menos calóricas que o açúcar, mas não significa que são mais saudáveis e que vão te ajudar a emagrecer!
Estudos mostram que os adoçantes artificiais vendidos como zero calorias fazem mal à saúde e podem contribuir com o aumento de peso.
Sim, pesquisa recente comprovou que o adoçante, aquele que, teoricamente, seria um super aliado para a perda de peso, engorda, e engorda mais que o açúcar!
Mas como é isso? Como algo que praticamente não possui calorias pode engordar?
O fato é que quando consumimos adoçante, o organismo “percebe” que algo doce foi ingerido, e isso, pra ele, significa mais energia, então ele se prepara pra isso.
Só que, nesses casos, essa “energia” não chega às células, e o organismo, confuso, fica “pedindo” essa energia, que se traduz na vontade de comer massas e doces, que são alimentos que o corpo reconhece como “doadores de energia”.
Então, apesar de conter pouca ou nenhuma caloria, a sacarina, adoçante bastante utilizado, estimula a vontade de comer massas, doces e demais carboidratos.
Mas é só a sacarina ou se aplica a qualquer adoçante?
O estudo foi feito com a sacarina, mas a lógica diz que se aplica a qualquer adoçante que aja pelo mesmo mecanismo. Até mesmo os naturais (pasmem)!
Ou seja, se o “alimento” promete uma “energia” que não chega, o corpo fica esperando e pedindo mais, até que você dê a ele o que ele está pedindo.
Em casos onde o consumo de adoçante é indispensável, como para os diabéticos, é melhor optar pelos adoçantes naturais, como a stévia. De qualquer forma, o uso natural deve ser feito com cautela e sem exageros. O ideal é saborear os alimentos com seu gosto natural, treinando seu paladar para sentir todos os sabores.
Sucralose
Tenho visto muita gente que faz dieta LowCarbo incluir a sucralose por ser zero calorias. Acontece que isso é pura ilusão. A sucralose não só pode te fazer engordar como também faz mal à saúde! A sucralose foi considerada um dos piores adoçantes para a saúde, logo atrás do aspartame. Não acredita? Veja alguns estudos que busquei e suas fontes:
A sucralose é um adoçante organoclorado sintético (OC), usado como ingrediente comum em muitos alimentos. Derivada do açúcar, e foi originalmente introduzida como um substituto natural dele. A maioria dos adoçantes a base de sucralose contém (Ciclamato de sódio) um composto artificial que causa diversos males à saúde.
Os adoçantes artificiais como: Sucralose, Aspartame, Ciclamato de Sódio causam sintomas como dores de cabeça, enxaquecas, ganho de peso e condições ainda mais graves como doenças cardiovasculares. (1), (2).
Segundo o Dr. Juliano Pimentel, em um post excelente sobre a Sucralose: os adoçantes artificiais elevam o açúcar no sangue, e também podem aumentar os níveis de insulina: o que aumentam as chances de você engordar.
A Sucralose é um derivado de sacarose clorado, ou seja, o cloro. O cloro é um dos produtos mais tóxicos do planeta!
Sabe o mais louco nisso tudo…. é como foi descoberta a sucralose: ela foi encontrada através do desenvolvimento de um novo composto inseticida, e não era originalmente destinada para o consumo na alimentação. Pasmem!
Ao cozinhar a sucralose em altas temperaturas, pode liberar no alimento diversos compostos tóxicos. Ela pode alterar os níveis de glicose, insulina e péptido 1 semelhante ao glucagon.
Ou seja, a sucralose faz um mal danado para saúde e dieta! E ainda seguindo da mesma levada, fiz uma lista dos piores adoçantes e açúcares para à saúde.
Lista dos adoçantes e açucares que você deve evitar:
- Aspartame
- Agave (xarope)
- Ciclamato de Sódio
- Destrose
- Etil Maltol
- Extrato de Malte
- Galactose
- Glicose
- Glucose
- Lactose (açúcar do leite)
- Malte
- Maltose
- Maltitol
- Maltodextrina (presente na maioria dos produtos (zero açúcar)
- Maltotriose
- Mel
- Melaço
- Melado
- Néctares
- Sucralose
- Sacarose
- Sorbitol
- Xaropes
Espero que tenham gostado das recomendações! Não deixe de compartilhar (assim você me ajuda muito) e comentar abaixo.
Beijos no coração,
Kika
Fontes e referências: Blood Sugar Chart What is aspartame? 2011 review by the European Food Safety Authority (PDF, 331kb). Is There a Safe Sweetener? Is Maltodextrin Bad for Your Health?