Com a chegada do Natal e réveillon, começa também a preocupação com os cardápios, o que fazer nas refeições festivas. A abordagem de hoje é sobre um item muito usado nessa época do ano: as ameixas pretas ou secas como são chamadas.
O que não sabemos é que essa tradicional ameixa nos traz muito benefícios para a saúde. Segue uma relação deles:
Riquíssima em fibras, a ameixa contém sorbitol, um tipo de açúcar que estimula o trabalho intestinal.
Anemia:
Ajuda na absorção de ferro pelo corpo, pois tem alto teor de vitamina C.
Osteoporose:
Especialistas garantem que ao consumir ameixas secas, aumenta a densidade mineral óssea significativamente, sendo maior em ossos do braço e da coluna. Devido a capacidade das ameixas em suprimir a taxa de reabsorção óssea, reduz os riscos de fratura.
Antioxidante:
A ameixa seca tem os mesmos tipos de compostos fenólicos (substâncias antioxidantes) da fresca, com exceção de um flavonóide chamado antocianina, que é destruído durante o processo de desidratação. No processo de desidratação, novos compostos fenólicos são produzidos.
Câncer e Doenças do Coração:
A ameixa diminui a taxa de colesterol no sangue e fatores de risco do câncer de cólon. Pesquisas comprovaram a ação do suco concentrado de ameixa seca para inibir a proliferação de células cancerígenas.
Vitaminas e minerais:
As ameixas possuem vitamina A (na forma de Beta-caroteno), vitamina B2, potássio e fibra.
Problemas renais:
O consumo da ameixa deve ser moderado, pois contém quantidade significante de oxalatos, substância que em grande quantidade pode levar a formação de cristais na urina, gerando o cálculo renal.
Dica: Cozinhe a ameixa com suco de laranja, pois a vitamina C da laranja aumenta a absorção do ferro presente na ameixa.
Nossa saúde sempre deve estar em primeiro lugar!
Até a próxima!