in

Causas Da Pele Seca ✅ Principais Motivos E Como Tratar

Quais as causas da pele seca?

A pele seca não é somente algo que nascemos com e ponto final. Existem muitos fatores em relação a esse problema que podem deixar sua pele dessa forma. É complicado dizer a causa específica, mas, mais complicado ainda é descobrir o que causa esse ressecamento. Rachaduras, falta de brilho e pouca oleosidade são sinais de pouca nutrição.  Saiba quais são as principais causas e como tratar de vez a pele:

1 #Sabonete errado ❌

Uma das causas pode estar no banho. Mais especificamente no sabonete que você escolheu para usar durante o banho. Ele pode ser muito ácido, ou, se não for adequado ao seu tipo de pele, vai deixar o corpo ressecado.

O sabonete serve, sim, para limpar e tirar a oleosidade e a poluição da pele. Mas, com isso, eles tiram uma camada leve de gordura que também serve de proteção. Assim, a melhor opção é sempre escolher um sabonete neutro e, depois do banho, passar um hidratante. Saiba os Benefícios do sabonete líquido.

Entre o sabonete em barra e o líquido, escolha a segunda opção. O sabonete líquido tem pH mais neutro, então deixa a pele menos seca! Outra dica é escolher produtos que tenham componentes hidratantes na fórmula. Geralmente estes sabonetes têm no rótulo esse benefício. Eles podem sair um pouco mais caro, mas vão deixar a sua pele mais hidratada. Vale a pena!

Se ainda assim você sentir a pele bem seca, opte por um sabonete que seja para peles sensíveis ou aqueles infantis. Eles têm componentes na composição que hidratam e ajudam a amenizar a irritação ou a falta de brilho da pele. O hidratante depois do banho é sempre uma boa saída para manter a pele nutrida e com brilho. Mas escolha um para pele seca e sempre aplique depois do banho, antes de colocar a roupa ou o pijama.

6 motivos para você usar o sabonete líquido ?

sabonete liquido - Causas Da Pele Seca ✅ Principais Motivos E Como Tratar
Causas da pele seca

Hidratante corporal

A maioria das pessoas acredita que não existe maneira correta, que é simplesmente passar o hidratante, tanto no rosto como no corpo, e que a magia já será feita. Mas não é bem assim. É preciso que a aplicação seja a correta para que não ocorra de o produto não fazer efeito em seu corpo.

O melhor momento de aplicar o produto é logo após o banho, justamente porque a pele ficará mais móvel e maleável e, dessa forma, o produto penetrará melhor, de uma maneira profunda, causando assim, o efeito desejado de hidratação verdadeira. No caso daqueles que são para o rosto, é preciso que a pele esteja limpa antes da aplicação.

Temperatura da água ??

A água quente, em temperaturas elevadas, tira a camada de proteção da pele e também os nutrientes. Banhos longos podem deixar a pele ressecada, sim! A dica é sempre usar uma água morna e não demorar muito embaixo do chuveiro, ok? A temperatura nunca pode passar dos 37 graus, segundo os especialistas.

Medicamentos ?

O ressecamento pode ser causado, também, pelo efeito colateral de alguns medicamentos. É comum que isso aconteça no uso de retinoides, que controlam a produção de sebo e ressecam a pele, no uso de diuréticos, que tendem a desidratar a pele e, por consequência, reduzir a sua oleosidade natural, bem como alguns remédios utilizados no tratamento do colesterol.

Envelhecimento da pele ?

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Apesar de ser mais comum conforme a “idade chega”, a xeratose, que é o nome “oficial” da pele seca, pode acometer pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. Mas, a partir dos 40 anos a produção de sebo já não é a mesma, e com isso a pele vai perdendo a oleosidade, que é a sua proteção natural, e ficando cada vez mais seca.

As glândulas sebáceas começam a reduzir a produção de sebo com o passar da idade, o que levará para uma pele mais ressecada.  Sabemos que, por vezes, quando está muito ressecada, pode inclusive rachar e cortar. Se for esse o caso, é preciso procurar uma orientação médica, porque só produtos não adiantarão. Mas se é um caso mais leve, você pode testar cosméticos de qualidade e que sejam desenvolvidos para o seu problema.

Ar-condicionado ❄

Outra causa comum do ressecamento da pele é o uso do ar-condicionado, artigo de primeira necessidade na maioria das cidades do país, por isso é recomendado que se utilize, também, um climatizador para purificar o ar, ou um umidificador, para melhorar o ar seco.

Condições climáticas ?❄

Outro exemplo é a umidade do ar, pois é fato que as condições climáticas afetam diretamente a saúde e a aparência da pele. Assim, nos períodos mais secos, o uso de um umidificador de ar é importante, além de evitar banhos quentes e demorados. Não se pode, ainda, esquecer de hidratar devidamente a pele.

Esfoliantes

Para quem tem pele ressecada o uso de esfoliantes deve ser restrito. O melhor é usar produtos menos abrasivos, mais suaves, e que a esfoliação seja feita, no máximo, duas vezes ao mês. Já existem no mercado de cosméticos esfoliantes enriquecidos com manteigas e óleos vegetais, e esses são as melhores opções para peles secas ou ressecadas.

Doenças ?

Sim, uma realidade que pode assustar. Por vezes algumas doenças que possuímos podem influenciar diretamente na maneira como a nossa pele pode ficar. No caso, doenças como diabetes, hipotireoidismo, má nutrição e até psoríase, podem deixar a pele mais ressecada.

Para começar você deve controlar e tratar a doença para só assim começar a se preocupar com a pele. Agregado a isso, você pode utilizar produtos específicos para a pele seca. Dê preferência por aqueles que possuem amônia, ureia e lactato.

Roupas ?

Algumas roupas, por mais amadas por nós que possam ser, precisam ser deixadas de lado, doadas para alguém, porque nem todas as pessoas são iguais. É preciso entender que algumas roupas podem causar alergia em você, o que gerará, dessa maneira, uma pele seca, ressecada. Se ao vestir uma roupa você começar a sentir coceira, tire-a imediatamente e pare de usá-la. Isso acontece, na maioria dos casos, quando a roupa é de tecido sintético, que acaba não deixando a pele “respirar” e o suor “sair”, lanando a problemas como vermelhidão, irritação e ressecamento. Por isso, é sempre melhor optar por tecidos de algodão e de materiais que absorvam o calor e o suor, deixando a pele respirar.

Como Cuidar da Pele Seca ✅?

pele hidratada - Causas Da Pele Seca ✅ Principais Motivos E Como Tratar

A hidratação diária da pele do rosto é a maior aliada para quem quer uma pele macia e sedosa. Mas saiba que hidratar a pele não é somente escolher um hidratante e passar o corpo. Não é tão simples assim. Primeiro escolha um hidratante adequado para o seu tipo de pele, e verifique quais ativos estão presentes na composição, pois não são poucos os “hidratantes” disponíveis que não passam de loções perfumadas, que até perfumam o corpo, mas não hidratam nada.

O melhor momento de usar o hidratante logo depois de sair do chuveiro pois com a pele úmida os ativos conseguem penetrar mais facilmente, ao mesmo tempo que sela a umidade da hidratação mantendo a pele por muito mais tempo sedosa.

O hidratante deve ser aplicado em movimentos suaves e circulares, e espalhado de forma a ser completamente absorvido pela pele.

Todos os tipos de pele precisam desse cuidado, bastando apenas descobrir o produto mais indicado para você conforme falamos acima.

E não é necessário gastar fortunas para obter uma boa hidratação, pois existe uma série de receitas caseiras que você mesmo pode fazer em casa.

Uma bastante conhecida é a máscara de mamão papaia com mel.

  • Para seguir a receita, basta descascar e tirar todas as sementes de um mamão papaia mais verde e bater com aproximadamente três colheres de sopa de mel aquecido.
  • Aplique no rosto e deixe agir por até 20 minutos e depois enxague.
  • Para obter melhores resultados, não deixe de espalhar na pele também um protetor solar após esse tratamento.

Hidrantes com óleos e manteigas vegetais

Dê preferência aos hidratantes com óleos e manteigas vegetais, além da ureia, que são mais potentes, já que a camada de gordura deles que garantem que essa água que ingerimos não evapore. Ou seja, água e hidratante trabalham juntos, e isso contribui para que a pele fique hidratada por mais tempo.

Evite os óleos minerais pois não possuem nenhuma propriedade de tratamento, não proporcionam nenhum tipo de benefício pra pele, agindo somente como “maquiagem”.

O hidratante não precisa ser caro, mas é essencial que você use-o diariamente, pois assim a pele mantém o manto de proteção dia e noite.

Sabonetes cremosos

Os cuidados com esse tipo de pele precisam ser constantes. O uso de sabonetes cremosos e com ativos hidratantes que atuem retendo a água é indispensável. Além disso, a loção de limpeza facial deve ser cremosa , o tônico não deve conter álcool (já que a pele seca irrita facilmente) e o hidratante diário deve ser potente e conter glicerina, uréia, ácido piroglutâmico, sorbitol, ácido lático ou ácidos hidroxialfa.

Na hora do banho

Cada vez que você tomar banho, passe o hidratante na sequência. A pele fica mais protegida e não perde tantos nutrientes. Outra dica é sempre escolher um bom óleo para passar no banho.

Ele vai ajudar a aumentar o colágeno da pele, deixando-a mais resistente e firme, além de também hidratar e dar brilho. O óleo e o hidratante fazem a combinação perfeita para a sua pele. Não terá rachaduras e nem pouco brilho!

BEPANTOL DERMA + Hidratante Corporal ?Misturinha Boa Para Pele ?

Máscara facial

É indicado usar produtos anti-idade desde cedo, pois nesse tipo de pele as rugas aparecem muito cedo. Uma dica é usar duas vezes na semana uma máscara facial, com por exemplo, o creme Nívea tradicional (da latinha azul), para potencializar mais ainda misture o bepantol derma, essa mistura garantirá hidratação profunda e prevenirá as descamações.

Beba muita água

Apostar em  muita água, porque a ingestão de líquidos é fundamental, e utilizar produtos de base mais oleosa, com ativos que sejam mais potentes e ajudem não só a hidratar, mas também a reter água na pele.

Máscara Caseira Para Hidratar a Pele

Como acordar com a pele muito hidratada

Se mesmo com todos estes cuidados você ainda notar que a pele está ressecada, procure um dermatologista. O uso de remédios contínuos pode causar esse ressecamento. Neste caso, se for diagnosticada essa causa, você poderá fazer um tratamento específico para a pele ressecada. São vitaminas e nutrientes que fortalecerão a saúde da pele, mas isso só com recomendação e acompanhamento médico.

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

como fazer esfoliação total - Esfoliação Para o Rosto ✅ Como fazer, Tipos, Receitas, Infográfico

Esfoliação Para o Rosto ✅ Como fazer, Tipos, Receitas, Infográfico

CABELO SUCO DE FRUTAS - Cabelo Suco de Frutas: Fruit Juice Hair - Tendência Verão 2019

Cabelo Suco de Frutas: Fruit Juice Hair – Tendência Verão 2019