Como Usar Manteigas Vegetais?

Eu sempre usei óleos e manteigas vegetais nos cabelos e adoro mesmo o resultado que eles proporcionam.

Já falei bastante disso, já ensinei a fazer umectações com óleos vegetais (Umectação Capilar Com Óleo de Coco), mas percebi que nunca havia ensinado como usar as manteigas vegetais, erro que será corrigido neste post!

Para quem quiser saber um pouco mais sobre umectações capilares vale conferir os posts abaixo:

Os óleos e manteigas vegetais são utilizados para reposição lipídica e atuam nutrindo profundamente os fios.

Foto: Reprodução

Quem Pode Fazer?

Podem – e devem – ser feitas semanalmente, mas quem tem cabelos cacheados, crespos ou com pontas espigadas pode passar um pouco da manteiga derretida nos fios antes de dormir diariamente, sobretudo nas pontas, desde que o cabelo seja lavado no dia seguinte.

Quem tem cabelos lisos e finos pode fazer uso das manteigas quinzenalmente, pra não pesar nos fios, já que elas são extremamente oleosas.

Explico isso direitinho quando falar dos modos de usar, tá?

Onde Encontrar?

As manteigas vegetais são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. Além disso, são bem baratas.

Como Usar?

Prometo um post com os vários tipos de manteiga e suas principais indicações, certo?

Como quase sempre as manteigas veem meio endurecidas, é preciso “derrete-las”, ou em banho-maria (quando estão mais durinhas”) ou com o secador mesmo.

Eu só derreto a quantidade exata a ser usada no dia, geralmente uma colher das de sopa, sendo que essa quantidade é o ideal para cabelos compridos e volumosos.

Se sobrar manteiga, não coloque de volta no potinho! Por isso é importante retirar a medida certa, para evitar desperdícios.

Cabelos curtos e finos precisam de uma quantidade menor, para evitar que os fios fiquem ensebados.

Ela pode ser usada junto com uma máscara de hidratação, qualquer uma, na proporção de 3 pra 1, ou seja, 3 colheres de hidratação e 1 de manteiga.

Basta lavar os fios com shampoo, retirar o excesso de umidade, aplicar a máscara e deixar agir por 20 minutos.

Outra forma de usar, é como umectação mesmo, aplicando diretamente nos fios e deixando agir durante, pelo menos, 1 hora. Eu gosto de dormir com ela nos fios e lavar no dia seguinte.

Para quem tem as pontas muito detonadas, vale passar a manteiga derretida nas pontas 1 hora antes de lavar o cabelo, ou então dormir com a manteiga nas pontas e lavar os fios no dia seguinte.

Dei essa dica lá no face (https://www.facebook.com/JuLopesPE ) e um monte de gente vem fazendo e gostando muito.

Enfim, uma opção (MUITO) barata e excelente para manter os fios disciplinados, sedosos e saudáveis!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Como Usar Manteigas Vegetais?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

18 Comments
  1. JU, depois da passar e deixar agir por uma hora, lava novamente com shampoo e passa condicionador?

    1. Kelly, depende…
      SE for misturado com a máscara hidratante, e seu cabelo não for fininho, não precisa lavar de novo, é só enxaguar.
      MAs se for a umectação mesmo, com ele puro, tem que lavar…Cabelo fino e ralo tem que lavar…
      Beijos

    1. Ai G-zuiz tá no post debaixo do tópico Onde encontrar !

  2. Oii Ju!
    Estava em duvidas sobre as manteiga vegetais agora com esta post deu pra esclarecer bem vou começar a fazer ainda mas q tenho luzes…
    Ju retoquei minha luzes agora esta semana e queria tirar uma duvida com você meu cabelo tende a amarela demais ai vi uma dica aqui no seu blog e fiz o retoque, como quero ficar mas loira puxei no cabelo usando;
    Para nuances cinza:Faça a preparação com o pó descolorante e misture 2 gostas da 12.0 com 1 gotinha da 7.1. Ficou muito com bom. Esta bem loiro so que do meio do cabelo pra baixo esta bem amarelo algumas partes do cabelo e a raiz ainda esta um loiro meio amarelado e eu não gosto, eu passei um tonalizante no dia q retoquei mas mesmo assim não deu muito resultado se fizer este banho loiro cinza :
    -1/2 bisnaga de tinta loiro-acinzentado. Escolha 1 opção de cor; cinza escuro (7.1), bege acinzentado (7.02), bege claro cinza (8.02), cinza claro (9.1)
    -2 colheres de sopa de shampoo (não use shampoo anti-resíduos)
    -1 xícara de água
    -1 colher (sopa) de ox 30 volumes
    Sera q melhora a cor do cabelo? Pois tenho a bisnaga de tinta 7.1 e tenho também o banho de brilho prata da Keraton o q vc acha q devo fazer?
    Bj! Obrigado!

  3. ju, então chego em uma casa de produto natural e peço manteiga vegetal de quê? é tipo uma barrinha de sabão é? é pq eu nunca vi por aqui por recife…

    1. Marla , vou falar de todas as manteigas amanhã, mas pode ser de cacau, murumuru, karité…
      Tem umas que parecem barrinha, tem outras que vem mais pastosas…

      1. Ju, comprei minha manteiga de karite. Lavo o cabelo com xampu e aplico? Meu cabelo é liso e fino, então depois passo xampu novamente e condicionar? Deixo a manteiga por uma hora? A manteiga veio molinha em um potinho, é pra colocar diretamento no cabelo? Bjos

  4. Cristina Sena disse:

    Garota vc existe mesmo rsrsrsrsr.

    Na Inglaterra existe o costume da frase que Deus salve a rainha,mas entre as bloqueiras loiras que Deus salve a Ju rsrsrsr.

    Beijo querida

  5. ola ju queria muito usar essa mantega nos meus cabelos mas nao consegui achar .ninguem conhece aqui na minha cidade.beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.