Depilação No Rosto: Melhores Métodos

Depilação No Rosto: Melhores Métodos
Depilação No Rosto: Melhores Métodos

Depilação no rosto – Melhores métodos

O drama de muitas mulheres resume-se no incômodo causado por pelos corporais. Eles podem atrapalhar na hora de vestir um traje de banho e podem ser visualmente desconfortáveis quando localizados em regiões superexpostas como face e braços, além de estarem diretamente relacionados à autoestima.

As opções de depilação atualmente são muitas, mas se feitas de forma incorreta, podem causar danos à pele, causar irritação e deixar marcas indesejadas. Para evitar arrependimentos e minimizar os riscos, seguem algumas dicas e explicações sobre as técnicas de depilação inteligente mais comuns do universo feminino.

Depilação no rosto com lâmina

Depilação no rosto com lâmina
Depilação no rosto com lâmina

É a forma mais rápida e prática de livrar-se dos pelos. Costuma ser a técnica preferida por ser indolor. No entanto, assim como qualquer outra opção, ela possui seus contras. O primeiro é a duração da depilação, pois os pelos voltam a crescer rapidamente, em uma média de 1 a 2 dias, já que os mesmos não são retirados pela raiz.

Além disso, ao nascerem novamente, eles adquirem aparência mais grossa e é comum mulheres relatarem coceira na pele após alguns dias. Enquanto estiver manuseando a lâmina, é necessário ter atenção dobrada para não cortar a pele. Se quiser evitar ressecamento derivado da raspagem, utilize espuma de barbear na região da depilação. Isso ajudará também no deslizamento suave da lâmina, dará melhor acabamento e ajudará a acertar cantos mais difíceis como tornozelos, por exemplo.

Depilação no rosto com linha

Depilação no rosto com linha
Depilação no rosto com linha

A depiladora utiliza um fio 100% de algodão para remover os pelos de forma temporária, segurando-o com as mãos e torcendo-o e deslizando-o sobre a pele. É uma técnica bastante precisa, porém causa certo desconforto. Como retira o pelo desde sua estrutura folicular, pessoas mais sensíveis podem sentir alguma dor.

É bastante recomendada para regiões menores, sendo muito utilizada no rosto, mais especificamente para as sobrancelhas, buço e entradas da testa. Além de não haver riscos de corte na pele, não causa reação alérgica e pouquíssima (senão nenhuma) vermelhidão devido à ausência de produtos químicos durante o procedimento, além de evitar o encravamento dos pelos. Seu efeito pode durar até 1 mês, variando de pessoa para pessoa.

Depilação no rosto com cera quente

Depilação no rosto com cera quente
Depilação no rosto com cera quente

A utilização da cera quente remove os pelos desde a raiz e, por esse motivo, pode ser bastante dolorida. Se manipulada incorretamente, a cera pode queimar a pele da usuária. No entanto, sua temperatura elevada auxilia na dilatação dos poros, tornando a remoção mais fácil e um pouco menos incômoda. É recomendada para grandes regiões como pernas, coxas e virilhas.

Algumas mulheres também a utilizam para retirar penugem no rosto, mas isso pode gerar certa vermelhidão por se tratarem de regiões mais delicadas e sensíveis. O maior contra desse procedimento é o encravamento.

Veja, como o pelo se enfraquece a cada depilação com cera quente, torna-se gradualmente mais difícil para que ele transpasse a camada da pele. Por isso é importante manter a região depilada sempre hidratada, para que não se torne seca e potencialize as chances de seus pelos encravarem. A duração do efeito varia bastante, mas tem uma média aproximada de 4 semanas.

Depilação no rosto com cera fria

Depilação no rosto com cera fria
Depilação no rosto com cera fria

É um pouco similar à depilação com cera quente, mas não conta com a alta temperatura do material para auxiliar na remoção de pelos e amenizar a dor do procedimento. Pode ser mais prática de aplicar e é fácil de encontrar em farmácias para que seja utilizada de forma caseira.

Os kits são acompanhados por tiras que lembram pedaços de papel e/ou tecido, que devem ser aplicados por cima da cera para em seguida serem puxados. Apresentam o mesmo problema de encravamento e exigem conhecimento básico de quem for utilizá-la fora de um salão especializado.

Depilação a laser

Depilação a laser
Depilação a laser

A promessa de remover os pelos permanentemente não é verdadeira. O que de fato ocorre é uma redução progressiva, que pode chegar de 80% a 90% com o passar das sessões. A luz do laser atinge a raiz do pelo, enfraquecendo-o e tornando seu crescimento mais difícil e lento.

Uma vez que seu efeito é progressivo, é recomendável uma análise da pele para que se estabeleça o número ideal de sessões para o fechamento de um pacote, apesar de ser um método recomendável para todos os tipos de pele. Lembre-se que pelos brancos e muito claros podem não apresentar reação ao tratamento com laser devido à ausência de pigmentação, baixando a eficácia do método.

Fotodepilação

Fotodepilação
Fotodepilação

Costuma ser confundida com a depilação a laser, mas os procedimentos são diferentes. A fotodepilação utiliza luz difusa de baixa intensidade para atingir o pelo em sua raiz. Por isso costuma-se pedir a raspagem da região antes da sessão, assim a luz pode alcançar essa estrutura de forma mais eficaz.

Pode apresentar necessidade mais recorrente de manutenção, pois sua capacidade de destruir as células germinativas do pelo é inferior a do laser.

Mais sobre fotodepilação:

Depilação No Rosto: Melhores Métodos
5 (100%) 20 Votos

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.