Pepino emagrece sim e acaba com as olheiras
O pepino emagrece sim! É altamente hidratante, possui um grande percentual de água, é diurético e rico em fibras. Resultado: ele ajuda no emagrecimento.
De acordo com a nutricionista Vanessa Potella, do Rio de Janeiro, estes aspectos auxiliam na perda de peso e por isso pode ser usado sem contra indicações.
“Se misturado num suco com o limão, por exemplo, você terá uma bebida altamente poderosa, já que a fruta além da vitamina C que é excelente antioxidante e fortalecedora do sistema de defesa, tem ação nas enzimas do fígado”, explica a profissional.
Sua ação faz com que estas enzimas hepáticas funcionem melhor favorecendo eliminação de toxinas do organismo e aceleração do metabolismo, daí ser muito utilizado para emagrecimento.
O único cuidado seria em relação às pessoas com desconfortos gástricos, como gastrites e úlceras. No caso de aumentar a dor não é interessante o uso.
Multi Benefícios
Voltando aos benefícios do pepino, é importante ressaltar que ele é recomendado para tratar a pele: por conter ácido ascórbico e ácido caféico, o pepino consegue eliminar a retenção de líquido e, assim, acaba com o inchaço, melhora o aspecto de queimaduras e até a aparência de olheiras.
Neste último caso, ele pode ser colocado em cima dos olhos por cerca de 20 minutos.
TPM
Durante o período da TPM, o pepino é indicado para desinchar o corpo, já que possui muita água na composição e serve como um diurético leve.
Outra propriedade importante que ele tem, segundo a nutricionista, é o alto teor de fibra alimentar. “Ele ajuda no funcionamento do intestino e pode ser usado em saladas, sanduíches e até servido como lanche da tarde. Além de ser diurético e fonte de fibras, ele tem vitamina C, silício, magnésio e silício”, afirma.
Dietas com Pepino
Quaisquer alimentos tidos como diuréticos, como o pepino, podem ser utilizados em dietas de emagrecimento. É muito interessante o uso dos suchás, que são sucos de frutas associados a chás.
Um exemplo é o chá de hisbisco com abacaxi, basta bater estes dois ingredientes e utilizar durante o dia. “Chá de cavalinha com abacaxi e salsa, outro exemplo. Estes chás são bem diuréticos e desintoxicantes. Das frutas podemos destacar o abacaxi, melancia, principalmente. E a salsa também é ótima neste aspecto”, explica a nutricionista.
Algumas receitas de suchás para você fazer em casa:
Antes de tudo, é sempre interessante que chás sejam adoçados com pouco mel e não com açúcar ou adoçante para que suas propriedades não sejam influenciadas. Você pode consumi-los durante o dia, até um litro da bebida, sempre entre as refeições. Ah, e só basta bater os ingredientes no liquidificador.
SUCHA DE COUVE E HIBISCO
- 1 colher de sobremesa de hibisco seco
- 1 folha de couve
- 1 cenoura
- 1 colher de chá de levedo de cerveja
- Suco de 1 laranja
- Água a gosto
SUCHÁ DE ABACAXI E CAVALINHA
- 1 colher de sobremesa de cavalinha seca
- 1 fatia de abacaxi
- 4 folhas de hortelã
- 1 folha de alface
- Água a gosto
SUCHÁ DE MARACUJÁ E CAMOMILA
- 1 colher de chá de camomila seca
- 1 polpa de 1 maracujá
- Água a gosto