Alongamento de cabelo: o guia completo

Alongamento cabelo

Alongamento de cabelo: o guia completo

Alongamento de cabelo

Nada melhor do que mudar de visual, não é mesmo? Se você está com os cabelos curtíssimos ou médios, ou até mesmo maiores, mas o desejo são fios muito longos e também volumosos, o melhor a fazer é investir em alongamento. Atualmente, são vários os métodos que garantem ótimos resultados, com a promessa de não só te deixar ainda mais bonita com uma cabeleira uniforme e bem-cuidada, que resultará em muitos elogios no dia a dia. E isso tudo com um resultado muito natural. Mas, lógico, como qualquer técnica é preciso ter muito cuidado. Preferido de dez entre dez famosas, o alongamento ou megahair tem de ser realizado por um profissional altamente especializado, e cada pessoa que fizer a extensão tem de ter em mente que é preciso uma manutenção periódica que pode variar entre 2 a 4 meses e também tomar alguns cuidados específicos para que os fios fiquem perfeitos.

Se todos os cuidados não forem tomados, o perigo é um estrago tremendo nos fios, que podem perder força e volume. Portanto, pensou em um megahair? Então, primeiro cuide do fortalecimento dos fios com muita hidratação e, caso seja necessário, também nutrição e reconstrução. Essas são as garantias de que seus fios estarão saudáveis e prontos para o procedimento. Pular essa parte pode resultar, também, em queda dos fios ou até mesmo em uma alopecia cicatricial, que significa uma perda de cabelos que é irreversível. E isso, definitivamente, é o que você não quer, não é mesmo?

Tipos de alongamentos

Como dissemos anteriormente, são vários os tipos de procedimentos. Há aqueles para quem deseja um megahair que vai durar alguns meses e também aquelas extensões que são feitas para serem utilizadas no dia a dia e podem ser retirados sem qualquer problema. Vamos, primeiro, aos que exigem um profissional qualificado para que seus fios fiquem com uma aparência maravilhosa.

megahair queratina

Alongamento com queratina

Alongamento com queratina

Esse é o alongamento mais popular nos principais salões de beleza do país porque além de ser mais simples, também é considerado o mais natural. Tudo porque ele é feito por pequenas mechas, coladas com queratina, que são aplicadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Se ela quer um cabelão mais volumoso e longo, poderá aplicar várias mechas, assim como menos fios, caso o efeito desejado seja apenas um leve aumento da extensão dos cabelos. Os tufos de cabelos têm, geralmente, um centímetro de largura e são feitos nesse formato para não pesarem no fio e não ocorrer o tracionamento, que poderia levar à queda. A princípio, qualquer tipo de cabelo, e isso inclui os alisados, relaxados, coloridos, pode receber esse megahair, mas como dissemos anteriormente, o fator primordial é que estejam saudáveis, para que a técnica não estrague os fios.

Se você está pensando em utilizar essa técnica, converse antes com o seu cabeleireiro, peça para ele indicar outras clientes que utilizaram o procedimento e também para que ele faça uma análise profunda do seu fio. E, se tudo estiver ok, é preciso paciência no dia do alongamento, já que, dependendo da quantidade de fios, você poderá ficar até quatro horas na cadeira do salão.

E, a cada três meses, é preciso voltar ao profissional para fazer a manutenção, que consiste em descolar todos os tufos do megahair e fazer o mesmo procedimento para adequação dos fios que já cresceram. O melhor é que não há restrições do uso de chapinha ou secador.

Alongamento de adesivamento

Essa é uma técnica especial porque é feita especialmente para mulheres que desejam fios mais longos, mas ainda estão inseguras sobre o alongamento. O megahair adesivado pode ser utilizado também por qualquer pessoa e, como o próprio nome indica, os fios ficam presos em lâminas adesivas que são colocadas nos fios permitindo um aspecto bem natural. Uma das maiores vantagens do método é sair do salão com o visual completamente novo em poucos minutos, no máximo 30 minutos.

Alongamento de Micro link

Outra técnica ótima para quem não deseja qualquer tipo de química ou cola nos cabelos, a micro link utiliza o seguinte método – tufos de cabelos artificiais são presos aos fios naturais através de anéis metálicos. Esse método torna a colocação e retirada dos fios muito mais fácil. Geralmente, a manutenção é feita após o quarto mês. A única restrição são os cabelos extremamente lisos, que podem não ficar presos aos anéis metálicos.

Alongamento de Tela Costurada

Essa é uma extensão ideal para aquelas meninas que têm fios curtíssimos e estão cansadas desse visual. Como o próprio nome indica, os fios do alongamento são rearranjados com os fios naturais através de uma tela, que é imperceptível e fica bem rente ao couro cabeludo. O único porém desse procedimento é que ele dura pouco tempo e a manutenção precisa ser feita num tempo máximo de 1 mês e meio a dois meses. Os cuidados também têm de ser redobrados. A técnica pode gerar fungos e consequente queda dos cabelos ou enfraquecimento.

Mega-hair de Tic Tac

Essa é a técnica mais utilizada para quem quer apenas um visual diferenciado em momentos especiais como comemorações e festas ou até mesmo no dia a dia. Essa extensão pode ser comprada nos salões ou espaços específicos e o melhor é que a colocação não leva mais do que alguns poucos minutos. Mas é preciso ter alguns cuidados. Em primeiro lugar é sempre bom conferir o estado do tic tac, para que os cabelos fiquem lindos e se ajustem perfeitamente bem aos seus fios. Sempre se lembre de colocar seu aplique bem rente ao couro cabeludo, para camuflar ao máximo todas as imperfeições que possam surgir. O tic tac também é ótimo para fazer coques volumosos ou tranças mais sofisticadas. E, para quem deseja dar um up, vale também comprar apliques com cores diferentes que sempre resultam em visual mais moderno.

Náilon

Outra técnica que promete não estragar os fios, o alongamento, feito de fios naturais, é costurado com um fio de náilon, que é ajustável em qualquer formato de cabeça. A extensão pode ser colocada em casa em poucos minutos e a manutenção é fácil com lavagem em água fria e com shampoo e condicionador próprios para o seu tipo de cabelo.

Nó italiano

Um lástex, elástico mais resistente, é o responsável pelo amarramento das mechas à raiz dos cabelos. É indicada para todos os tipos de cabelos, mas deve-se ficar atenta porque pode causar desde quebras até o frizz e também mofo nos cabelos.

Cuidados com o seu alongamento

É preciso observar muito bem o tempo indicado para a manutenção. É ela quem irá garantir que seus cabelos ficarão perfeitos e com aspecto de bem cuidados. Nada pior do que um megahair todo desgrenhado, em que alguns fios já começaram a se descolar. Aqui, as melhores dicas para que você possa não só ter seu alongamento por muito tempo, com o visual que sempre sonhou.

Lavagem

Esse é um dos principais cuidados que você terá de ter com o seu alongamento. A extensão pode gerar um pouco mais de oleosidade nos fios, por isso, compre um bom shampoo específico para lavar delicadamente o seu couro cabeludo, evitando não só a temível descamação, como também irritações, coceiras ou até mesmo inflamações, que podem resultar no enfraquecimento dos seus fios.

Altas temperaturas

Se o seu alongamento é colado com queratina, muito cuidado com prancha ou secador. Tudo porque não é incomum esses aparelhos atingirem altíssimas temperaturas e o resultado pode ser o derretimento da cola e desprendimento do megahair. É sempre bom respeitar uma distância de pelo menos 20 cm entre o equipamento e o couro cabeludo. Se for usar prancha, prefira uma temperatura de menos de 200 graus. Sempre abaixo da cola do megahair.

chapinha no alongamento

Alongamento x chapinha

Como HIDRATAR o cabelo com alongamento

Não é porque você fez um alongamento que vai descuidar da hidratação dos fios, não é? Pelo contrário, esse é o momento de fazer mais tratamentos para que seus fios fiquem maleáveis e com aspecto homogêneo. Nossa indicação é que você faça, pelo menos uma vez por semana, uma boa hidratação com produtos específicos para os seus fios.

Como pentear o mega-hair

É preciso bastante cuidado no momento de pentear o seu alongamento. Evite embaraços. Se lavou, cuide de fazer um bom condicionamento. No momento de fazer a lavagem, nada de massagear o couro cabeludo. Passe os dedos suavemente e deixe que a espuma desça por toda a extensão dos fios. Utilize um pente de dentes largos e tenha muita calma para não quebrar os fios e nem danificar o seu alongamento.

Hora do sono

Há momentos tentadores em que pelo cansaço ou até mesmo preguiça de secar os fios, nosso primeiro pensamento é dormir com a cabeleira molhada. Mas, quando se faz um megahair isso é praticamente proibido. Tudo porque cabelos molhados por muito tempo são ótimos depósitos para fungos e caspas. O resultado é que além da quebra dos seus cabelos, pode haver um enfraquecimento, além da perda de brilho.

Textura dos fios

Sempre que possível, faça um alongamento que tenha a mesma textura dos seus fios. Não adianta ter o cabelo mais liso e desejar um cabelo cacheado, ou vice-versa, ter um cabelo crespo e apostar num megahair liso. Com o crescimento da raiz, a textura original dos seus cabelos aparecerá e o resultado pode ser um visual estranho. Converse com o seu cabeleireiro e peça dicas de diferentes tufos e suas texturas. Escolha a que mais se parecer com os seus cabelos.

Manutenção

Se você já fez o seu alongamento e já está no momento de manutenção dos fios, é preciso ir com um tempo extra ao salão. O alongamento com queratina, por exemplo, demora entre a retirada e a recolocação mais de três horas. Isso porque a cola é retirada com um produto específico, um removedor, e se houver falhas, esse processo pode ressecar e enfraquecer os fios.

Fique de olho

Se o seu couro cabeludo começar a coçar em demasia ou você sentir ardência ou perda excessiva dos fios, não tenha dúvidas, volte ao seu cabelereiro. Peça para ele avaliar, cuidadosamente, se o megahair não está pesando demais os seus fios naturais, fazendo com que eles arrebentem. Lembre-se sempre de que sua atenção terá de ser redobrada. E se a indicação for para a retirada do alongamento, não tenha dúvidas e faça o que o especialista indicar. Mais vale ficar sem a extensão, do que perder os seus fios naturais.

Praia e piscina

Não precisa se preocupar, é possível frequentar esses lugares e aproveitar o melhor do sol. Porém, evite deixar os cabelos soltos e prenda-os em um rabo de cavalo para evitar embaraços e também que seu couro cabeludo sue em demasia, podendo provocar fungos.

Preços dos alongamentos

Sempre tenha em mente que dependendo do alongamento solicitado, você vai pagar um preço bem mais caro. Quanto mais tempo durar, mais estará no topo do preço, já que paga-se há não só o produto em si, que deve ser natural, como também a mão de obra do especialista. Aqui, separamos alguns dos preços praticados atualmente no mercado.

O alongamento com queratina é um dos mais caros praticados atualmente. Há salões que cobram, em média, R$ 3.000 pelo serviço. Como você precisará de garantias, não se esqueça de procurar o melhor profissional para que a sua extensão possa durar um bom tempo.

Já o adesivamento é uma técnica com menor custo, e chega a custar, em média, cerca de R$ 1.500. As presilhas temporárias ou tic tac podem custar, em média, R$ 500, dependendo da qualidade do produto.

O megahair com fio de náilon e cabelos 100% naturais custa, em média, R$ 700, enquanto o alongamento com nó italiano fica em torno de R$ 500 com os cabelos já incluídos.

É sempre bom se lembrar que além desses preços é preciso também pensar no gasto com a manutenção, que serão de três ou quatro, dependendo da técnica. O valor pode variar do mesmo custo do alongamento ou ficar entre 20% a 50% dependendo do profissional. Converse com o especialista e já saiba quais serão os preços da manutenção, assim como os melhores produtos para cuidar bem dos seus cabelos durante o período que estiverem com extensões para que fiquem sempre lindos!

Alongamento de cabelo: o guia completo
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kika @blogdakikaa

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico à vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakikaa E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br
Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote 😉
Compartilhe com suas amigas.
Beijos no coração.

Minha Página
Saiba Mais

Kika Beauty - kika@patricinhaesperta.com.br / contato@patricinhaesperta.com.br

Instagram: @blogdakikaa

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Uma resposta para “Alongamento de cabelo: o guia completo”

  1. patricia disse:

    Sou louca pra alonga meu cabelo,mas tenho medo pq quebra d mais,gostaria de fazer uma avaliação segura onde encontrar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.