Como não cortar o cabelo?

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Como não cortar o cabelo comprido?

não cortar o cabelo?

Como não cortar o cabelo?

Quando queremos deixar o cabelo crescer bastante ficamos sempre na dúvida em relação a corte, e principalmente em relação a evitar passar a tesoura nos fios. Se o objetivo é manter o cabelo comprido, como não cortar o cabelo pode ser sua principal dúvida.

Cabelos compridos são lindos, mas devem ser muito bem cuidados, uma vez que com os fios cada vez mais longos, eles ficam mais propícios a ficarem quebradiços e com pontas duplas, e para evitar o corte das pontas que é essencial, mas pode ser um empecilho para aquelas que querem deixar o cabelo bem longo, é preciso abusar das hidratações e de cuidados diários com os fios.

Para não cortar o cabelo comprido, invista em boas máscaras de hidratação que devem ser feitas ao menos uma vez por semana em casa e ao menos uma vez por mês no salão.

É preciso sempre cuidar muito bem da raiz, deixando os fios sempre saudáveis começando de sua parte interna para sua parte externa, com cuidados para que a raiz não fique ressecada ou oleosa, e para que os fios estejam sempre bem nutridos, então é uma boa ideia por exemplo, alternar entre uma máscara de hidratação e uma máscara de nutrição para manter os fios em equilíbrio.

Pode parecer que não, mas fatores externos podem também determinar a saúde do seu cabelo, onde a alimentação, por exemplo, é muito importante e quem quer deixar os cabelos compridos e saudáveis deve escolher uma dieta um pouco mais balanceada, com frutas e verduras. A exposição dos fios ao sol também é muito importante e deve ser regulada, se você costuma passar o dia todo no sol, aposte em um protetor solar capilar.

Se você adora uma praia, o cuidado é ainda maior, uma vez que o sol e o sal ou o cloro da piscina deixam os fios desbotados e desidratados por causa da alta perda de proteínas capilares e de água, onde além do protetor solar, é preciso fazer uma hidratação rápida logo após o dia de verão.

Se você faz muito uso do secador de cabelo e da chapinha isso pode impedir que seu cabelo cresça bonito e saudável, uma vez que as altas temperaturas queimam e quebram os fios, aumentando as pontas duplas, e aí não tem jeito, o seu cabelo precisará ao menos de um cortezinho nas pontas.

Para prevenir isso, utilize menos o secador e a chapinha se possível, e caso você realmente precise deles, utilize um protetor térmico sempre antes de expor o cabelo a altas temperaturas, utilize a chapinha em uma temperatura média e o secador a uma distância de 20 centímetros dos fios.

Outros cuidados diários importantes para evitar o corte quando o cabelo está comprido é utilizar shampoos e condicionadores especializados no seu tipo de fio, não tomar banhos muito quentes, não prender os cabelos muito firmes para não quebrá-los, lavar os cabelos sempre massageando o couro cabeludo para melhorar a circulação e não esquecer da hidratação dos fios, ficando sempre de olho em suas pontas duplas.

Caso o cabelo esteja com muitas pontas duplas, e seja realmente preciso cortá-lo, converse com seu cabeleireiro para que ele tire apenas as pontinhas ou se vocês podem apostar em cortes que não tiram o comprimento, o que já pode ajudar bastante.

No caso de cabelos que possuem química, fique ligada em tratamentos como a cauterização, que traz uma melhor reconstrução aos fios, mas que deve ser feita com cuidado, para que eles não fiquem ressecados.

Como não cortar o cabelo cacheado?

não cortar o cabelo

Como não cortar o cabelo

Quando temos os fios lisos podemos cortá-lo de qualquer maneira, desde que estejamos satisfeitas com o corte e que ele combine conosco. A estrutura do fio liso é muito mais fácil de ser trabalhada e por isso o corte no cabelo cacheado requer muito mais atenção e cortes específicos.

Para que os cachos permaneçam bem definidos e com o volume certo, o corte escolhido deve ser muito preciso, dando melhor movimento aos fios, com os cachos contando com um peso correto para que se conectem da melhor maneira.

Os cabelos cacheados nunca devem ser cortados com a tesoura em uma posição diferente da vertical. Se o seu cabeleireiro corta seus cachos na horizontal, ele está errando e você está perdendo o caimento dos cachos, e ganhando pontas duplas.

Outro cuidado na hora do corte é que em cabelos cacheados, o cabelo nunca deve estar molhado na hora de cortar. Isso parece incomum pra você? Pois bem, essa é a melhor maneira de cortar os cachos, onde o profissional poderá trabalhar o corte cacho a cacho, tendo a certeza de um bom resultado final e dando um bom caimento aos fios de maneira geral. Cortar os fios cacheados com eles molhados é a melhor maneira de não cortar o cabelo, então fique ligada nisso e converse com o profissional sobre os seus cachos.

Outras maneiras de não cortar o cabelo cacheado são aqueles cortes que os deixam muito volumosos ou com muito pouco volume. Se isso aconteceu com os seus cachos, o corte foi feito de maneira errada.

Em cabelos cacheados é necessário que os fios sejam cortados irregularmente, e nunca retos, onde o repicado trará movimento e um bom volume para os fios, deixando-os equilibrados.

Agora que você já sabe como não cortar o cabelo cacheado em relação aos cortes utilizados, você pode estar se perguntando, e ficar sem cortar? Posso não cortar meu cabelo durante um longo período? O que é preciso para deixar os cachos fortes e bonitos sem cortá-los?

No caso de não cortar o cabelo cacheado, você deverá apostar em hidratações e nutrições semanais, que podem ser feitas em casa, mas com o cuidado de sempre escolher máscaras voltadas para o fio cacheado e que sejam ótimas com a estrutura do seu fio.

O uso de finalizadores também é essencial para manter os cabelos bonitos e saudáveis, mas você sempre deve escolher aqueles que não apenas deixam os cachos no lugar, mas aqueles que agem hidratando os fios, controlando o volume e o frizz, etc.

Cuide muito bem da prevenção de suas pontas duplas através de hidratações e caso você perceba que ainda assim elas estão aparecendo, você pode conversar com seu cabeleireiro sobre cortes que não tiram o comprimento, e ele pode realizar um ótimo trabalho para você em cortes irregulares retirando apenas as pontinhas problemáticas. Dessa maneira, você consegue deixar seu cabelo crescer de forma saudável.

Como não cortar o cabelo que está crescendo?

Na hora de deixar o cabelo crescer, muitos cuidados devem ser tomados para que o corte seja evitado, e isso serve para todos os tipos de fio. Para evitar a tesoura a todo custo as hidratações e reposição de nutrientes são essenciais, e isso porque elas evitam que os fios fiquem ressecados, e por fim, evitando o aparecimento do que é mais temido quando estamos tentando deixar o cabelo crescer: as pontas duplas.

arrow

Quanto os fios fecham cheios de pontas duplas, isso quer dizer que o cabelo não está saudável, e o que resolve de vez o problema é ao menos um corte nas pontas. Como estamos tentando evitar o corte, além dos tratamentos de hidratação e reposição que servem para prevenir esse quadro, é recomendado ainda utilizar os reparadores de ponta que podem ajudar bastante.

Para o cuidado além das pontas, ou seja, dos fios por completo é importante apostar no nascimento dos fios, e para que eles já cresçam saudáveis, é importante que você invista em uma boa alimentação, com muitos nutrientes e em produtos ricos em aminoácidos, como os repositores de água para o couro cabeludo, fazendo com que o fio nasça bastante hidratado.

Limpar os fios e o couro cabeludo também é essencial para mantê-los saudáveis, então além de fazer hidratações e aplicar os produtos certos para o seu cabelo, é necessário não deixá-los encharcados de produtos, ou com resíduos de tinta para o cabelo, resíduos de outras químicas, ou simplesmente sujos. Nesse sentido, aposte em shampoos suaves para a limpeza dos fios dia sim dia não.

Já os shampoos antiresíduos devem ser usados sempre antes das reconstruções capilares para garantir maior absorção na hora da aplicação. Com essa maior absorção, os fios conseguirão ter suas fibras capilares restauradas, e assim ficarão muito mais bonitos e saudáveis.

Continuando com o tratamento diário para evitar o corte, utilizar um finalizador voltado para os seus fios é também essencial. Sendo assim, aposte em um bom cronograma para manter a saúde do seu cabelo enquanto ele cresce, evitando o corte. Nesse cronograma, inclua hidratações intercaladas com reconstruções capilares e reposição de nutrientes, combinando tudo isso com os cuidados diários aqui citados.

Como não cortar as pontas?

Muitas pessoas pensam que ao cortar o cabelo frequentemente elas deixarão os fios mais fortes para maior crescimento, mas isso não acontece. O que acontece quando cortamos as pontas do cabelo é que normalmente o fazemos porque os fios estão com pontas duplas, e essas sim são prejudiciais, e ao eliminá-las, conseguimos deixar o cabelo mais saudável, embaraçando menos e, portanto, evitando a quebra dos fios saudáveis e ajudando o cabelo a crescer, mas esse corte das pontas não necessariamente faz o cabelo crescer mais rápido.

Em média, os fios crescem 1 centímetro por mês, variando para mais ou menos, dependendo da estrutura do seu cabelo. Quando estamos querendo deixar o cabelo crescer, se cortamos as pontas todo mês, ele provavelmente não conseguirá crescer. O que podemos fazer para evitar o corte das pontas é cuidar muito bem dos fios, evitando as pontas duplas.

Paralelo a isso, devemos nos preocupar com a raiz e não com as pontas, uma vez que o que determina o crescimento dos fios é o bulbo da fibra capilar, sendo assim, fazer tratamentos que cuidem do couro cabeludo e que sejam bons para o crescimento dos fios vale muito mais do que apenas aparar as pontas achando que assim o cabelo irá crescer mais rápido. Aposte na cauterização e queratinização para repor os nutrientes do cabelo!

Além desses cuidados, não se esqueça dos cuidados diários com os fios e principalmente com as pontas, para evitar o corte. Utilize produtos para hidratar o cabelo, faça uso de máscaras, invista em produtos que sejam capazes de repor a água dos fios e que hidrate o couro e aposte também em uma alimentação balanceada, fazendo com que os fios já nasçam saudáveis.

Quanto tempo posso ficar sem cortar o cabelo?

Não existe um tempo certo para ficar sem cortar o cabelo. Você pode conseguir ficar anos sem contar o cabelo para que eles chegam ao comprimento que você deseja, desde que você cuide muito bem dos fios e deixe o cabelo muito saudável.

Como os fios crescem cerca de 1 centímetro por mês, você pode esperar sete ou oito meses para cortá-lo, por exemplo, e aí tirar apenas um centímetro das pontas, para tirar de vez as pontas duplas que por ventura aparecerem. Dessa maneira você poderá ficar sempre com um saldo positivo no crescimento dos fios e com o cabelo renovado após alguns meses, ajudando-o a ficar ainda mais saudável com o corte das pontas duplas.

Para quem deseja apenas manter o cabelo do mesmo tamanho, o ideal é cortar as pontas uma vez a cada quatro meses.

Lembre-se que para ficar bastante tempo sem cortar o cabelo você precisará investir bastante na hidratação dos fios!

Consequência da falta de corte de cabelo

A falta de corte no cabelo aliada ao excesso de químicas e as altas temperaturas do secador e da chapinha podem trazer diversos malefícios aos fios, principalmente as pontas do cabelo, e por isso as pontas duplas aparecem tão facilmente quando não há o cuidado necessário. As pontas sempre sofrem mais intensamente com as químicas, havendo fragmentação da cutícula.

Sendo assim, nesses casos de cabelos com muita química, o corte das pontas pode se tornar necessário mais rapidamente.

Como cortar o cabelo sem tirar o comprimento?

Deixar o cabelo crescer pode ser um longo processo para muitas mulheres, uma vez que cada fio tem sua própria estrutura e pode crescer mais rápido ou mais devagar. Na hora de ir ao salão, as vezes é difícil esclarecer para o cabeleireiro que você quer que ele corte só as pontinhas mesmo, porém, já existem cortes que são capazes de dar uma renovada nos fios e tirar as pontas duplas sem tirar o comprimento.

Corte em camadas: Um dos mais famosos para aquelas que querem cortar mas que não querem tirar o comprimento do cabelo de jeito nenhum, o corte em camadas acontece como uma limpeza das pontas, tirando bem pouco de cada uma delas, o suficiente para as pontas duplas, e tudo isso é feito em camadas, permitindo que o cabelo fique do mesmo tamanho. As opções são muitas em relação ao corte em camadas e podem promover até mesmo um novo visual. Outra boa notícia é que o corte em camadas pode ser feito em qualquer tipo de cabelo.

Corte bordado: A técnica do corte bordado tem chamado muito a atenção ultimamente porque ela realmente corta as pontas duplas sem tirar nada do comprimento do cabelo. Esse corte acontece com uma máquina especial onde o corte é feito ao longo dos fios, tirando apenas as pontas duplas. Ao final, utiliza-se uma tesoura para selar as cutículas.

Manter os cabelos longos e fazer de tudo para não cortá-los pode ser difícil, pode dar trabalho, mas com dedicação e cuidado é possível deixa-lo crescer saudável e bonito.

 

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO