in

Porque O Cabelo Loiro Chumba?

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.
Como Escolher o Shampoo Certo 38 - Porque O Cabelo Loiro Chumba?
Porque o cabelo loiro chumba

Porque O Cabelo Loiro Chumba?

Olá, eu sou Renata Goulart, cabeleireira, colorista, educadora na formação de profissionais em colorimetria e o assunto que eu escolhi para falar com vocês hoje está relacionado ao cabelo loiro.

Por que o cabelo loiro que você faz para sua cliente geralmente fica com aquele aspecto chumbado?

A primeira coisa que você tem que entender é o que vem a ser um cabelo com essa nuance chumbada. É um termo que nós coloristas normalmente utilizamos para determinar quando uma nuance que está em um cabelo louro com o resultado de cor acinzentado demasiadamente

Então, cabelo chumbado nada mais é do que um cabelo louro que era para estar luminoso com uma cor mais clara aberta e ela está se apresentando em demasia em cinza com uma leve nuances esverdeadas. É daí que vem o nome de chumbado porque nós enxergamos esse fio de cabelo exatamente da cor do chumbo, uma cor bem escura, grafitada.

Como Escolher o Shampoo Certo 36 - Porque O Cabelo Loiro Chumba?
Porque O Cabelo Loiro Chumba

Esse é um dos grandes problemas para um colorista porque quando o profissional tenta entregar um resultado de cor para cliente em que ele tem um cabelo louro normalmente ao tentar realizar um resultado de cor para entregar a ela uma nuance platinada, sempre acontece com certa frequência o chumbado no cabelo.

E por que razão ele vai chumbar?

A maior parte dos erros que o colorista comete ao executar um procedimento de cor fazendo com que esse fio se torne platinado está relacionado à nuance de reflexo escolhida.

Para fazer com que um fio de cabelo se torne platinado ou acinzentado a nuance é a azul, porque ela representa a emissão de reflexo acinzentado perfeito. Ao tentar dar uma matizada acinzentada para um cabelo que é louro, automaticamente o colorista vai cometer um erro e entregar um resultado de cor não desejado para cliente que é uma cor chumbada, demasiadamente azul, acinzentada ou ainda esverdeado.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Isso acontece porque os coloristas depositam a nuance de reflexo acinzentada em um fundo de clareamento muito amarelo e esquecem que o resultado de cor é igual a nuance aplicada mais o que o fundo de clareamento encontrado obtido.

O principal para que você consiga entregar uma nuance de reflexo desejada para sua cliente que seja numa tonalidade de louro luminoso é essencial que você tenha o verdadeiro domínio e saiba identificar o fundo de clareamento.

Ao realizarmos procedimentos químicos em clientes que desejam ter um altura de tom de louro que vai da altura dos seis porque exatamente o fundo de clareamento que você encontra no seis que é um alaranjado.

Neste caso, você vai obter uma cor neutra e não vai ser uma nuance de reflexo chumbada.

O principal é saber o que identificar qual é o fundo de clareamento ideal para que você possa obter uma tonalidade de louro que não venha a se apresentar de forma chumbada lá no resultado final. A altura do oito é perigosa porque existe uma concentração maior de pigmento residual amarelo, ou seja, significa que se eu deixar com uma concentração menor de amarelo no louro eu vou conseguir obter um resultado de louro acinzentado platinado e a minha cliente vai ficar feliz.

Quanto maior a concentração de pigmento residual amarelo, mais difícil vai ser para você entregar uma nuance de reflexo ou uma matização que seja acinzentada para sua cliente de maneira que não venha o que a se apresentar chumbado acinzentado em demasia.

Como Escolher o Shampoo Certo1 11 - Porque O Cabelo Loiro Chumba?
Porque O Cabelo Loiro Chumba

Se eu deixar o cabelo da minha cliente mais claro, na altura de um 10 significa que eu tenho menor quantidade de concentração de pigmento residual amarelo, então eu vou poder aplicar uma nuance acinzentada nesse cabelo e ele não vai esverdear. Isso significa que, conforme a quantidade de acinzentado que eu deposito sobre esse fundo de clareamento na altura do 10, eu ainda vou entregar para minha cliente uma sensação ótica esverdeada chumbada.

Como Escolher o Shampoo Certo1 12 - Porque O Cabelo Loiro Chumba?
porque o cabelo loiro chumba

A cor que neutraliza esse amarelo é a violeta, então se aplicar uma nuance violeta, eu vou ter um resultado de neutro. Quanto mais roxo eu coloco, mais neutro fica.

Para que eu tenha um resultado de cor platinado acinzentado, significa que para eu ter um resultado de cor acinzentada na altura do 8, eu tenho que chegar no clareamento amarelo e após eu vou aplicar uma nuance de reflexo preta sobre esse amarelo claro, obtendo uma cor neutra.

Quanto menos amarelo eu tiver, significa que eu vou ter que clarear mais esse cabelo para chegar e ter condições de entregar para a cliente uma nuance de reflexo da forma que ela deseja.

Como Escolher o Shampoo Certo 37 - Porque O Cabelo Loiro Chumba?
Porque O Cabelo Loiro Chumba

Para eu fazer essa neutralização, eu preciso da mistura de três cores:

Violeta, acinzentado, que é o azul para realizar a matização. Esse azul vem para reforçar o violeta, sendo necessário utilizá-lo numa menor proporção para que a minha cliente não enxergue um cabelo acinzentado em demasia ou em excesso, dando aquela sensação ótica de cabelo chumbado.

Os cuidados são sempre os mesmos quando você vai realizar procedimentos químicos em cabelos em que o fundo de clareamento é amarelo. Você precisa levar em conta que, toda vez que você trabalha com esse tipo de fundo de clareamento deposite apenas um pigmento, ou seja, um corante acinzentado.

Agora vou mostrar para você duas tonalidades de azul. Tem um azul mais claro que representa a emissão de reflexo do acinzentado. Um corante artificial azul representa a emissão de reflexo acinzentado sobre um fundo de clareamento que ainda tinha um pigmento residual amarelo.

Porque quanto mais claro o cabelo está, menos amarelo tem, porém maior o desgaste da fibra capilar e não é esse o desejo da cliente.

De que adianta você entregar um cabelo branco com ausência total de amarelo na fibra capilar e o cabelo vai estar sem vida, maleabilidade?

Precisa de ser reconstruído.

Se você tem realmente domínio dessa situação toda que eu falei, do fundo de clareamento ideal para se realizar um louro e neutralização desse fundo de clareamento amarelo desse pigmento residual amarelo, é importante saber equilibrar nuances de reflexo, sendo que uma que vai neutralizar e a outra que vai matizar.

É essencial que você se lembre que quem neutraliza precisa ter maior poder de cor então ele sempre vai vir como reflexo primário e quem matiza vem como reflexo secundário nessa situação especificamente.

Espero que tenha sido esclarecedor, se vocês ainda tiverem alguma dúvida algumas dúvidas, pode deixar no comentário que depois eu procuro responder vocês.

O meu objetivo é ajudar até você conseguir fazer esse marsala bonito e perfeito, tá bom?

Então, um grande abraço para vocês. Sigam o Beleza Na Íntegra e curtam bastante as nossas dicas. Muito obrigada e até a próxima!

Instagram: @renatagoulart.hair e @belezanaintegra


Veja mais artigos de Renata:

Escrito por Renata Goulart

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo1 10 - Neutralização Do Laranja: Como Fazer da Forma Correta

Neutralização Do Laranja: Como Fazer da Forma Correta

Como Escolher o Shampoo Certo 41 - Como Corrigir Manchas Nas Mechas, Luzes e Balaiagem

Como Corrigir Manchas Nas Mechas, Luzes e Balaiagem