in

Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.
Como Escolher o Shampoo Certo 22 - Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?
Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo

Qual cor é mais fácil de remover do cabelo: Preto ou Vermelho?

Sejam bem-vindos a mais uma live na nossa maratona da colorimetria de sucesso. O assunto que eu escolhi para falar hoje é um pouquinho polêmico. Para quem ainda não está acompanhando, eu sou Renata Goulart, colorista e educadora. Ensino as pessoas que têm interesse de aprender sobre colorimetria assim como você que está aí do outro lado me acompanhando agora. Nessas lives dessa maratona da colorimetria de sucesso meu maior objetivo é levar até você um conhecimento que vai ampliar sua habilidade durante os procedimentos que você realiza na sua prática e do dia a dia do salão de beleza.

O tema que escolhi para falar é sobre os cabelos pretos e vermelhos. Qual dessas duas cores é mais difícil de ser removida do fio de cabelo?

Possivelmente no seu salão você tem uma cliente que tem um cabelo com cor cosmética preto ou preto azulado, que tem vontade de mudar a cor, mas de forma tímida, embora você tenha dificuldades em como remover a cor cosmética do cabelo dessa cliente. Essa situação também é semelhante ao da cliente que tem o cabelo avermelhado. Para nós, enquanto coloristas, é desafiador ter esse tipo de cliente.

Como Escolher o Shampoo Certo1 6 - Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?
Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?

Nas aulas iniciais do curso Desvendando a Colorimetria, eu expliquei sobre as cores primárias. É fundamental que você saiba que a junção de cores primárias resulta em cores secundárias.

Todos os fios de cabelo existem essas três cores primárias:

azul, vermelho e o amarelo e aí eu vou ter associação dessas três mudando como resultado este marrom neutro eu também vou entender que mesmo em cores cosméticas isso também acontece.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Então na minha cor natural do cabelo da cliente que eu tenho a presença dessas três cores primárias e na cosmética, como você já sabe, também existe a presença dessas três cores primárias no entanto de uma forma similar.

Nós sabemos que para determinar a altura de tom de um fio de cabelo nós precisamos da junção daquelas três cores primárias e estará sendo a representadas por dois tipos de pigmentos, que são a eumelanina e a feomelanina, responsáveis por determinar as alturas de todos os nossos fios de cabelo.

A diferença entre esses dois tipos de pigmentos é que no caso da eumelanina, eu tenho pigmentos de cores mais escuras, portanto são cores que tem uma predominância de azul, ao passo que na feomelanina há pigmentos em uma quantidade maior e mais representativa de amarelo

[box] Pigmentos são produzidos pelo nosso próprio organismo pelos melanócitos que nos vão dar a produção de melanina e essa produção de melanina geneticamente que vai nos determinar se vai haver uma quantidade maior de pigmentos granulados ou se eu vou ter uma quantidade de pigmentos difusos que são representados pelas cores mais claras.[/box]

Como Escolher o Shampoo Certo 21 - Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?
Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?

Os corantes são cores criadas pelo ser humano.

Nós utilizamos corantes nos alimentos, tintas de parede, nas colorações e o nos tonalizantes. Partindo deste princípio da colorimetria de que quando nós submetemos um cabelo a um processo de modificação de cor chamado clareamento, eu vou ter etapas as quais esse cabelo vai passando nessa trajetória de clareamento e eu vou obter disso tudo resíduos que vão ficando nessa fibra capilar.

Existe um fundamento da colorimetria que diz que quando você submete esse fio de cabelo a esse processo de modificação por meio de um clareamento, seja ele por meio de decapantes, que vêm prontos e são formulações prontas, menos agressivas pois possuem na sua formulação agentes alcalinos diferentes do que aqueles utilizados nos descolorantes, em que é encontrado persulfato de amônia e podem ser usados para fazer essa remoção de cor cosmética.

Temos corantes artificiais que foram acoplados lá dentro do córtex e para que eles sejam removidos eu preciso de um aporte de alcalinidade maior e a coloração não tem esse aporte.

Então, você não tem condições de fazer essa remoção e também depende muito da tecnologia do corante que foi empregado naquela marca daquele tubo de coloração que você usa.

Quando nós submetemos esse fio de cabelo a esse processo de clareamento alguém tem que sair lá de dentro.

Na cor natural, primeiro quem vai sair de lá são os pigmentos granulosos, porque eles andam agrupados, juntinhos e nunca estão sozinhos e isolados. Uma outra característica deles é que eles são de tamanhos maiores

Esse processo também acontece na cor cosmética, na cor artificial. O oxidante, que é o peróxido de hidrogênio encontrado, atua como faxineiro no fio de cabelo.

Como Escolher o Shampoo Certo1 5 - Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?
Qual cor é mais fácil de remover do cabelo

Para clarear o cabelo preto, eu tenho que remover primeiro o azul. Depois que eu retirei esse azul pode sobrar o vermelho e o amarelo. Então depois eu tenho que ir lá remover o vermelho e o que vai sobrar é a cor amarela. Na teoria é muito simples mas na prática é um pouquinho mais complicado.

Pela lógica seria muito mais fácil remover o vermelho do fio do cabelo do que o preto porque aqui eu tenho azul e ali eu nem tenho azul, ou seja, é uma cor a menos para eu fazer remoção porém, mais uma vez, na prática as coisas acontecem um pouquinho diferente.

O aluno precisa conhecer tudo sobre anatomia e fisiologia do fio de uma maneira aprofundada porque somente quando você conhece e entende todos esses princípios, que são os pilares da colorimetria, é que você vai ter aquele raciocínio lógico para entender qual deles é mais fácil ou mais difícil de ser removido e vai chegando juntos a um denominador comum.

Uma sobreposição de corantes artificiais pode tornar um pouco mais difícil a sua remoção, tanto no preto quanto no vermelho.

A primeira coisa a ser realizada é a anamnese, ou seja, o diagnóstico. A segunda é o teste de mecha, em que você vai perceber muito nitidamente onde tem a presença da sobreposição de corantes artificiais, que vai tornar um pouco mais difícil a remoção dos corantes.

Outro fato que é muito importante são as selagens, que blindam a fibra capilar e deixam ela muito selada, com a cutícula toda alinhada, dificultando ainda mais com que você consiga fazer essa remoção desses corantes artificiais.

Como Escolher o Shampoo Certo2 3 - Qual Cor é Mais Fácil De Remover Do Cabelo: Preto ou Vermelho?
Qual cor é mais fácil de remover do cabelo

Qual é de fato a cor cosmética mais fácil de você tirar, o preto ou vermelho?

Tudo depende.

Depende da sobreposição de coloração, da saúde do fio de cabelo, se ele suporta ou não procedimento de descoloração.

A espessura do fio é muito importante. É necessário que você entenda que os seus fios de cabelo, caso sejam mais espessos, possuem mais camadas de cutícula e isso impede que os agentes alcalinos do descolorante consigam penetrar por dentro do córtex.

Quanto mais barreiras para ultrapassar mais difícil vai ser chegar lá no coração do cabelo que é o nosso córtex.


Espero que tenha sido esclarecedor. Se você gostou, compartilha com seu colega de trabalho, aquele cabeleireiro, colorista ou auxiliar de cabeleireiro.

Então, um grande abraço para vocês. Sigam o Beleza Na Íntegra e curtam bastante as nossas dicas. Muito obrigada e até a próxima!

Instagram: @renatagoulart.hair e @belezanaintegra

Escrito por Renata Goulart

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo 17 - Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos

Como Neutralizar As Mechas Sem Escurecer Os Cabelos

Como Escolher o Shampoo Certo 25 - Diferença entre Ombré Hair, Luzes, Californianas e Balaiagem

Diferença entre Ombré Hair, Luzes, Californianas e Balaiagem